Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 29 2017

Quem é ele? Esse tal de Renascimento

Os primeiros passos do Renascimento

Giotto e os artistas do chamado Gótico Internacional foram pouco a pouco aproximando-se da natureza. Queriam pintar ou esculpir aquilo que viam.

  • O primeiro passo era observar a natureza, observar a anatomia humana.
  • Mas para poder transmitir através da tela ou da pedra o que viam, necessitavam utilizar alguns “truques”, como por exemplo na pintura a utilização da perspectiva, um método para dar a ilusão do tridimensional em uma tela que era bidimensional.
  • Também precisavam de um material que proporcionasse mais tonalidades de cor, daí venho a pintura a óleo.
  • E na falta de uma “escola” anterior, voltaram seus olhos aos modelos clássicos greco-romanos, não só aos objetos artísticos, mas também à sua literatura e filosofia.
Leonardo Da Vinci Dibujos (4)_thumb[4]

Desenho de Leonardo Da Vinci

As grandes mudanças do Renascimento

Quando estes artistas começaram a estudar a anatomia humana e a filosofia grega que falava sobre o homem, ocorreu uma grande mudança. Passamos de ver o mundo através das lentes do teocentrismo, com Deus no centro do Universo. Para vê-lo por meio de um modelo antropocêntrico,  onde o homem é a medida de todas as coisas.

Ok, você pode estar falando, mas e daí, qual é o resultado prático disso? Quando o homem reconhece sua própria importânica necessita transmiti-la ao mundo, de alguma maneira deixar marcadas suas digitais. Muitos vão começar a contratar pintores para realizar seus retratos. Este gênero estará em voga no Renascimento. Mas quanto mais conhecido for o pintor, melhor será. Assim, os artistas começaram a assinar suas obras. O artista ganhou certo status social!

Por outro lado, para melhorar o aspecto dos retratos se estudou a anatomia humana. Este fato aproximará o artista renascentista das ciências. Ele vai querer saber mais e mais sobre as coisas, a ponto de ser experto em diferentes temas. A este homem múltiplo se conhecerá como o homem renascentista. Um exemplo clássico? Da Vinci. Pintou, esculpiu, trabalhou como arquiteto, inventou armas para as guerras, foi estrategista militar, etc.

Ufa, e isto é só uma geral deste movimento que marca um novo paradigma para a humanidade. Não é a toa que nele estiveram: Masaccio, Donatello, Da Vinci, Rafael, Michelangelo, Brunelleschi, Boticelli, só prá começo de conversa …

Renascimento

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!