Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 29 2017

Quem é ele? Esse tal de Renascimento

Os primeiros passos do Renascimento

Giotto e os artistas do chamado Gótico Internacional foram pouco a pouco aproximando-se da natureza. Queriam pintar ou esculpir aquilo que viam.

  • O primeiro passo era observar a natureza, observar a anatomia humana.
  • Mas para poder transmitir através da tela ou da pedra o que viam, necessitavam utilizar alguns “truques”, como por exemplo na pintura a utilização da perspectiva, um método para dar a ilusão do tridimensional em uma tela que era bidimensional.
  • Também precisavam de um material que proporcionasse mais tonalidades de cor, daí venho a pintura a óleo.
  • E na falta de uma “escola” anterior, voltaram seus olhos aos modelos clássicos greco-romanos, não só aos objetos artísticos, mas também à sua literatura e filosofia.
Leonardo Da Vinci Dibujos (4)_thumb[4]

Desenho de Leonardo Da Vinci

As grandes mudanças do Renascimento

Quando estes artistas começaram a estudar a anatomia humana e a filosofia grega que falava sobre o homem, ocorreu uma grande mudança. Passamos de ver o mundo através das lentes do teocentrismo, com Deus no centro do Universo. Para vê-lo por meio de um modelo antropocêntrico,  onde o homem é a medida de todas as coisas.

Ok, você pode estar falando, mas e daí, qual é o resultado prático disso? Quando o homem reconhece sua própria importânica necessita transmiti-la ao mundo, de alguma maneira deixar marcadas suas digitais. Muitos vão começar a contratar pintores para realizar seus retratos. Este gênero estará em voga no Renascimento. Mas quanto mais conhecido for o pintor, melhor será. Assim, os artistas começaram a assinar suas obras. O artista ganhou certo status social!

Por outro lado, para melhorar o aspecto dos retratos se estudou a anatomia humana. Este fato aproximará o artista renascentista das ciências. Ele vai querer saber mais e mais sobre as coisas, a ponto de ser experto em diferentes temas. A este homem múltiplo se conhecerá como o homem renascentista. Um exemplo clássico? Da Vinci. Pintou, esculpiu, trabalhou como arquiteto, inventou armas para as guerras, foi estrategista militar, etc.

Ufa, e isto é só uma geral deste movimento que marca um novo paradigma para a humanidade. Não é a toa que nele estiveram: Masaccio, Donatello, Da Vinci, Rafael, Michelangelo, Brunelleschi, Boticelli, só prá começo de conversa …

Renascimento

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife
  • Guia completo da Acrópole de ATENAS. Entenda cada um dos edifícios deste complexo incrível da Grécia Antiga. Post para guardar, imprimir e compartilhar com os amigos 😜 No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😻

#partenon #atenas #guias #grecia #acropole
  • Estou exatamente sentada no local de construção do Titanic. A foto não capta a imensidão deste espaço. Experimentei uma sensação louca de perda. Uma história tão trágica marca cada um de nós prá sempre, vc não acha?

No fundo o museu ... #stsbelfast #titanicexperience #discoverni #titanic #belfast

Follow Me!