Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 01 2009

Quebec por Betina Abrão

Temos uma nova correspondente no Canadá. É a Betina Abrão, turismóloga e fotógrafa. Neste primeiro post ela nos leva de visita à Quebec. Além de encher nossos olhos com suas fotos deliciosas, ela também nos contará em suas outras reportagens sobre sua vida de expatriada por aquelas bandas … Com a palavra, Betina Abrão…

Quebec é a capital da Província de Quebec, no Canadá, e para quem ainda não conhece, tenho só coisas maravilhosas para contar dessa cidade que foi o lugar que escolhi para morar faz 7 meses e que ainda pretendo ficar por muito tempo!


Bandeira de Quebec

Para começar vou falar um pouco dos principais pontos turísticos da cidade, mas com o tempo vou contando mais sobre minha experiência de vida aqui, das pessoas, dos detalhes do dia a dia dessa cidade fria (muuuuito fria no inverno), mas encantadora!

A parte antiga da cidade, chamada de “Vieux Quebec” foi declarada nos anos 80 patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. É lá que podemos encontrar parte das muralhas que foram construídas no século 17 e que foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indigena. A parte antiga da cidade está divida entre cidade alta e cidade baixa por uma colina, mas conectadas por escadas e por um elevador.


Place D’Youville, situada no Vieux Quebec

A cidade é uma mistura de modernidade e de muita historia. Apesar das temperaturas baixas, os moradores não são nem um pouco frios, muito pelo contrário. As pessoas são muito acolhedoras, simpáticas e gostam da idéia da cidade e da província de Quebec em geral estar aberta aos imigrantes. Para eles, é uma troca de experiências e de culturas, e isso com certeza faz muito bem para quem vem morar aqui!


A feuille d’erable, folha tipica do Canadá

Ao falar dos pontos turísticos da cidade, não posso deixar de mencionar o principal deles, o Château Frontenac, inaugurado em 1893. O castelo abrigava a antiga sede de governo de Quebec, mas logo depois se tornou um luxuoso hotel com um total de 650 quartos. É considerado um dos pontos turísticos mais fotografado do Canadá (quando vou passear por lá tenho que me segurar para não tirar mais fotos, porque é simplesmente
maravilhoso)!

Temos ainda o Morro do Parlamento, onde esta localizada a Assembléia Nacional de Quebec, a avenida “Grande-Allée”, repleta de bons restaurantes e lojas, muitos parques, igrejas, e para ser bem sincera, a cidade em geral já é um grande ponto turístico! A parte antiga da cidade é repleta de ruazinhas muito charmosas, exclusivas para pedestres.

Uma das coisas que mais me encantou nessa cidade, principalmente agora que passei pelo inverno, é que as pessoas aqui tem orgulho do lugar onde vivem e não deixam de aproveitá-lo por causa da baixa temperatura. A cidade tem muitos festivais, eventos ao ar livre, mesmo no inverno, e todos saem na rua (muito bem vestidos) e aproveitam, sem se preocupar muito com o frio!

Uma das atividades durante o inverno é conhecer o Hotel de Gelo, que fica a uns 20 minutos da cidade, onde simplesmente tudo é feito de gelo (inclusive as camas, cadeiras e copos)!! Algo realmente inacreditável!

 

Vale a pena conhecer, não tem como não se apaixonar por essa cidade!!!

Quer ver mais fotos da Betina Abrão, e acompanhar seu trabalho, visite seu site – http://www.flickr.com/bequebec

Texto e Fotos: Betina Abrão

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

8 Comentários

  1. Viniart

    kkk o bom é que a bebida já fica na temperatura correta kkkk !Belo poste, um tanto quando diferente, e também encantador !beijos !

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Que lindo trabalho! Sabe que Raul e eu estamos planejando fazer uma viagem-arte (não verdade ainda não definimos o conceito). Seria uma viagem para um lugar beeem fotogênico… mas que a gente tivesse tempo de “visualizar” o destino, “visualizar” os cheiros, os sabores e retratar de forma mais artística. Sempre acabamos fazendo tudo igual: imagem aberta e imagem de detalhes, mas sem muita preocupação artística… claro, tem o fotojornalismo nisso, que nem sempre consegue ser artístico, é mais informativo… mas imagine entrar num blog e ver diariamente imagens como essas.. Pô, Pati, “humilhou nóis”! 🙂

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Vini, o estilo é diferente porque foi escrito pela Betina, e como você disse é encantador! E o que você me diz das fotos???

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Silvinha, amei esta idéia da viagem-arte, show de bola! Realmente as fotos da Betina são um arraso, e de uma sensibilidade enorme!Beijos e tô vendo com os velhos o lance da data!

    responder
  5. Viniart

    A nem preciso dizer, que são lindas as fotos, mas uma delas me chamou muito a atenção…A bandera azul tem o símbolo do priorado de são nela … A foto da folha vermelha é maravilhosa e do castelo ao entardecer é mágica !!!!Adorei estão lindas as fotos !!Beijos querida amiga !

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Vini, a Betina tá super feliz com teus comentários e entusiasmada para mandar a próxima reportagem!!!Beijos amigo mío

    responder
  7. Mirella

    Quebec City é mesmo um must… eu AMO! Umas das minhas cidades favoritas no Canada, uma delícia de ir passear, sentar para conversar, olhar a paisagem e curtir a vida!bjs

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Mirella, legal você ter gostado do post da Betina porque você é uma especialista no tema! Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A emoção de visitar a última casa de Fernando Pessoa em LISBOA no www.turomaquia.com

#lisbonlovers #lisboa #fernandopessoa  #lisboacool #portugal🇵🇹
  • Vista do hotel no episódio que acabou de sair da Odisseia Grega. Onde? No YouTube Patricia de Camargo. Ou clique no link da bio 👈🏽 #grecia #greecelovers #greekbeach #pylos #peloponeso
  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife

Follow Me!