Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 12 2014

Quando é melhor viajar para a Tailândia

Quando é melhor viajar para a Tailândia
O tempo anda louco demais, isso todo mundo sabe e já viveu na carne. Mas lá na Ásia tem uma coisa chamada monções que costumam dar às caras sim ou sim, e que podem levar água abaixo suas férias ou seu humor. Isso não significa que não dá para viajar quando “ela” aparece, mas tem que ir mais preparado, no corpo e na alma.

Melhor época para viajar para Tailândia

Se tudo sai como o esperado, ou seja, se lá em cima São Pedro não bagunça as coisas, a melhor época é entre janeiro e março. Porque na maioria do país o tempo é ótimo e o calor é mais ameno. Até no Golfo da Tailândia que ainda sofre com as monções, mas onde as chances de pegar tempo bom nesta época são enormes.

Esta é a época mais cara, principalmente no Mar de Andamán. Aí se prepare para gastar muito mais em alojamento do que em Bangkok e Chiang Mai, e receber em troca um quarto bem inferior. Viajei em janeiro, foi perfeito em termos climáticos, e como eu e a Lu contratamos os hotéis em outubro, ainda conseguimos uns preços razoáveis. E em definitiva mesmo em alta estação, a Tailândia não é cara.
Seguro viagem asia 728x90
Prá quem aguenta bem o calor, os meses de abril e maio também costumam ser bons e bem mais baratos. Mas ratifico, o calor é bem mais forte dos que nos primeiros meses do ano.
Quando é melhor viajar para a Tailândia

Mas dá para viajar para Tailândia durante as monções

Dá, muita gente viaja. Tem um montão de relatos na blogosfera espanhola de viagens incríveis realizadas em agosto. Que (em teoria) seria um mês bem complicado em termos de chuvas. Agora também há relatos de pessoas que tiverem que alterar seus planos porque a chuva era implacável. E dá uma olhada no que aconteceu com o Philipp do “Siamo Arrivati” (em português). No caso do Phillip o problema foram os reflexos de um tufão que atingiu a Malásia.

O que a maioria dos relatos tem em comum é que quando chove, a forma que a “água cai”. São daqueles temporais incríveis que parece que o mundo vai cair. Então depois de 40 minutos/ 1 hora abre o maior solzão. O que tem que ter mais cuidado nesta época é com o estoque de repelente. Mais água, maior temperatura, mais mosquitos. Fora isso, é correr pro abraço.

Prá quem não curte muitos imprevistos e vai viajar entre maio e outubro, o melhor é deixar o Mar de Andamán de lado. Dê preferência para a outra costa, o Golfo da Tailândia.

De um modo geral como é o tempo durante o ano na Tailândia

Em Bangkok, a época mais chuvosa é entre maio e outubro, mas o pior mesmo são os meses de setembro e outubro.
Quando é melhor viajar para a Tailândia
Quando é melhor viajar para a Tailândia
Chiang Mai é mais ou menos como Bangkok, mas a única diferença que como está entre montanhas, a temperatura é mais amena.
Quando é melhor viajar para a Tailândia
Quando é melhor viajar para a Tailândia
Já quando se fala das ilhas, há duas situações bem diferentes. As ilhas do lado da famosa praia do Leonardo Di Caprio (Phi Phi Leh), de Phuket e Krabi sofrem com as monções entre maio e outubro. Este lado é conhecido como Mar de Andamán. E de qualquer maneira aqui chove bem menos do que o outro lado.
Phuket temperatura
Dias de chuva Phuket
A outra costa é conhecida como Golfo de Tailândia, onde está a ilha da festa da Lua Cheia mais famosa, Ko Pha-Ngan, e também Ko Samui e Ko Tao. Nesta região chove muito entre outubro e dezembro, e o tempo é meio instável até abril. Portanto, prá quem vem entre maio e setembro é a melhor opção.
Quando é melhor viajar para a Tailândia
Como posso saber mais sobre o clima na Tailândia
Tem um site muito legal cheio de gráficos sobre temperatura e precipitações. Alguns dos gráficos você está vendo neste post, é o http://www.weather-and-climate.com . Não é só útil prá quem vai à Tailândia, tem informações de vários cantos do mundo. A informação oficial com documentos em pdf sobre tudo que você imagina relacionado com o tempo, você encontra no: Thai Meteorological Department. Foi de lá que consegui esta informação sobre a previsão do tempo esta semana em Bangkok.

Veja todos nossos posts da TAILÂNDIA

Busque e reserve seu hotel em: BANGKOK | SUKHOTHAI | PHI PHI (a ilha do Di Caprio!) | RAILAY BEACH | CHIANG MAI | PHUKET | KRABI | AO NANG. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

* A tabela foi construída com dados do guia Lonely Planet e dos sites indicados neste artigo. Mostra t/m, a temperatura média em cada mês; e mm, a quantidade de chuvas esperada.
mapa: http://www.worldatlas.com
foto: turomaquia_2014_Chiang Mai

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

29 Comentários

  1. Marcie

    Eu me lembro de, já quase à beira da morte, perguntar para a guia como eram as temperaturas em Bangkok… ela me respondeu: hot, very hot and unbelievably hot. 😉 Em minha ingenuidade, achei que estávamos no unbelievably hot… mas, não… estávamos apenas no hot. Quer dizer….

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marcie, eu ñ passei calor, a Lu Malheiros disse que tive sorte. Parece que o problema maior é a umidade, que gera aquele calor pegajoso. Mas sinceramente achei que ia ser bem pior!
      Beijos

      responder
  2. Tiago Relvao

    Oi! Concordo completamente com a recomendação, e é também a opinião duma amiga tailandesa, que contou todas as dicas para visitar a Tailândia num artigo do meu blog, o 125Azul.

    responder
  3. Lu Malheiros

    Pat,
    Ótimo post!
    E nos demos MUITA sorte: apear das encrencas políticas o calor estava bem suportável! 🙂
    bjs

    responder
  4. Thais

    Oi, estou de férias em junho e gostaria muito de viajar para Tailandia, mas fico com receio por causa das monções e gostaria da opinião de vcs. No mês de junho realmente chove muito?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Thais,
      as monções afetam Tailândia de maio a outubro, mas isto não significa que chovam todos os dias, e que chova no país inteiro da mesma forma. Neste caso, a sorte influi bastante!

      Por exemplo, em Bangkok, chove mais em setembro, mas também pode chover em junho. No norte poderá pegar um pouquinho mais de chuvas em junho, como em Chiang mai. Na parte das praias, dê preferência para o lado de Koh Samui, Golfo da Tailândia, porque daquele lado as chuvas são mais intensas a partir de outubro. Já no Mar de Andamán é complicado que não chova neste período.

      Tenho muitos amigos que foram para Tailândia e Vietnam na época forte das chuvas em agosto e pegaram um ou outro temporal de final de tarde.

      responder
  5. Luana guedes

    Oi pessoal! Quero muito, mas muito mesmo, ir pra Tailândia em agosto. Será que vou me arrepender? Já ouvi relatos de quem foi e pegou só algumas pancadas. Porém fala-se tanto nas monções que parece que é um dilúvio de 3 meses sem parar… O que vcs acham?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luana, é questão mesmo de sorte, conheço muita gente que foi, e pegou apenas uma pancada no final do dia; e também outras pessoas que ñ puderam fazer exatamente nada no Mar de Andamán. Nesta época o melhor é ficar nas praias do Golfo da Tailândia.Acho que a parte de Bangkok, Sukhotkai, Chiang Mai ñ seria tao complicado ñ com estas super chuvas, o problema mesmo é na parte de Phi Phi.

      responder
  6. Sonia Escórcio

    Tenciono visitar a Tailândia na segunda quinzena de Outubro…
    Qual o melhor local, a melhor ilha a visitar?!
    Que precauções devo ter?
    Obrigada 🙂

    responder
  7. Andréa

    Gente,estou indo para Tailândia começo de abril,ainda da pra visitar Phi Phi ou as monções por lá já estão em alta?obrigadaa

    responder
  8. RICARDO MACEDO

    Uso o relato dos “colegas” viajantes para auxílio em viagens, e recorro a vocês para uma dúvida: pretendo ir ao sudeste asiático entre os meses de maio e junho. Terei sérios problemas com o clima?
    Obs: o calor, desde que não seja extremo, não será um problema. Chuvas, sim. Parabéns pelo blog.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Ricardo, pra que lugares vc vai? Maio costuma ainda ser bom, porque em termos de chuvas, ainda é um mês moderado, junho em vários lugares da Tailândia já tempo das monções.

      Lá no YouTube tenho vários vídeos da Tailândia, e esta semana volto a subir mais coisas de lá 😉 – https://www.youtube.com/channel/UCXXNPJHmGOd2ptE-F1uzSng?view_as=public

      responder
  9. Diana

    Olá
    Tenciono ir à Tailândia e estou a ficar muito indecisa no mês! Banguecoque é paragem obrigatória em que o melhor é a partir de Nov. Em relação às ilhas, Puchekt está excluída, e leio comentários tão bons de ko samui, ko tao, mas então nesse mês já é arriscado!
    Que faço?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Diana, em novembro é ótimo para ir a Bangkok, mas é meio ruim para as ilhas e praias do Golfo da Tailândia, mas é ótimo para as ilhas do outro lado, do Mar de Andamán. E tem muita coisa legal do outro lado, como Railway Beach, e ñ só Phuket!!! Eu fui a Phi Phi e ameiiiiiiiii 🙂 O que vc acha?

      responder
  10. Rafael

    Boa tarde
    Estou planejando ir a Tailandia e a Indonesia no mes de outubro. lendo algumas coisas pensie, sera que é melhor começar a viagem pela Indonesia e depois ir a Tailandia? Pergunto isso por conta das monções. Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rafael,
      eu começaria pela Indonésia, já que aí as monções começam em outubro, inclusive se você tem como, tentaria chegar por lá em mediados de setembro, e depois iria a Tailândia, lembrando que neste país, onde está Phi Phi as monções terminam em outubro, mas do outro lado (lado contrário ao Mar de Andamán) começam em novembro.

      Um abraço

      responder
  11. Alessandra

    Boa Noite, Estou planejando ir para a Thailandia 1 de Outubro. Passar uns 3 dias em Bangkok e depois ir para as ilhas. Qual lado vc recomenda devido as monções? Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Alessandra, no mês de outubro provavelmente chova em ambos lados 🙁 Mas, ainda pode chover mais do lado do Golfo da Tailândia, por isso se tivesse que escolher me decantaria pelo lado de Phi Phi, que é o Mar de Andamán.

      responder
  12. Gabriel

    Estou pesquisando para ir a Tailandia agora em agosto’16 a partir do dia 15 até o dia 05/set…… vale o risco? tenho receio de ir e me arrepender e ferias frustadas, o que acham?

    responder
  13. Gabriel

    Estou pesquisando para ir a Tailandia agora em agosto’16 a partir do dia 15 até o dia 05/set…… vale o risco? tenho receio de ir e me arrepender e ferias frustadas, o que acham??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gabriel, complicada questão! Prá que lugares vc queria ir?

      responder
  14. Francine

    Olá. Sei que já foi muito citado além de já ter muitas publicações a respeito. Mesmo assim vamos lá: Vou para Tailândia em lua de mel em maio 2017 ( 9 a 23). Vou para bangkok, pukhet, phiphi e ko samui. Alguém já foi para lá nesse período? Patricia, você acha que há chance de não chover nesse período? E caso chova, será que estraga o passeio? Ou mesmo chovendo o céu fica azul na maior parte do tempo? Meu medo é ficar sempre nublado e perdermos a bela paisagem com o céu azul.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Francine, vai com fé! Conheço um casal que foi em maio e pegou pouca chuva, e quase nada na primeira quinzena do mês. Em Kho Samui vc não deverá ter problemas, porque em maio começa a época seca, é diferente da parte onde está Phuket e Phi Phi. Viaje preparada com uma boa capa de chuva, porque normalmente a chuva despenca em um determinado momento do dia e depois o sol volta com tudo. Em Phi Phi perguntaria para o pessoal do hotel, o melhor horário para os passeios de barco, mas também lembre que em algumas horas do dia a maré tá tão baixa em algumas praias que a visita perde bastante encanto.

      Acho difícil ficar sempre nublado!

      Beijos

      responder
  15. Vitor

    Olá, adorei o site, está sendo bastante útil em meu planejamento. Vou para Tailândia em 20abril e retorno 08 de Maio 2017. Qual região seria bom eu evitar nesse período devido as chuvas?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Vitor, vejamos:
      – em Bangkok e Chioang Mai, no máximo, você vai pegar o início das chuvas, mas o mais provável que seja algo pontual, que não te causará grandes problemas;
      – no Mar de Andamán (onde está Phi Phi), o período das chuvas começa em maio, então pode pegar alguma chuva e outra;
      – no outro litoral, de Ko Pha-Ngan, e Ko Tao, em maio começa o período da seca \o/

      O que eu faria iria primeiro para Chiang Mai, Ko Phi Phi, depois Ko Pha-Ngan e terminaria em Bangkok, porque lá a chuva pontual não te atrapalharia tanto!
      Um abraço

      responder
  16. Melissa

    Bom dia! Pretendo ir pra Tailandia na minha lua de mel, e por isso não tenho flexibilidade de datas! Meu casamento é no início de setembro e pretendemos viajar dia 04 .09.
    Em relação às chuvas, ja entendi que é questão de sorte, mas vc acha que pod eestragar uma viagem de 14 dias? Queria ir pra Bangkok e para algumas praias, nessa época é melhor escolher o Golfo da Tailandia? Se tiver mais dicas pra uma lua de mel, adorarei receber!
    Obrigada e parabéns pelos relatos!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Melissa,
      com certeza é bem melhor o Golfo da Tailândia nesta época. Você pode pegar chuvas em Bangkok. Conheço gente que foi na época das chuvas. A maioria diz que cai um chuvareu que parece que vai acabar o mundo por 1 hora e depois abre o sol outra vez!

      Uma dica, ainda mais em lua de mel é escolha uns hotéis bem legais, porque se chover, ficar no hotel não será uma tortura.

      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa
  • Algumas belezuras da Mama Framboise. Visita obrigatória na capital 😉 e agora também vão começar a servir almoços estilo bistrô em algumas de suas lojas.
.
#mamaframboise #madri #foodporn #gastronomia
  • Continua dando praia em Las Palmas de Gran Canaria 🏖️
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #grancanaria #españa

Follow Me!