Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 15 2010

Por dentro de Francis Bacon

francis bacon studio detalhe

Imagina que louco levar todo o atelier de um artista para dentro de um museu?! Acrescenta à esta loucura, que tudo seja transportado e colocado como estava no exato minuto da sua morte. Exatamente tudo, as fotografias rasgadas e esquecidas naquele cantinho, as tintas misturadas que pararam no chão e não na tela, recordações de amigos, a tal ponto que você pense que por aquela porta a qualquer momento Ele vai entrar, te olhar diretamente nos olhos e te contar um pouco da vida. O atelier ali como um aquário no meio de uma galeria de arte moderna. Com janelas por todos os lados, e alguns buracos que te permitem sentir como um voyeur, vendo aquilo que nunca devia haver sido visto. Entrando n´alma do pintor. Invadindo de tal maneira seu espaço que possui a sensação insana que está fazendo amor com ele. Porque aquela experiência é tão íntima que nenhuma outra comparação te virá à mente. Antes de mais nada, um ato selvagem. Ninguém com a mente saudável poderia pensar de forma diferente ao olhar para aquele lugar, de onde saíram tantas idéias transgressoras. Um lugar que parece sujo, aproximando-se ao “nojento”, mas mesmo assim tão poderoso que você olha, olha e olha, e está enfeitiçado. Afinal, o que vê é o ato criativo congelado para teu deleite. Quando sentir que algo está tomando tua mente, vai subitamente abandonar tudo aquilo, mas inevitavelmente aquela imagem vai te acompanhar durante o dia, e quando em momentos como esse, lembrar do que viu, teu coração vai acelerar e dá-lhe emocionar-se tudinho outra vez …

Francis Bacon Studio 8 Francis Bacon Studio 7

P.S.: o que me veio na cabeça ao lembrar da minha experiência no Studio de Francis Bacon, de Londres que atualmente se encontra dentro da Galeria Hugh Lane, em Dublin.

fotos: http://www.hughlane.ie/

1 Comentário

  1. Joaninha Bacana

    Muito show! Também quero ver :-)Beijocas, Angie

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!