Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 21 2014

Passo a passo para comprar bilhetes na Air Asia – a low cost asiática

Para quem vai viajar pela Ásia, e principalmente pelo Sudeste Asiático, a Air Asia é uma mão na roda. A famosa low cost é a queridinha de 10 entre 10 viajantes que chegam à região. Os preços são bárbaros, como diria minha madrinha Vera Maria. E resolvi fazer de uma vez por todas este post, porque na madrugada de 23 para 24 de fevereiro a companhia está anunciando uma Big Sale, que nada mais é do que uma venda promocional.

Você deve estar se perguntando, e prá que um post de como comprar bilhetes com uma companhia aérea?! Porque como toda low cost existem peculiaridades neste processo. Que aliás é diferente das low costs européias.

Começa como em toda compra online de bilhete aéreo (http://www.airasia.com/ot/en/home.page#) escolhendo se quer comprar um bilhete de ida e volta (return) ou apenas de ida (one way), colocando a origem, destino e as datas. E no mesmo formulário em que moeda deseja ver os preços, infelizmente não se contempla reais, mas poderá escolher entre euros e dólares, entre outras.
Voando com a Air Asia

Primeira vantagem: os preços dos voos de apenas ida não se encarecem como acontece na maioria das companhias tradicionais. O que facilita e muito a montagem de um roteiro.

A segunda tela mostra todos os voos do dia selecionado, e de alguns dias anteriores e posteriores. Se teu roteiro não está fechado, até dá para alterar umas datas, caso os valores sejam muito diferentes voando 24 horas antes ou depois. Esta parte da programação é muito divertida, é como um jogo para gente grande 😉
Voando com a Air Asia

Você escolhe voo e preço, e clica em Continue. Depois terá que colocar alguns dados pessoais. A partir da próxima tela, a diversão aumenta, e aparecem as maiores singularidades com as outras low costs. Como em toda companhia de baixo custo, não inclui babagem faturada. Para despachar a mala você terá que pagar.
Voando com a Air Asia

Segunda vantagem: maior flexibilidade dos que as companhias tradicionais para despachar bagagem e melhores preços.

Num dos voos que comprei dava até para despachar uma mala de 40 Kg \o/ Além disso, você pode contratar o serviço de comida já na compra do bilhete. Eles dão um baita desconto (de até 30%) para quem já encomenda sua comida de bordo neste momento. E outra coisa, verão que no site aparecem um montão de opções, que depois não verão no menu do voo, que é bem mais comedido. O que achei ótimo, porque evita desperdício de comida.
Voando com a Air Asia
Sin título

Também neste momento se pode contratar o despacho de equipamentos esportivos, o preço varia de acordo com o peso. E por fim, algo inusitado um kit conforto!
Voando com a Air Asia

Na seguinte tela, você escolhera seu assento, pagando a respectiva taxa. Os assentos em saídas de emergência e as primeiras filas são mais caros. Até as companhias tradicionais estão embarcando nesta de cobrar pela marcação antecipada de lugares 🙁
Voando com a Air Asia

Para finalizar deverá colocar os dados do cartão de crédito, e se cobra uma taxa de 2,27€ por este tipo de pagamento. Mas mesmo com todas estas taxas, e despachando uma mala de 20 kg, um voo de Bangcoc a Chiang Mai custaria 37,36€.

Eles te enviarão todos os dados do voo por e-mail. Se antes da viagem você quiser acrescentar algo, como bagagem, comida, o que seja, é só entrar na sua reserva e realizar a compra do serviço. Desta vez não precisará pagar uma nova taxa pelo pagamento com cartão de crédito. Eu fiz isso num dos voos e foi fácil e rápido. No caso acrescentei uma mala em um dos trajetos, onde não havia contratado inicialmente o serviço.

Desvantagem: se você decidir despachar uma mala só na hora do voo, pagará mais caro no balcão do check-in.

Na hora H
É possível relizar o check-in online. Para evitar viajar com mais papel, resolvi realizá-lo nas máquinas do aeroporto. Na verdade, no primeiro voo apenas apresentei no próprio balcão, o papel que haviam me enviado pelo e-mail no processo da compra, e o próprio atendente me deu o cartão de embarque.

No segundo voo, tive que passar antes pelas máquinas que emitem o cartão de embarque. Mas o processo é rápido e intuitivo. O cartão é do estilo dos emitidos pela Gol.

O avião
As poltronas eram de couro e com espaço bem maior do que as das “irmãs” européias. Os comissários de bordo estavam impecavelmente arrumados e eram bastante gentis. Realizei dois voos com eles, não ocorreram alterações na rota (estava atenta porque li vários reviews de pessoas se queixando de alterações de horários) e em ambos a saída foi quase pontual.
Sin título Sin título

Dicas Turomaquia
No caso de Bangcoc, os voos operados pela Air Asia não saem do Aeroporto de Suvarnabhumi, onde provavelmente você chegará de seu voo internacional. E sim do antigo aeroporto Don Mueang. É legal destacar esta informação para que você fique atento se pretende casar um voo internacional com um doméstico utilizando a Air Asia. Em breve, farei um post explicando como ir de um para o outro.

Para ver as rotas, consulte o mapa no site: http://www.airasia.com/ot/en/where-we-fly/route-map.page É só clicar nas bolinhas vermelhas dos destinos, para ficar sabendo para onde se pode voar daquela cidade. E aqui uma novidade ótima da Air Asia, agora se pode ir desde Bangcoc a Siem Reap. Antes apenas operavam voos a Siem Reap desde Kuala Lumpur. Agora ficou mais fácil montar um roteiro que inclua Tailândia e Cambodja, sem gastar o olho da cara nos deslocamentos.
Voando com a Air Asia

+ na blogosfera:
10 dicas para voar bem com a Air Asia, no Dividindo a Bagagem
Como é voar pela Air Asia, no Vou Contigo

Veja todos nossos posts da TAILÂNDIA

Busque e reserve seu hotel em BANGKOK, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de outubro/2015, coloque o código: EMVIAGEM. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos e imagens: turomaquia_2014 e site Air Asia

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

40 Comentários

  1. Mari Campos

    Menina! poltronas de couro e entretenimento individual? que maravilha! bem se vê que a Air Asia melhorou ainda mais das minhas experiências em 2007 pra cá 😉 (e adorei “hot seats” hehehe)

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mari, achei ótima 🙂 mas ñ tinha entretenimento individual.
      beijos

      responder
  2. Thais Shiozawa

    Ola ! Tudo bem ? Gostei muito de suas dicas, estou com algumas dúvidas será que pode me ajudar ?
    Comprei 2passagens de ida e volta pela air asia para phuket , e recebi um email falado a data de partida e meu nome ! A viagem é só dia 27 de agosto ! Eles vão me mandar mais detalhes sobre o voo ??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Thais, eu recebi um e-mail com o numero da reserva em cima (Booking Number) e com o seguinte texto:
      Your booking has been confirmed, thank you for choosing AirAsia.

      Please print out the attached itinerary for your own records.

      To ensure a comfortable and enjoyable flight, we highly recommend you to read the following friendly reminders:

      Boarding time
      Required documents
      Guests are responsible for obtaining all entry and exit visas, health and other required documents including ensuring that your passport validity meets the destination’s entry requirements. Guests shall also possess a return itinerary or ticket on an onward journey.

      Baggage Baggage
      Pre-book your checked baggage and save time during check-in. Each piece/item of checked baggage shall not exceed 32kg. Guests may not use the unused checked baggage weight of other guests unless travelling on the same Itinerary.

      Liquids Liquids
      For international flights – liquids, aerosols and gels more than 100ml are prohibited to be carried in your cabin baggage. The items must be placed in a transparent, resealable plastic bag.

      Self Check-In Self Check-In
      It’s free, simple & quick! Click here

      Counter check-in time for AirAsia(AK/FD/QZ/PQ/JW domestic)
      Opens : 2 hours before departure
      Closes : 45 minutes before departure

      Check-in deadlines may vary at different airports and for particular flights. It is your responsibility to ensure that you comply with these deadlines. Airports have long queues due to complex security checks. We suggest that you check-in early and proceed immediately to the departure gate or you may risk being left behind in security.

      Boarding time
      Boarding time
      Guests are required to be at the boarding gate no later than 20 minutes before departure time or you will be denied from boarding. Please note our fares are non-refundable.

      Please read our full Friendly reminders and Terms and Conditions of Carriage before your flight.

      Need help? Ask AirAsia or contact us here.

      Com o número da reserva vc pode entrar no site, comprar mala para faturar, refeiçao, mudar o assento, etc.

      Foi isso que vc recebeu?

      responder
  3. Iran Castro

    Talvez possa me ajudar. Estou tentando comprar uma passagem na Air Asia entre Siem Reap a Yangon.
    Escolhendo tanto Master como Visa liberados para compras internacionais o final da compra não se efetiva com uma mensagem: BOOKING NOT PAY FULL.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Puxa Iran, nunca vi essa mensagem 🙁

      responder
    • Tuany

      Estou com o mesmo problema? Como se resolve isso??

      responder
    • Fabricio

      Estou tendo o mesmo problema, conseguiu resolver?

      responder
  4. Christian

    Tive exatamente o mesmo problema é tentando comprar o mesmo voo em outra data, Iran.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Christian, e você conseguiu resolver?

      responder
  5. Paula

    Eu tbm estou com o mesmissimo problema!!! Faz 4 dias que tento com diferentes cartoes, bandeiras, browsers. Se alguem conseguir, por favor avise!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Caramba Paula, deve ser um problema do sistema, vocês já tentaram mandar um email para a cia?

      responder
      • Marcos

        Também estou tentando com diferentes cartões e nada. Se alguém souber alguma dica…

        responder
        • thiago

          Estou com esse problema tb. Algm conseguiu resolver?

          responder
          • Marcelo

            Estou tendo o mesmo problema. Liguei para a operadora do cartão e informaram que nem houve tentativa do site da Air Asia. Li num outro blog que é preciso mudar a moeda para local (eu estava tentando realizar a compra em USD). Tentarei amanhã desta forma.

  6. Carlos

    Amigos, por hora só estou pegando todas informações que consigo para montar meu roteiro.

    Mas sobre o problema de comprar, eu já tive um problema parecido para comprar passagem de trem na trenitalia e foi resolvido quando escolhi a opção de pagar em PayPal, não sei se seria exatamente esse sistema mas não existe nada parecido no site?

    Att
    Carlos

    responder
  7. Lucas Terra

    Oi Patricia, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida: essa taxa extra cobrada para despacho de bagagem é referente a 1 volume, ou esse peso comprado pode ser utilizado para 2 volumes? Pergunto isso pois pretendo viajar levando um mochilão e um violão. Muito obrigado desde já pelo retorno.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Lucas,
      boa pergunta, mas tenho dúvidas porque eles aceitam como parte da bagagem equipamentos esportivos, pelo que pode ser que também aceitem como parte da tua bagagem, o violão. Eu escreveria para eles, na época tinha uma dúvida, mandei e-mail em inglês e me responderam rapidinho!

      Na volta me conta como foi!

      responder
  8. Esther Ribeiro

    Estou indo com uma amiga para a Asia, chegando em Bakok passando por Minhamar e depois Bangladeche e Vietnam por um mes, estamos pensando em comprara o Air Asia Pass de um mês, vi o valor de R$ 560,00 me pareceu que vale a pena embora tenhamos que retornar sempre via Bangkok….. o que vce sabe sobre isto? pode nos ajudar a decidir? obrigadão desde já!
    Esther

    responder
    • Patricia de Camargo

      Esther, R$ 560,00 REAIS mesmo? Acho que é um preço ótimo, e este vai e vém é meio comum, porque Bangkok e Singapore são os grandes hubs lá no Sudeste Asiático. E vou te contar, de avião é beeeem melhor! Tive vários perrengues com os transportes em terra e em mar!

      Depois me conta como foi, please!

      responder
  9. MARILDA DE SOUZA

    Oi Patricia. Show o seu blog. aproveito pra te pedir uma luz. quem sabe ne. kkkkk. Iremos em novembro pra Asia, e tenho comprados alguns voos pela AIRAsia, com muita dificuldade no site, pois dá erro no cartão . Mas depois de muito tempo no comp. consegui comprar 5 passagens de Siem Reap pra Banckok. Perfeito. Isso se eu não descobrisse 2 dias depois que a data estava errada. Ao inves de colocar 03.12.16, colocamos 01.12.16. A logistica da viagem não permite mais uma alteração. Vc acha que exise chance de alterar esse voo do dia1 para o dia 3. To direto no site deles, mais não consigo achar nada. Te agradeço muiiiiiiito alguma luz. bjus

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Marilda, desculpa a demora mas estava de férias. Em todas as tarifas eles permitem troca de data, nas mais baratas eles cobram pela troca. Pra realizar alterações acho que vc tem que entrar por aqui: https://member.airasia.com/login.aspx?culture=en-GB

      Depois me conta o que aconteceu!
      Beijos

      responder
  10. Sergio

    Estou preocupado: comprei uma passagem no site da edreams, bangkok/siem reap. Ocorre que não consigo confirmar a reserva no booking da Air Asia.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sérgio, você já tentou entrar em contato com a edreams?

      responder
  11. Graziely Gervasoni

    Nossa, depois de ler uns 5 post sobre a Air Ásia, até que enfim vc conseguiu responder minhas dúvidas com relação a bagagem, comprei alguns voos pela Tailandia, Myanmar e Camboja e acho que em alguns não inclui bagagem e qdo vi que na hora é um absurdo o kg me desesperei. Mas obrigado por compartilhar suas dicas e experiencias, foram de muita valia pra mim.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Graziely, fico feliz em te ajudar 🙂 Espero te ver outras vezes por aqui!
      Um abraço

      responder
  12. Sônia de Oliveira

    Estou tentando fazer compra de passagens pela air asia já tem duas semanas e não consigo, o meu banco é o itaú. Alguém também está com dificuldades com cartão de crédito do itaú para fazer compra na air asia?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Sônia,
      muita gente está informando problemas para comprar com Air Asia 🙁

      responder
    • Arthur

      Também não consigo comprar com Itaú Sônia.

      responder
      • Patricia de Camargo

        Nossa pessoal, que dureza finalizar a compra com a Air Asia 🙁 Pior, que não tenho respostas!

        responder
      • Thyago Portela

        Artur/Sônia… estou com esse problema também.

        Na primeira tentativa, recebi o itoken, mas a compra foi recusada pelo Itaú.

        Liguei para o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e soube que, por medida de segurança, o Itaú bloqueia compras em alguns sites asiáticos (sobretudo relacionados à viagens) e precisam de uma permissão, além do itoken.

        Tudo ok com o Itaú!

        O problema agora é com o site da Air Asia. Ele reconhece que o cartão foi recusado uma vez e está em uma espécie de “looping”… sem prosseguir com a compra para o tela do Verified by Visa.

        Vou tentar depois de 24horas para ver se dá certo.

        Caso contrário, vou tentar um cartão de terceiro.

        Aí está meu receio, Patrícia… você precisou mostrar o cartão de crédito no check in? Ou eles não exigem que o pax seja o titular do cartão usado na compra?

        responder
        • Patricia de Camargo

          Thyago, não tive que mostrar o cartão de crédito, vou perguntar prá Lu se pediram para ela e volto aqui!
          Beijos

          responder
        • Patricia de Camargo

          Thyago, a Luciana falou com uma amiga que acabou de voltar de lá, fez uns 4 trechos com a Air Asia eles não pediram em nenhum check-in o cartão de crédito da compra.

          Depois me conta se deu tudo certo.

          Beijos

          responder
          • Thyago Portela

            Patrícia, tentei agora pela manhã com o Itaucard e deu certo. Nem foi pra tela do Verified by Visa… vai entender heheheh

            Comprei o trecho DMK/REP.

            🙂

          • Patricia de Camargo

            Obaaaaaaa 🙂

  13. Kelly Sendecki

    Pessoal, eu estava há dias lutando pra comprar passagens no site da AirAsia. Aí li um comentário acima sobre pagar na moeda local e deu certo! Super obrigada! Antes eu sempre tentava em dólar, aí parava no pagamento com a recusa do cartão. Também tinha ligado para o banco e eles informavam que não tinha havido nenhuma recusa da Air Asia. Então é isso, comprem sempre na moeda local. 😉

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu por compartilhar Kelly!

      responder
  14. Sidney Sampaio

    Galera, também tive muita dificuldade pra comprar os trechos dentro da Tailândia pela Air Asia, mas lendo as dicas aqui, o que funcionou muito bem foi ter escolhido o pagamento na moeda local ( bath). Aprovou na hora. Não se para comprar em dólar teria que ligar na operadora do cartão para liberar compras nos EUA, mas enfim, em Bath vai dar certo. Valeu pelas dicas.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sidney, brigaduuuu por compartilhar sua estratégia!
      Um abraço

      responder
      • Felipe

        Também estou com problemas para pagar as passagens no site da sair Ásia.

        responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Minha gente que montagem 😱 Esta é apenas uma pequena amostra da exposição dos Irmãos Campana, que fica no MON em Curitiba até 20 de agosto.
.
#curitiba #irmãoscampana #campanabrothers #museum #museu #design #arte #art #mon
  • Pornografia gastronômica 😌 Levada pela @curitidoce, só podia né?! .
#ofamosobrigadeiro #curitiba #foodporn #cake #chocolate
  • Eu sei que é um dia complicado. Mas em dias como esse, a gente precisa ainda mais da arte! .
E neste Dia Internacional dos Museus, começamos com El Greco e um tema que eu adoro - A Anunciação. Na genial exposição do MASP.
.
#masp #museum #elgreco #arte #anunciacao #maneirismo #museumday #sampa
  • A melhor época para conhecer esta Costa, que é linda até sem sol, é entre a segunda quinzena de maio e a primeira de outubro. Principalmente se você quiser curtir uma praia 🏖
.
No www.turomaquia.com tem vários posts pra te ajudar a planejar esta viagem pela Costa Amalfitana. Também tenho vídeos no YouTube - Patricia de Camargo 👈
  • Gostinho de Brasil e de casa de pai e mãe 👨‍👩‍👧 Recomendo os pães de nata da Kaminski na Sete de Setembro e o queijo da Colônia Witmarsum 🍞🧀
.
#curitiba #kaminski #foodporn #bread🍞 #fromage #gastronomia #witmarsum
  • Por do sol louco, agora mesmo em Curitiba. Um céu laranja e uma nuvem perturbadoramente negra sobre tudo ☁☁☁
.
#curitiba #sunset #happymoments❤ #happiness😊 #cloudy #brasil🇧🇷

Follow Me!