Passo a passo para comprar bilhetes na Air Asia – a low cost asiática
Para quem vai viajar pela Ásia, e principalmente pelo Sudeste Asiático, a Air Asia é uma mão na roda. A famosa low cost é a queridinha de 10 entre 10 viajantes que chegam à região. Os preços são bárbaros, como diria minha madrinha Vera Maria. E resolvi fazer de uma vez por todas este post, porque na madrugada de 23 para 24 de fevereiro a companhia está anunciando uma Big Sale, que nada mais é do que uma venda promocional.
Você deve estar se perguntando, e prá que um post de como comprar bilhetes com uma companhia aérea?! Porque como toda low cost existem peculiaridades neste processo. Que aliás é diferente das low costs européias.
Começa como em toda compra online de bilhete aéreo (http://www.airasia.com/ot/en/home.page#) escolhendo se quer comprar um bilhete de ida e volta (return) ou apenas de ida (one way), colocando a origem, destino e as datas. E no mesmo formulário em que moeda deseja ver os preços, infelizmente não se contempla reais, mas poderá escolher entre euros e dólares, entre outras.
Primeira vantagem: os preços dos voos de apenas ida não se encarecem como acontece na maioria das companhias tradicionais. O que facilita e muito a montagem de um roteiro.
A segunda tela mostra todos os voos do dia selecionado, e de alguns dias anteriores e posteriores. Se teu roteiro não está fechado, até dá para alterar umas datas, caso os valores sejam muito diferentes voando 24 horas antes ou depois. Esta parte da programação é muito divertida, é como um jogo para gente grande 😉
Você escolhe voo e preço, e clica em Continue. Depois terá que colocar alguns dados pessoais. A partir da próxima tela, a diversão aumenta, e aparecem as maiores singularidades com as outras low costs. Como em toda companhia de baixo custo, não inclui babagem faturada. Para despachar a mala você terá que pagar.
Segunda vantagem: maior flexibilidade dos que as companhias tradicionais para despachar bagagem e melhores preços.
Num dos voos que comprei dava até para despachar uma mala de 40 Kg \o/ Além disso, você pode contratar o serviço de comida já na compra do bilhete. Eles dão um baita desconto (de até 30%) para quem já encomenda sua comida de bordo neste momento. E outra coisa, verão que no site aparecem um montão de opções, que depois não verão no menu do voo, que é bem mais comedido. O que achei ótimo, porque evita desperdício de comida.
Também neste momento se pode contratar o despacho de equipamentos esportivos, o preço varia de acordo com o peso. E por fim, algo inusitado um kit conforto!
Na seguinte tela, você escolhera seu assento, pagando a respectiva taxa. Os assentos em saídas de emergência e as primeiras filas são mais caros. Até as companhias tradicionais estão embarcando nesta de cobrar pela marcação antecipada de lugares 🙁
Para finalizar deverá colocar os dados do cartão de crédito, e se cobra uma taxa de 2,27€ por este tipo de pagamento. Mas mesmo com todas estas taxas, e despachando uma mala de 20 kg, um voo de Bangcoc a Chiang Mai custaria 37,36€.
Eles te enviarão todos os dados do voo por e-mail. Se antes da viagem você quiser acrescentar algo, como bagagem, comida, o que seja, é só entrar na sua reserva e realizar a compra do serviço. Desta vez não precisará pagar uma nova taxa pelo pagamento com cartão de crédito. Eu fiz isso num dos voos e foi fácil e rápido. No caso acrescentei uma mala em um dos trajetos, onde não havia contratado inicialmente o serviço.
Desvantagem: se você decidir despachar uma mala só na hora do voo, pagará mais caro no balcão do check-in.
Na hora H
É possível relizar o check-in online. Para evitar viajar com mais papel, resolvi realizá-lo nas máquinas do aeroporto. Na verdade, no primeiro voo apenas apresentei no próprio balcão, o papel que haviam me enviado pelo e-mail no processo da compra, e o próprio atendente me deu o cartão de embarque.
No segundo voo, tive que passar antes pelas máquinas que emitem o cartão de embarque. Mas o processo é rápido e intuitivo. O cartão é do estilo dos emitidos pela Gol.
O avião
As poltronas eram de couro e com espaço bem maior do que as das “irmãs” européias. Os comissários de bordo estavam impecavelmente arrumados e eram bastante gentis. Realizei dois voos com eles, não ocorreram alterações na rota (estava atenta porque li vários reviews de pessoas se queixando de alterações de horários) e em ambos a saída foi quase pontual.
Dicas Turomaquia
No caso de Bangcoc, os voos operados pela Air Asia não saem do Aeroporto de Suvarnabhumi, onde provavelmente você chegará de seu voo internacional. E sim do antigo aeroporto Don Mueang. É legal destacar esta informação para que você fique atento se pretende casar um voo internacional com um doméstico utilizando a Air Asia. Em breve, farei um post explicando como ir de um para o outro.
Para ver as rotas, consulte o mapa no site: http://www.airasia.com/ot/en/where-we-fly/route-map.page É só clicar nas bolinhas vermelhas dos destinos, para ficar sabendo para onde se pode voar daquela cidade. E aqui uma novidade ótima da Air Asia, agora se pode ir desde Bangcoc a Siem Reap. Antes apenas operavam voos a Siem Reap desde Kuala Lumpur. Agora ficou mais fácil montar um roteiro que inclua Tailândia e Cambodja, sem gastar o olho da cara nos deslocamentos.
+ na blogosfera:
10 dicas para voar bem com a Air Asia, no Dividindo a Bagagem
Como é voar pela Air Asia, no Vou Contigo
Planejando a Viagem para a Tailândia
Veja todos nossos posts da TAILÂNDIA
Busque e reserve seu hotel em: BANGKOK | SUKHOTHAI | CHIANG MAI | PHUKET | KRABI | PHI PHI | RAILAY | AO NANG. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos e imagens: turomaquia_2014 e site Air Asia