Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2008

Passeios por Atenas: a Agora Grega

Lembra que eu contei que o ingresso à Acrópole dava direito a entrar em vários lugares. Um destes sitios arqueológicos é a Agora Grega.

Na Grécia Antiga, a Agora era um centro comercial, político, administrativo, cultural e religioso da cidade. Neste lugar estavam edifícios administrativos, templos, serviços públicos e tribunais de justiça. Era o lugar de encontro dos atenienses para fazer compras, vender coisas, para conhecer o que estava acontecendo e para criticar o governo.

Aqui se encontraram restos que datam do Neolítico, mas os monumentos que podemos visitar são do século V a.C. até o século XI.
Agora_Antigua

O edifício mais impressionante é o Templo de Hefesto, que é o templo melhor conservado de toda a Antiguidade, e olha que foi construído entre 460 e 415 a.C. Está dedicado à Hefesto, deus da metalurgia e a deusa Atenea. De 1.300 a 1834 o templo foi utilizado como igreja – Agios Georgios.

Passeie pela Agora, e tente imaginar a Sócrates expondo suas idéias, e a São Paulo tentando converter mais homens ao Cristianismo. Porque estes dois personagens passaram muitas horas neste local.
Agora_Antigua (4)
Entre na Igreja dos Santos Apóstolos, construída no século X em homenagem aos ensinamentos professados por São Paulo no ano 49 d.C. na Agora. É uma das igrejas mais antigas de Atenas e se construiu sobre as ruínas de um monumento romano do século II. Os afrescos bizantinos do interior valem a visita! Muitos dos afrescos pertenciam a Igreja Spirídonas que foi derrubada no século XX.

E não saia da Agora sem visitar ao Museu. Fica no edifício reconstruído da Estoa de Atalo, não tem como não ver, é enorme. Era uma espécie de shoping da antiguidade aonde funcionavam 21 “lojas” em cada um de seus andares. O edifício foi reconstruído entre 1953 e 1956 pela Escola Americana de Arqueologia. O museu expõe parte dos objetos encontrados durante as excavações na Ágora. É bem didático, e do lado de fora, no pátio coberto de uma passeada pelas esculturas, e não deixe de ver esta que fica em uma das laterais … é de babar …

Agora_Antigua (2)

 

Veja também:
Telenovela Kalón – Capítulo 9: o templo mais bem conservado de Atenas!
Telenovela Kalón – Capítulo 10: arte grega antiga encontra arte bizantina!

Imagens: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. _+*A Elite in Paris*+_

    Quem me dera conhecer MESMO :)Muito obrigada pelos Parabéns :)Beijo meu ?,A Elite

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Elite coloco nos teus planos, porque sei que vai amar!E espero que seu dia de cumpleaños esteja sendo FANTÁSTICO!

    responder
  3. SÍLVIA OLIVEIRA

    Putz, que F-O-T-O-S!Deslumbrantes!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Brigaduuuuuuuuuuuuuu Silvinha, ainda mais vindo de vocè este elogio, que está acostumada a ver cada foto do maridão!beijos aos três!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!