Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 19 2010

Passeando por Madri – ao vivo e a cores

Estou em Madrid para uma das feiras de turismo mais importantes do mundo – a FITUR. Mas como só começa amanhã, e cheguei por volta das 13:00 horas, tive um bom tempo para passear e ver coisas novas da cidade para trazê-las aqui no Turomaquia.

Às 14:00 já estava na Pensión Bueno na calle Fuencarral. Esta rua já era legal, mas agora está ianda melhor. Grande parte foi transformada em rua somente para pedestres, e parece mais um super shopping, com lojas incríveis, mas com o charme de estar no coração da cidade e ser aberto! Passeio delicioso. Andei até que dei de cara com “Le Pain Quotidien”. A padaria charmosa que nasceu em 1990 em Bruxelas e que ganhou sua filial na capital espanhola. Amei, estava sozinha e desfrutei muito daquela comidinha quentinha.

Depois do almoço, entrei na rua Apodaca quase na frente da padaria-bistrô, e fui até o final, quando virei à direita e desci a rua até encontrar com a Plaza de Colón. Olhando a praça  outra vez virei à direita para caminhar pelo lindo Paseo de Recoletos. Charmoso com muitos cafés. Encontrei no número 23 a Fundación Mapfre, que realiza exposições temporais imperdíveis, e sabe o must total, não cobram entrada. Olha o que eu vi por lá …

Sim, os impressionistas. Quem for ao Museu D´Orsay não verá todas as obras do movimento. Eles estão reformando a parte do museu destinado aos queridinhos do público, e eles vão viajar durante boa parte deste ano snif snif

Da exposição, na qual passei umas duas horas e meia, continuei pelo Paseo de los Recoletos e quando cheguei na altura do Banco de Espanha, na Plaza de Cibeles, o paseo passa a chamar-se: Prado. Desci até o Museu Thyssen, mas não dava tempo de ver a temporal deles com o título sugestivo: As Lágrimas de Eros, mas claro que fui na lojinha …

Fui até o Reina Sofia, que a partir das 19:00 até às 21:00 horas é free (risos), mas me esqueci que este museu não fecha na segunda, e sim na terça ops …

Aproveitei e subi pela Calle Atocha até a Plaza Mayor, sai pela fachada direita e uns 200 metros depois dei de cara com o Mercado de San Miguel que está maravilhoso. Eu tinha visto o mercado vazio, triste … em 2007, e agora está totalmente reformado e com cada delicatessen, até confeitaria vienense! Aproveitei e comprei umas frambuesas, porque na ilha custam o dobro, agora mesmo está sendo meu petisco enquanto escrevo hehehe

Do mercado fui até El Corte Ingles da Calle Preciados depois de passar pela Puerta del Sol. Os grandes armazéns da marca sempre tem um mercado bem legal no subsolo. Passei para comprar uns petiscos e água para trazer ao hotel. De lá aquela passada de costume na gigantesca FNAC da mesma rua.

Amanhã vou acordar cedo porque às 09:00 começam a credenciar para a feira que abre às 10:00. São 10 pavilhões enormes com todos os países disputando a atenção.Mas a feira já invadiu a cidade. São cartazes de países por todos os lados. Estes pequenininhos (risos) estão na frente da FNAC na Gran Via.


Da FNAC, vim para o hotel, contar este dia por Madrid, onde fazem 9 graus …

A série de Portugal volta na sexta-feira, já que vou postar ao vivo durante esta viagem!!!

fotos: turomaquia_2010

25 Comentários

  1. Vini

    É, o Rio de Janeiro vai ter que fazer milagre até 2016 …. Fala sério primeiro mundo é outra coisa ….

    responder
    • Luciano Santana Lopes

      Olá, parabéns pelo blog. Tem sido meu guia para planejar uma viagem à europa que farei agora entre os dias 23 de junho de 2012 e 11 de julho. Participarei de um congresso científico em Évora e em seguida farei um tour com minha esposa. Estou programado passar 2 dias em Lisboa, 3 em Madrid, 3 em Barcelona e 4 em Paris, de onde volto direto para Brasília.
      Estou em dúvida sobre onde me hospedar nesses locais, de modo que esteja em uma localidade adequada para turista. A preocupação é mais pela localização do que pelo luxo do hotel. Outra dúvida é sobre o deslocamento entre essas cidades, devido ao pouco tempo estou me organizando para usar avião. O que acha? É vantajoso o uso das companhias low cost? Se tiver alguma dica de programas nessas cidades aceito de bom grado.
      Obrigado pela atenção
      Forte abraço

      responder
      • Patricia de Camargo

        Olá Luciano!
        Em uma primeira viagem a estas cidades, o melhor é:
        1. em Madrid, ficar o mais próximo da Gran Via ou da Puerta del Sol, assim poderão fazer quase tudo caminhando e também terão a possibilidade de utilizar vários meios de transporte público.
        2. em Lisboa, eu ficaria entre a Praça Marques de Pombal e a do Rossio.
        3. em Barcelona, um bairro delicioso é o Eixample. O melhor é ficar próximo à Praça Catalunya, mas no sentido da casa Batló, não das Ramblas. A Av. Diagonal tem preços bons e hotéis + novos, mas veja se o hotel fica próximo à uma parada de metrô.
        4. em Paris, ficar perto de uma estação de metrô, e se conseguir algo para dentro das antiogas portas da cidade, terá grande possibilidade de fazer tudo caminhando.

        O trajeto Madrid – Barcelona faria de trem, economizará horas de espera e traslado dos aeroportos. E poderá escolher um horário legal para chegar à cidade. Compro com no mínimo 15 dias de antecedência para conseguir bons descontos – site da Renfe. De lisboa a Madrid há um trem noturno e várias cias, inclusive muitas vezes TAP e Iberia oferecem uns preços interessantes neste trajeto. de Barcelona a Paris também há um trem noturno, e só vale a pena se vcs pegarem o camarote para 2 pessoas e se conseguirem dormir em viagens. Cuidado com o aeroportod e chegada em paris, o Beauvais, ñ está em Paris – http://turomaquia.com/aeroporto-de-beauvais-low-cost-paris/

        Tenho roteiros para todas estas cidades, clique no menu lateral em cima da foto do país ou cidade, e aí terá um índice com os posts de cada lugar.

        Atenciosamente,
        Patricia – Turomaquia

        responder
  2. Alessandra Mosquera

    Andar por Madrid é sempre uma delícia mesmo, mas o frio me impede de dar o primeiro passo, hihihi. Gostou da exposiçao na Mapfre? Coincidência, vi na TV e me deu muita vontade de ir. Nunca entrei no Mercado de San Miguel… preciso ir. Se tiver tempo, dê uma volta à toa nas ruazinhas que partem de Sol e perto de Opera, tem umas ruazinhas lindas… Hmmm, preciso voltar a passear em Madrid… e com uma câmera na mao!PS: se o tempo ajudar, e vc puder, dê uma volta de bicicleta no Parque Juan Carlos I, é de graça… procure os postos de informaçao do parque, eles te fazem um crachá na hora e vc pode andar com a bike por 1 hora. Fica pertinho do Ifema.

    responder
  3. Denise

    só conheci o Mercado San Miguel na minha segunda visita a Madrid. Fiquei até pensando se ele já existia na primeira vez que fui, em 2006. Achei MUITO LINDO! Pense numa cidade que eu adoro… sempre surpreendendo a gente!aproveite por nós, Pati!beijão

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Vini, Madrid tem seus problemas, como muitas coisas grafitadas, o vandalismo de quem não tem o que fazer … Mas é uma cidade perfeita para caminhar e caminhar!Ale, já anotei a dica do parque para a próxima ida a Madrid, porque na quarta e na quinta estive o dia todo na feira não deu para ver e fazer praticamente nada!Denise, em 2007 ainda funcionavam dois postos antigos no mercado, e estava bem abandonadinho. A restauração foi incrível!Beijos aos três!!!

    responder
  5. Nico

    Olá Patrícia,Seu blog é muuuuita utilidade além de ser muito bem escrito, parabéns! Vou à Madrid em novembro/2010 e como meu voo chega cedo e meu check inn é apenas as 14:00, te pergunto:Além do guarda volumes na estação de metrô do aeroporto que li que existe em seu blog, vc conhece algum outro mais próximo da região que vou ficar? Vou ficar hospedado nas proximidades da praça Santa Ana.Obrigado e vou continuar de olho neste seu ótimo blog!

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Nico, obrigaduuuuVamos a ver, eles não te deixam deixar a mala no hotel antes od teu check-in? Normalmente até a pensões permitem que você deixe a mala, e depois eles já a colocam diretamente ni teu quarto.Qual é o hotel que você vai ficar??Dá para deixar a mala no locker (consigna) da Estação de Atocha, é muito melhor que deixar no aeroporto, está a uns 2 km da Plaza de Santa Ana, e o metrô para aí. Um abraço

    responder
  7. Anonymous

    Oi Patricia, gostei de saber que na Estação Atocha há guarda volume, obrigado. É que aluguei apartamento e o horário de entrada é as 14 hs (ainda vou tentar negociar pra entrar mais cedo), mas obrigado pela dica.

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Nico, mas não se preocupe caso ñ consiga entrar antes, este locker será uma excelente opção! Depois na volta passa por aqui para contar como foi tua experiência alugando em Madrid.Um abraço

    responder
  9. Marilia

    Olá Patrícia!
    Você saberia dizer qual o tamanho do locker da Estação Atocha? Cabe uma mala média, por exemplo?
    Obrigada!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Marilia, eles tem um ou dois tamanhos, e entra sim uma mala média, sem problemas! No domingo vou para lá, e vou dar uma olhada como estão os preços e na questão dos tamanhos.
      Um abraço!

      responder
      • Marilia

        Que ótimo Patrícia! Vou adorar saber!! Muito obrigada!! Abraços!

        responder
  10. Amanda Prado

    Oi Patrícia! Gostaria de saber se tem como adquirir os ingressos ao Palácio Real de Madrid antecipadamente ou online? Não consegui localizar nada no site http://www.patrimonionacional.es/. Como vou em agosto para lá, gostaria de saber se este ano tem festival de verão rolando pelos jardins?
    Obrigada!! Abraços!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Amanda, já fiz uma consulta ao Patrimonio Nacional com tua questão, assim que eles respondam, colocarei aqui para você 🙂
      beijos

      responder
      • Sandra

        Amanda e Patricia,
        São os Jardines de Sabatini??
        Se sim, talvez seja o Festival Verano de la Villa que tem tickets aqui:
        http://www.entradas.com/entradas/comprar-entradas-veranos-villa

        pode ser isso?

        responder
        • Amanda Prado

          OI Sandra e Patrícia!! Muito obrigada pela ajuda!!

          É isso também, Sandra, o que procuro. Li em um post aqui no blog sobre os festivais de verão e queria saber se haverá algum pelos Jardins do Palácio Real de Madrid, como você me indicou (tudo bem que eu não sabia que eles se chamavam Jardines de Sabatini, rsrsrs!!) Pena que nos dias que ficarei em Madrid estará ocorrendo apenas “Cinderella on ice” (aí, também não, né?!rsrs)

          Mas o que eu mais queria, mesmo, era poder comprar as entradas para visitar o palácio real durante o dia pela internet e evitar as filas, que, pelo que falam, são enormes, debaixo de um sol escaladante que estará fazendo no primeiro fim de semana de agosto!

          Obrigada e beijinhos!!

          responder
          • Patricia de Camargo

            Amanda, eles ainda ñ me responderam 🙁 mas o palácio faz parte do Madrid Card, e oferece entrada preferente para os portadores. Dá uma analisada se é o cartão seria interesante prá você. E sim, em agosto o bicho pega 😉

        • Patricia de Camargo

          Brigaduuu Sandra 🙂

          responder
          • Sandra

            Patrícia, que bom que acertei!!
            Amanda, pelo que sei, as megas filas do Palacio Real acontecem perto dos horários gratuitos. Até que andam rápido e eles tentam organizar pra que as pessoas fiquem na sombra. Uma vez eu já fiquei 40 minutos e achei que valeu a pena. Estava com uma amiga e ficamos conversando. Se você for fora desses horários eu acho que não tem fila. Espero.

            Mas pelo que entendi, você vai sozinha. Vou tomar a liberdade de te sugerir uns roteiros guiados a pé por partes da cidade. Eu já fiz alguns e são bem legais. Se você não quiser comprar pelo site, as “rutas” são vendidas na “oficina de turismo” da plaza maior tbm.
            http://www.entradas.com/entradas/eventos.do?idgen=77#

            “A disfrutar Madrid!!”

          • Patricia de Camargo

            Sandra e Amanda, em agosto as filas são enormes em muitos horários, principalmente nos finais de semana. Da última vez que visitei foi num sábado de março e ficamos uns 40/45 minutos na fila, num frio que chegava a doer os ossos 🙂

            Beijos!

          • Amanda Prado

            Obrigada, Sandra!! Vou dar uma olhada nos roteiros! Na verdade não vou sozinha, vou com meus pais e uma tia (irmã da minha mãe), todos da melhor idade!! rsrsrs É a primeira vez deles pela Europa e como vão comigo e eu sou adepta aos mochilões, eles também farão o mesmo! rsrs…ficaremos em hostel!! rsrs

            Mas embora eles sejam fortes e tenham topado o mochilão, não queria que eles ficassem muito tempo em filas, por isso estou tentando comprar todos os ingressos das atrações que pretendemos ir pela internet!!

            Dei uma olhada, Patrícia, no Madrid Card, mas não sei se valerá a pena! Pretendia ir nos horários noturnos e gratuitos do Museu Del Prado e Reina Sofia. Desta forma, as atrações que iria pagar seriam o Palácio Real, Palácio de Cristal, para subir nas torres do Edifício de Telecomunicações e sobrando tempo o Templo de Debod. Terei 2 dias inteiros para flanar por Madrid e incluir estas atrações!!

          • Amanda Prado

            Acabei clicando em enviar e não tinha terminado o meu comentário….

            Por falar em aproveitar os horários gratuitos…como são as filas nos horários gratuitos dos museus?! De desanimar?! rsrs…bjos

          • Patricia de Camargo

            Amanda, em agosto serão 🙁 Fui no dia gratuito no Prado numa terça-feira em abril e esperei uma meia-hora. Já no Reina e com a expo do Dalí pense em filas de 1 hora. O Reina fica mais barato comprando online, eu evitaria esta fila, até porque é um museu barato.

            A entrada ao Templo de Debod é gartuita, e normalmente também no Palácio de Cristal. E muitas vezes recebe um expo temporária relacionada com o Museu Reina Sofía. E O edifício das Telecomunicaciones também é bem barato. Assim realmente não vale a pena pra ti o Madrid Card.

            Coloca várias paradas para um tinto de verano, uma cervejinha, porque o calor em agosto é de matar em Madri, o clima é bem seco.

            Beijos

          • Amanda Prado

            Obrigada, Patrícia, pela dica!! Estou considerando em comprar as entradas para os museus e não morrer de calor nas filas!! Ah, se o o Patrimônio Nacional responder com relação à compra online das entradas ao Palácio, vc me avisa?! E pode deixar, farei muitas paradas para me hidratar!! Já peguei as suas dicas com as bebidas do verão na Espanha!! 🙂 Bjos

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Quem você reencontrou este ano e que te faz bem à alma?

Eu encontrei minha amiga @isabelmpoliveira em Lisboa. Com ela, o sorriso rola solto, sem contar que é uma pessoa que sempre me mostra uma Lisboa diferente. Brigaduuuu amiga mía!

#repensando2018 #lisboa #viagens2018
  • Na rota dos Patrimônios da Humanidade se encontra este outro mosteiro, o de Alcobaça. Este edifício é gigantesco e começou a ser construído em 1.178 🙀

A entrada custa 6€ e vale cada centavo! 
#alcobaça #patrimoniomundial #portugal #roteiroportugal #arquiteturamedieval
  • No mosteiro da Batalha construído para pagar uma promessa. D.  João I prometeu construí-lo após vencer a Batalha de Aljubarrota em 14 de agosto de 1385.

Adorei o mosteiro e a pequena cidade que nasceu ao seu redor. O mosteiro abre todos os dias, exceto 1/1; 1/5 e 24/25 de dezembro.

A entrada custa 6€. #batalha #portugal #portugalovers #arquiteturaportuguesa
  • Passei o ano inteiro assim, de um lado para outro. Por isso, neste momento meu desejo mais profundo é ter 10 dias sem fazer nada. Levantar sem nenhuma missão, caminhar sem propósito, só pensar na próxima refeição e na série que me resiste, nada mais! E vc, neste dezembro, qual seria seu desejo profundo?

#desejos #lisboa #maat #lifeisstrange #pensamentododia💭
  • Um dos novos mirantes mais legais de LISBOA, a parte de cima do MAAT.  Aproveita que é grátis e com o € economizado, visita seu vizinho, o impressionante Museu Nacional dos Coches. O melhor e mais completo museu de carruagens do mundo!

Qual é teu mirante favorito em Lisboa?

#lisboa #maat #lisboalovers #beautifullisbon #museunacionaldoscoches🐎🐎🐎
  • Este palácio maravilhoso se encontra em LISBOA. Você chega até ele de metrô 😱

O Palácio dos Marqueses de Fronteira foi construído no século 17 como pavilhão de caça e casa de verão. Mas depois do terremoto de 1755, a família mudou prá lá de mala e cuia.

Dá para visitar a casa e os jardins. Não abrem nos domingos e feriados. A visita ao interior é guiada.

#lisboa #palaciodosmarquesesdefronteira #azulejoportugues #palace #lisboalovers

Follow Me!