Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 05 2018

Os palácios renascentistas: a moda da época!

Palácios Renascentistas – Por que estavam de moda?!

É só andar por Florença para se dar conta que no Renascimento estava na moda construir palácios! Independente de seu status social são uma marca da mudança de paradigma da época. Por quê?Pense nas grandes edificações da Idade Média, a que serviam? Para que se construiam?

A maioria eram grandes templos religiosos, que disputavam entre si a grandiosidade. No Gótico havia o desejo de “alcançar” o céu, estar mais próximo à Deus. Deviam entorpecer, levar a um estado de transe ao camponês que passava pelas suas portas.

No Renascimento, as catedrais continuam sendo construídas, mas os arquitetos já não estavam obsessionados pela altura. Queriam realizar construções mais proporcionadas, levando em conta a escala humana. Daí que os palácios foram as grandes vedetes de uma época, em que o homem era a medida de todas as coisas – Antropocentrismo.

Palácios Renascentistas – como eram?

Na maioria dos palácios, toda a estrutura se organiza ao redor de um pátio central de forma quadrada. Outra característica é o uso de elementos greco-romanos, como podem ser as colunas e as pinturas interiores “engana olhos”.

Normalmente estes edifícios eram propriedade de comerciantes e serviam de residência e local de trabalho. Na parte inferior estavam os escritórios, o armazém e nos andares superiores, a parte propriamente familiar.
Palácios renascentistas

Palácios Renascentistas – o Palácio Médici

A primeira mansão privada foi o Palácio Médici construído no século 15. Cosimo de Médici era amigo de Brunelleschi e lhe pediu que projetasse sua nova casa. O artista lhe apresentou um grandioso projeto.

Cosimo achou melhor encarregar um novo projeto ao discípulo de Brunelleschi, Michelozzo, porque não queria ser motivo de inveja de toda a cidade. O arquiteto influenciado por seu mestre inovou e certamente surpreendeu os florentinos com um edifício que nada tinha a ver com as casas-torre da Idade Média. Era mais comprido do que alto e de uma elegância sem precedentes.
Palácios renascentistas
Palácios renascentistas

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Palácios Renascentistas – o Vídeo

Meus Livros de Arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens:
http://www.bufetetecnico.es/arquitectura/proyectos3/palacio_medici_riccardi.html
http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/0e/44/e4/palazzo-pitti.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Palazzo_Rucellai.jpg
turomaquia_2010

Video: http://www.youtube.com/user/artehistoriacom

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!