Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 03 2018

O que fazer no Porto – Centro Português de Fotografia

Daquelas visitas despretensiosas, apenas possíveis quando a gente se permite mais dias numa cidade contra todo prognóstico de guias e blogs. E foi assim que permanecer uma semana no PORTO me deu a oportunidade de conhecer o Centro Português de Fotografia. Um prédio histórico transformado em um centro cultural voltado para a arte de “escrever” com a luz.
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia

Centro Português de Fotografia – o Edifício

O prédio já justifica a visita. Construído entre 1767 e 1797 para abrigar o Tribunal e a Cadeia da Relação. Dá para percorrer diferentes espaços e conhecer a história e evolução do lugar. O Tribunal permaneceu por lá até 1937 e a prisão até 1974, quando o edifício foi desativado. Em 2001 após várias intervenções, o edifício passou a abrigar o Centro Português de Fotografia.
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia

Centro Português de Fotografia – o Que Ver

Passeie e leia os cartazes que vão explicando ao detalhe os diferentes espaços da antiga prisão. Depois parta para a exposição permanente, que prá quem curte fotografia é inesquecível. Eles guardam desde as avós da câmaras fotográficas, as daguerreotípicas, passando pelas gigantescas câmaras de madeira até as descartáveis, que aqueles que tem mais de 40 anos, certamente utilizaram durante sua infância 😉
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia
Há espaço para aquelas invenções anteriores que de alguma maneira foram fundamentais para a criação da fotografia. Você também ficará conhecendo como surgiu o império Kodak e as primeiras ações de publicidade da marca.
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia
Os cartazes são didáticos e permitem descobrir quando se inventou a primeira Leica, que aliás foi a primeira câmara a utilizar o filme de 35 mm e a ser produzida em série, o que representou uma verdadeira revolução, segundo se aprende no próprio museu.
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia
Se ainda tiver fôlego, chegou a hora do momento –  e a fotografia se fez arte. Escolha alguma das exposições temporárias e melhore seu olhar se inspirando em grandes nomes da fotografia.

AT: De vez em quando, escape para as janelas …
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia
O que fazer no Porto - Centro Português de Fotografia

Centro Português de Fotografia – a Info Prática

Horários:
– de março a junho, bem como setembro e outubro abre de terça a sexta-feira das 10:00 às 18:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.

– nas férias, de julho a agosto abre de segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.

– de novembro a fevereiro abre de terça a sexta-feira das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.

A loja do centro cultural não abre nos sábados e domingos.

A entrada é gratuita.

End.: Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto

Site: http://www.cpf.pt/index.htm

Leia mais sobre o PORTO, clicando aqui.

Centro Português de Fotografia – combina Com

Visita à Torre dos Clérigos e almoço no Cantinho do Avillez.

Planeje sua viagem para PORTUGAL

Veja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

4 Comentários

  1. Natalie Soares

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu Nat 🙂

      responder
  2. Filipe Morato Gomes

    Eu vivo no Porto e sempre recomendo uma visita ao CPF. As exposições costumam ser muito interessantes mas, mesmo que estivesse tudo vazio, o próprio edifício já valeria a visita. Obrigado pela partilha. Abraço desde Portugal

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Filipe, muito feliz em te ver por aqui!
      Um grande abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!