Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 19 2011

O que fazer no Chile – Trekking no Parque Nacional El Morado

logo-malu

17/novembro/2011
No terceiro dia resolvi alugar um carro e ir até a região que eles chamam de “Cajón del Maipo”, onde está o Parque Nacional El Morado. Além de um lindo visual, me esperava um trekking de 8 km, de aproximadamente três horas. A caminhada é divida em 3 setores: 3 km até as Lagoas Panimavidas (lagoas de água mineral), mais 3 km até a lagoa principal e outros 2 km até o que eles chamam de “saia” do Glaciar.
Chile
Montanhas nevadas no Chile

Chile
Montanhas nevadas no Chile

Me enrolei pra alugar o carro, conseguir sair de Santiago, etc., e acabei começando a caminhada às 13:00 horas. Consegui chegar no Glaciar em 2 horas e meia!
Montanhas nevadas no Chile
Montanhas nevadas no Chile
Montanhas nevadas no Chile
Montanhas nevadas no Chile

Esse é realmente um passeio que vale a pena, tanto pela estrada até lá que é super tranquila e linda, como pelo parque.
Chile
Montanhas nevadas no Chile

Para ficar por dentro …
O aluguel do carro custou 26.000 pesos (Piemonte), para encher o tanque foram 30.000 e a entrada no Parque do El Morado custa 2.000 por pessoa.
O Parque Nacional El Morado está a 93 km deSantiago, para obter mais informação, clique aqui.

Para ler a primeira parte do Roteiro pelo Chile, clique aqui.

Veja todos nossos posts do CHILE

Busque e reserve seu hotel em Santiago de Chile, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de maio, coloque o código: MAIO%DESC. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

texto e fotos: Malu Poli_2011

39 Comentários

  1. Lê Pelagio

    FOTOS PERFEITASSSS!!!!

    responder
  2. Célia (@regina26)

    As fotos estão de tirar o fôlego! E a minha bucket list só aumenta!

    responder
  3. Marcos

    Oi ! Você é das poucas pessoas que fez o que to querendo fazer, ir ao Cajón por conta própria. Você me ajudaria muito se pudesse responder as seguintes perguntas: 1 – onde deixar o carro ? 2 – qual a dificuldade da trilha ? 3 – Vi que você chegou até o Glaciar, mas e o parque em si ? Está nas fotos ? Conversei com algumas pessoas, que estavam cansadas demais e não chegaram até lá, então não sei se compensa. Enfim, o que puder falar, agradeço. Abraços!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Marcos, passando tuas dúvidas para a Malu!

      responder
  4. Malu

    Olá Marcos!
    O carro você deixa num “estacionamento” improvisado perto da portaria de entrada do Parque e não é preciso pagar nada. A trilha em seus 3 primeiros kilometros é apenas subida,e por isso considero a trilha moderada, no entanto, o resto é quase tudo plano, com algumas subidinhas leves…se você chegar cedo e pode fazer com mais calma, fazer mais paradas para descanso. O parque é aquilo que está nas fotos, é dividido em três setores conforme descrevi no post…e eu que cheguei até a saia do Glaciar te digo que compensa muito, a trilha é autoguiada e as paisagens como você viu na foto são indescritiveis. Apenas leve bastante água, alguma comida, como chocolate para dar energia e blusa porque em alguns lugares venta, então fica bem gelado. Abraços.

    responder
  5. Tatiany Araújo

    Oi!!
    Estou querendo ir até o parque, porém por uma empresa de ônibus que está nas dicas de alguns mochileiros.
    O que gostaria de saber é se ao chegarmos no parque, devemos pagar para fazer as caminhadas ou se faz por conta própria? E o dia inteiro lá é necessário? O que se faz dentro do parque? Vi que dá para tomar banho em umas piscinas… 😛
    Obrigada,
    Tatiany Araújo.

    responder
  6. Malu

    Olá Tatiany!
    Para entrar no parque é necessário pagar $4000 pesos por pessoa, se for estudante é a metade. Não é necessário o dia inteiro, mas a caminhada até o glaciar leva de 2:30 a 3 horas só para ir e um pouco menos pra voltar, pois são mais descidas. Dentro do parque não há piscinas, sei que perto há termas, mas não cheguei a ir…
    Espero q te ajude!

    responder
    • Tatiany Araújo

      Obrigada pela resposta. Vou esperar a viagem!!!
      Tomara que tire fotos tão lindas quanto as suas!!! 😛

      responder
  7. Malu

    Brigada Taty…com certeza você vai tirar, pois o lugar é MARAVILHOSO!!!

    responder
  8. Fabio

    Malu, lindas as fotos e sempre gostei de fazer caminhadas e uma das que mais gostei foi descer até o Rio Colorado no Grand Canyon. Só que desta vez tenho uma criança de 9 anos e queria saber se acha viável fazer o passeio com ela até pelo menos o início da trilha nas Lagoas?

    responder
    • Monica

      Fabio

      Vi sua consulta aqui e tenho também uma criança de 9 anos, você fez o passeio a El Morado? o que achou?

      responder
  9. Malu

    Olá Fabio!
    Então, é viável sim!
    Talvez seja melhor começar a caminhada mais cedo e fazer mais paradas para descansar, pois o primeiro km tem mta subida, no entanto, o restante é mais plano.
    Acredito inclusive que se a criança gosta de caminhar ela consegue fazer a trilha até o final num ritmo bem tranquilo e irá curtir bastante as paisagens e a neve aos pés do glaciar…
    Abraços.

    responder
  10. Luciana

    Olá Malu! lindas fotos parabéns!! eu e meu noivo estamos planejando esta viagem para novembro/2012, então , gostaria de lhe perguntas o seguinte: é seguro a ida em duas pessoas neste passeio ao parque? o parque me si é seguro ? imagino que deva ter mais gente…não sei se é melhor em dia de semana ou finais de semana o passeio… desde já obrigada!

    responder
  11. Malu

    Olá Luciana!
    É seguro ir em duas pessoas sim, quando eu fui estavamos em duas tbm. O parque é seguro, pois quando você entra, além de pagar você assina um documento que está entrando no parque e quando você sai os guardas dão baixa. Eu fui durante a semana, no entanto, acredito que por não ser muito conhecido, mesmo nos fins de semana não deve ter muito movimento.
    Abraços e boa viagem!

    responder
  12. Yara

    Oi malu
    Estou seguindo para Santiago na próxima segunda, 14 de janeiro e fico até 21. gostaria de passar de 2 a 3 dias no Hotel – achi informações sobre o Refugio Lo Valdes. Mas , primeiro esta época é legal ir até lá? e vc acha que ficar 3 dias para curtir as termas, as trilhas é um bom tempo? E em relação ao Hotel?
    Grata,

    responder
    • Malu

      Olá Yara!
      Acredito que a época seja legal para ir sim, vai estar calor, mas acho q no picos ainda será possível ver neve. Não conheço este hotel Refugio Los Valdes, mas pelo que vi ele fica bem próximo ao Parque do El Morado e das termas (as quais também não conheço), e se você ficar entre 2 a 3 dias será o suficiente para curtir a região sim! A trilha do El Morado leva aproxidamente 1 dia para se fazer com tranquilidade e nos outros poderá curtir as termas e outras trilhas próximas.

      Abraços

      responder
  13. Fabio madeira

    Olá,
    GOstaria de algumas dicas sobre o Chile. VOu passar uma semana em Santiago e tenho outra semana, gostaria de conhecer um glacial. Tem dicas perto de Santigo? Falaram-me de El Morado. Há uma cidade perto? um hostel? Vc disse que alugou um carro e foi la de carro. Quanto tempo preciso para conhecer o glacial, indo de carro de Santiago? TEm lugar para deiixar o carro e sair na caminhada? EU ovu sozonho, dá pra fazer caminhadas sozinho? tem placas, coisas assim?
    Valeu, no aguardo de sua resposta!
    Abraço
    Fabio Madeira (SP)

    responder
    • Malu

      Olá Fabio!
      O El Morado é o glaciar mais perto de Santiago, de carro aproximadamente 1 hora de viagem (93 km). Pela proximidade de Santiado e pela falta de infra estrutura local, acredito que a melhor coisa seja alugar um carro, sair de Santiago cedo e aproveitar o dia por lá, em 5 ou 6 horas você consegue chegar até o Glaciar e voltar a entrada do parque. A caminhada é tranquila, tem bastante subida no começo, mas você pode fazer sozinho, pois a trilha é bem demarcada e tem algumas placas. O guarda parques também te dá algumas informações. Um pouco antes da entrada do Parque existe um estacionamento improvisado.

      responder
      • Malu

        Fabio, além do El Morado que é maravilhoso, já que você vai passar uma semana em Santiago, vale a pena ir até Valparaíso, Viña Del Mar e com certeza até o Valle Nevado. Espero ter ajudado! Abraços e boa viagem!!!

        responder
  14. Gisela

    Olá Malu!
    Quero fazer esse passeio, porém com algum guia, por isso queria saber – você encontrou pessoas oferecendo este passeio em Santiago? Não queria comprar o passeio antes de ir..
    Vou agora na primeira semana de novembro, que época você foi?
    Será que haverá neve em algum canto.. deste lugar?
    Estava pensando em Fazer Cajon del Maipo e desistir de Valle Nevado, já que não há mais neve lá, o que acha?
    Bjs e obrigada!

    responder
    • Malu

      Ola Gisela!
      Quando eu fui esse passeio não era divulgado, mas você pode se informar melhor no hostel, hotel ou alguma agencia em Santiago. Eu prefiro viajar sozinha, por isso aluguei um carro e fui, o trajeto até lá é fácil e a viagem dura 1 hora numa estrada com uma vista linda! Dentro do parque não é necessário um guia, pois a trilha até o glaciar é auto explicativa.
      Eu fui em meados de novembro, fiquei lá entre 14 e 17/11/11.
      Apesar de quase verão eu consegui ver neve no El Morado e um pouco no Valle Nevado, no entanto, o El Morado em minha opinião é mais bonito e mais interessante que o Valle Nevado, além de menos procurado.
      Abraços e boa viagem!!!

      responder
  15. Gisela

    Malu
    Encontrei uma agência que faz este tour, porém a viagem começa as 8hr da manhã e termina as 22hr, super puxado! Ficamos pensando em como estaremos acabados até este horário.. ahahahaha..
    Apesar de já ter viajado para vários lugares.. nunca aluguei um carro para viajar, por isso bate uma certa insegurança, mas acho que vou acabar seguindo sus dicas.
    Você foi com um GPS para El Morado? Há um registro dos turistas que entram no parque, por segurança caso aconteça alguma coisa?
    Obrigada pelas informações, adorei todas as dicas! Depois escrevo contando o que resolvemos..
    Bjs Gisela

    responder
    • Malu

      Olá Gisela!
      Então, eu não consegui um GPS pra ir até lá, mas com certeza é o ideal.Senão me engano quando fui pegar o carro, a locadora já não tinha mais GPS disponíveis…Então, eu ia parando e perguntando pras pessoas na estrada e consegui chegar lá bem direitinho hahaha
      Quando você chega no parque além de ter que pagar para entrar conforme está lá em cima no post, você deixa seu nome e na saída tem q avisar a eles que está indo, justamente por segurança caso algo aconteceça. Mas fique tranquila que a trilha é super sossegada de ser feita e não existem riscos!
      Espero que você curta mto, pois o lugar é lindo!!
      Bjos,
      Malu

      responder
  16. Gisela

    Obrigada mais uma vez Malu!
    Tenho quase que certeza que será o melhor.. da minha viagem, já que nessa época não tem frio e nem neve.. ehehehe..
    Bjs

    responder
  17. Gisela

    Malu
    Voltei para contar que fui até lá.. ahahaha.. mas quase morri, achei a trilha bem cansativa, principalmente pelo sol! Porém a paisagem é realmente linda, valeu o esforço!
    Acabei contratando um motorista que nos levou até lá e até El Yeso.. lugar maravilhoso também!!!
    Passei para agradecer.. pelas dicas!
    Bjs Gisela

    responder
    • Cristiane

      GISELE, vc fez os dois no mesmo dia? (El Morado e Yeso)? Estou querendo fazer os dois no mesmo dia.

      responder
  18. Navarro

    Malú, li sua materia, gostei, pretendemos (eu e minha esposa) fazer está caminhada em 11/04/2014, até o retorno, obrigado.

    responder
  19. Maria de Fátima Medeiros Fernandes

    Olá, Malú, ótimas dicas, parabéns.
    Que acha de visitar essa região em julho?
    Obrigada pela atenção.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Victoria pelo feedback, vou subi-lo ao post, pode ajudar muita gente!

      responder
  20. Ronan

    Boa noite !!! Estou indo a Santiago na primeira quinzena de agosto e gostaria de visitar o parque El Morado. Sabem me dizer se está aberto a esta época do ano e o que é interessante visitar lá nesta época ? Obrigado.

    responder
    • Malu

      Olá Ronan!

      Então, o fechamento do parque depende do tempo. Quando neva muito eles fecham algumas partes ou a trilha inteira.

      Como em agosto ainda é inverno e talvez neve mais, é melhor antes mandar uma e-mail pro pessoal que administra o parque mn.elmorado@yahoo.es … eles te respondem se esta fechado ou não pra fazer a trilha até o glaciar.

      Espero que você vá e aproveite muito!

      responder
  21. Eliliana

    Oi Patricia!

    Sempre que preparo uma viagem venho dar uma olhada nos seus posts, que por sinal já me ajudaram muito!
    Estou com viagem marcada pra Santiago em novembro, e tenho tido um pouco de dificuldade em encontrar informações sobre Cajon del Maipo.
    Você chegou a visitar Embalse el Yeso? Tenho encontrado informações desencontradas, pretendo fazer essa trilha que você + Embalse ou Banos Termales, você tem informações que possa me ajudar?

    Obrigada desde já! 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Eliliana, quem fez este roteiro foi a Malu, vou passar prá ela 🙂 E que bom saber que você é nossa leitora!
      Beijos

      responder
    • Malu

      Olá Eliana!

      Então, na verdade nessa região do Cajón del Maipo eu só fiz a trilha do El Morado mesmo, não visitei Embalse el Yeso, nem os Baños Termales…

      Quando eu fui também era difícil encontrar informações, fui até lá sem saber quase nada haha

      Mesmo assim aluguei o carro, fui até lá sem gps e fiz a trilha q é linda e vale mto a pena!!!

      Abraços!

      responder
      • Eliliana

        É Malu e Patricia.. já me decidi, vamos cair na estrada! pelos relatos que tenho lido é a melhor opção ir de carro alugado mesmo!
        Tentaremos fazer Embalse tb!
        =D

        Obrigada pela ajuda! beijos!

        responder
  22. Denise

    Olá Malu… Estamos indo para Santiago no final de outubro e gostaria de saber se para chegar aos”baños”, piscinas, tem que andar muito, pois estou indo com um casal bem sedentário. Parabéns pelos comentários.

    responder
    • Malu

      Olá Denise!

      Eu até ouvi dizer que tem banhos termais nesta região, no entanto, só fiz o trekking no El Morado. Infelizmente, também não sei como é o caminho para chegar até eles…

      Abraços e boa viagem!!!

      responder
  23. daysa

    Olá,
    Eu vou para chile em dezembro e gostaria de saber se tem como acampar e se tem montanha acessivel até o cume??

    Obrigada..

    Daysa

    responder
  24. Navarro

    Malu,

    Boa tarde!
    Em 11/04/2014, eu e minha esposa perdemos muito tempo ( locar o carro, com o roteiro, distancia, sem GPS), chegamos tarde para fazer trekking El Morado e não foi possível, tinha risco de retornar sem a luz do dia, estamos retornando 01/05/2015, foi um ano com sentimento de que está faltando algo.
    Por favor, qualquer informação que possa nos ajudar referente a este trekking El Morado Glaciar?
    Obrigado, até o retorno.

    Navarro

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • E a semana foi épica para mim 🤗 publiquei um vídeo por dia sobre o primeiro pintor negro reconhecido internacionalmente. E a série só podia acabar no Top100Arte. O episódio 99 já está disponível no YouTube - Patricia de Camargo 🤛🏼 ou no link da bio 👷🏽‍♀️ #basquiat #arte365 #artecontemporanea #arthistory #top100arte
  • 10 curiosidades sobre Basquiat, dentro do programa em que esta semana toda estou falando da sua vida e obra. Link na bio 😻

#basquiat #historiadaarte #arte #neoexpressionismo
  • "Vivimos esperando que pase algo, y lo unico que pasa es la vida" - exatamente! #Repost @ariadneartiles @get_reposter 
La vida no espera y así te lo hará saber algún día ❤️ #Repost @inmajimenezelle
  • No segundo episódio da vida e obra de Basquiat, o jovem artista que ganhou sua primeira exposição individual com 21 anos de idade 😱 No YouTube - Patricia de Camargo 💃🏽
  • Basquiat - Vida e Obra. Uma semana com vídeos todos os dias às 9:00 da manhã sobre um dos grandes artistas do século XX. Onde? No YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🔆

#basquiat #historiadaarte #samo #artecontemporanea #neoexpressionismo
  • Voltou o Top100Arte 🎈🎈🎈 no episódio 98 temos arte brasileira + Coca-Cola + Cédulas de 1 cruzeiro 😲 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🤛🏼 #artecontemporanea #artebrasileira #cildomeireles #projetococacola #top100arte

Follow Me!