Guias de Viagem e Arte

 
 
set 05 2011

O que fazer em Madri 2011/2012: museus

Que delícia, chegou setembro. Aqui na Espanha, setembro é como fevereiro ou março no Brasil. Ou seja, quando a vida começa depois do Carnaval. As longas férias de verão acabaram, esta semana as criaturas voltam às aulas. Aliás começa um novo ano letivo! No ar aquela sensação de renovação, reforçada por um montão de estréias no cinema, nas lojas chega a primeira entrega outono-inverno, começa a nova temporada de shows, óperas, musicais e de exposições nos museus.

Este vai ser um post com diferentes entregas, para você que conseguiu Voos baratos para Europa, e vai aterissar em Madri, vou te mostrar algumas destas “estréias” da nova temporada. Por causa da minha paixão, escolhi como primeiro tema: o que vai acontecer nos museus!
expo-madri
Arte x Moda – exposição sobre a obra de Yves Saint Laurent na Fundación Mapfre, de Madri. De 6 de outubro/2011 a 8 de janeiro/2012. As exposições no Paseo de Recoletos são sempre gratuitas. Serão expostos aproximadamente 150 trajes.
expo-yves expo-yves-2

Hermitage em Madri – dentro das comemorações do ano Espanha-Rússia, o Museu do Prado recebe de 8 de novembro/2011 a 25 de março/2012 expõe obras do Museu Hermitage (São Petersburgo). Ao total, 170 obras, sendo 66 pinturas. Que compreendem peças do século V a.C. até o século 20! O Prado já não cobra separado pelas exposições temporárias, agora o ticket tem um preço único que pode variar entre 10 e 12 euros.
expo-hermitage1

Delacroix – A CaixaForum Madri desde 19 de outubro/2011 a 15 de janeiro/2012 oferece uma exposição com mais de 100 obras do grande pintor romântico francês – Eugène Delacroix (1798 – 1863). As telas vem de muitos lugares, entre eles do Louvre, Museu de Belas Artes de Bordeaux, National Gallery de Londres, Metropolitan (New York) e Art Institute de Chicago. A entrada é gratuita, bem como as visitas guiadas! E olha que barato, a exposição se estrutura em 3 etapas cronológicas. Cada etapa começa com um retrato do pintor (2 pinturas e 1 fotografia) e assim o espectador vai vendo a maturidade da obra e do próprio artista!
expo-delacroix-2
expo-delacroix-1


Uma brasileira na capital
– até 3 de outubro fica a exposição da Lygia Pape, no Museu Reina Sofia. Depois disso, viaja para a Serpentine Gallery, em Londres. Aproveite que este museu não fecha na segunda-feira, e sim na terça, na contramão da maioria dos grandes museus da capital!
17-LYGIA PAPE

Chagall – Já no comecinho do próximo ano, o Thyssen oferece a primeira retrospectiva de Chagall em Espanha. Realizada em conjunto com a Fundación Caja Madrid, mostrará de 14 de febereiro/2012 a 20 de maio/2012 desde seus primeiros trabalhos até seu período nos Estados Unidos.

Pensando no futuro – para aqueles que gostam de mostras sobre os dias que vivemos, nada melhor do que ir à Casa Encendida. Que até 1º. de janeiro/2012 expõe “Cidades habitáveis, Cidades do Futuro”. A entrada é gratuita. Este recente espaço cultural fica próximo ao Museu
Reina Sofia.

Para aqueles que voam para outra cidade européia, podem começar a buscar um Voo low cost Madrid para desfrutar desta programação. Além das low cost, a TAP Air Portugal tem vários voos à capital espanhola desde cidades portuguesas.

Dica Turomaquia: para desfrutar muito com a coleção do Prado, indicamos nossa Guia do Museu, que acaba de ser lançada, para saber mais, clique aqui. Ou para comprá-la, clique em uma das imagens abaixo.
Compre agora guia impressão Compre agora guia ebook

Todos os posts de Madri, consulte nosso índice, clicando aqui. Ou na imagem de Madri na barra lateral.

Imagens: divulgação museus

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!