Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 20 2017

O que fazer em Kioto – Zona próxima à estação de Kioto

Este é o primeiro post “O que fazer em Kioto”. Tem muita coisa para ver na cidade, primeiro vou postar estes roteiros divididos por zonas, mas depois vou dar sugestões de como utilizá-los e as melhores combinações.

Começamos pela zona que eu recomendo que você se hospede, a área mais próxima à incrível estação de Kioto. Caso tenha seguido este conselho, dirija-se caminhando ao Complexo Higashi Honganji.

O que fazer em Kioto – Higashi Honganji

O complexo é impressionante, mas prá te convencer a inclui-lo no roteiro, aviso que seu templo principal é uma das maiores estruturas de madeira do mundo com 38 metros de altura, 76 metros de comprimento e 58 metros de largura \o/

Apesar de ser um templo budista, nasceu para frear o crescimento de um outro templo-escola, o Hongan-ji, que atualmente se conhece como Nishi Hongan-ji. Ah, isso foi em 1602. Infelizmente, o lugar sofreu vários incêndios e foi reconstruído em 1895.

Tive a sorte de ver uma espécie de formatura no templo principal. Uma grata surpresa já que nesta escola também se aceitam mulheres!

Curiosidade: caminhe entre os templos e não deixe de passar pelo corredor elevado que fica próximo ao templo principal para ver uma corda peculiar. Ela está conformada pelos cabelos de um montão de mulheres, que realizaram a doação em 1880 após a destruição do templo.

HotelEntrada: gratuita
Horários:
De março a outubro das 5:50 às 17:30
De novembro a fevereiro das 6:20 às 16:30

O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto

O que fazer em Kioto – Estação de Kioto

Sim, a estação de Kioto é um atrativo, juro! Projetada por Hiroshi Hara (1936) e inaugurada em 1997, é uma das maiores do Japão.
O que fazer em Kioto
Suba pelo lado onde está a loja de departamento Isetan. Vá pelas escadas rolantes que ficam junto à entrada principal. Quando chegar ao 4F, vá em direção ao mirante do lado direito, depois retorne e suba pela Daikaidan (Great Staircase). Uma grande escadaria que normalmente apresenta algum show de iluminação.

Caso queira comprar os passes de ônibus de Kioto, aproveite e vá ao Centro de Informações Turísticas que fica deste lado, junto ao Nanbokujiyuturo (Pedestrian Walkway) no andar 2F.

Em vários andares verá obras de arte, esculturas e instalações. Caso esteja com fome, deste lado terá os restaurantes mais sofisticados do complexo, dentro do “The Cube”.

Se quiser algo mais prosaico vá deste mesmo lado ao Kyoto Ramen Koji (10o. andar). Parece uma rua pequena onde se encontram restaurantes de ramen de diferentes partes do país, como Toyama, Osaka ou Sapporo.

Depois suba ao jardim do último andar e aceda ao alucinante mirante – Skyway. Tive a sensação de entrar num túnel de ficção científica, só que ao inves de ver extraterrestres, ao meu lado umas vistas inesquecíveis de Kioto, com um fundo de montanhas nevadas. E a cereja do bolo? É totalmente gratuito.
O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto

Depois é so descer pelo outro lado. Se a fome chegar neste momento final do passeio desça aos subterrâneos da estação e entre na grande praça de alimentação da Estação de Kyoto – Shopping Mall “Porta Dining”. Comi diversas vezes por lá e mostrei tudinho nos vlogs. Preços excelentes, ótimo serviço e uma grande diversidade de pratos e estilos.

Também merece ser citada a Praça de Alimentação que fica no subsolo da loja de departamentos Isetan.
O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto
Site oficial da estação de Kioto: https://www.kyoto-station-building.co.jp/english/

O que fazer em Kioto – Kioto Tower

Prá quem curte uma torre-mirante, na frente da estação se encontra o edifício mais alto de Kioto e sua torre de observação a 100 metros de altura. Dizem que nos dias claros dá para ver até Osaka. Não subi porque não tenho esta fascinação por altos mirantes, mas fica a dica.

HotelEntrada: 770 ienes, com um cupom que se conhece online: 700 ienes
Horário: todos os dias das 9:00 às 21:00, sendo que a última entrada se dá às 20:40 horas.

O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto

Na frente da estação, pegue o ônibus 205 (Em breve, post sobre como circular de ônibus por Kioto) e desça na 5a. parada: Shijokawaramachi Bus Stop. Estará a 550 metros do Mercado Nishiki.

Ou a linha Karasuma do metrô na estação e descer na 2a. parada: Shijo Station. O mercado estará a 750 metros.

Se decidir comer na estação, inverta a parte da tarde, vá primeiro ao Castelo Nijo (ônibus 9 ou metrô Karasuma Line do metrô).

O que fazer em Kioto – Mercado Nishiki

O Nishiki Ichiba é uma mercado tradicional de Kioto, que remonta a 1311, quando se inaugurou a primeira loja de venda de peixe. Durante todo o período Edo (1603-1868) foi uma mercado de peixe, até que pouco a pouco foi se diversificando.

Tanto que ganhou um sobrenome, que significa “a cozinha de Kioto” porque tem tudo que diz respieto ao mundo gastronômico, dos ingredientes às panelas, das facas ao “palitinhos”.

Ocupa um espaço de 5 quadras entre as ruas Teramachi e Takakura. Outro lugar ótimo para almoçar dentro deste roteiro.

HotelAberto todos os dias das 9:30 às 18:00 horas, algumas lojas fecham nas quartas-feiras e domingos.
Site oficial: http://www.kyoto-nishiki.or.jp

O que fazer em Kioto – Castelo Nijo

Do mercado para o castelo são 2,4 km. Para ir de transporte público, pegue o ônibus 12 e desça na 7a. parada bem em frente ao castelo – Nijojomae. Também dá para ir de metrô, mas a parada Kyoto Shiyakusho-mae está a 1 km do mercado, onde deve pegar a Linha – Tozai e descer na 2a. parada – Nijojo-Mae.

O castelo Nijo é de 1603 e é um dos 17 Patrimônios Mundiais da Humanidade. Super legal para entender como era os castelos-palácios do período Edo.

Todo o percurso está repleto de interpretação do patrimônio em inglês. Explicam como funcionavam os biombos, para que o shogun usava cada habitação e que seu tema decorativo estava diretamente relacionado com sua funcionalidade.

Através das diferentes salas, a gente entra na cultura e na forma de vida do shogunato. Sinceramente me senti dentro de um filme. Só de vez em quando o frio penetrava meus ossos saía do meu filme particular e sentia aquela dor penetrante que a temperatura baixa pode ocasionar. Em parte, porque o lugar não está aquecido e a visita é feita com uma espécie de chinelo que eles fornecem na entrada. Ou seja, num inverno potente de fevereiro, ao sentir frio no pé, mesmo com a meia, mas sem o sapato, todo meu corpo congelou.

Por isso se vai no inverno, vá com uma meia térmica e neste dia vista mais roupa que o habitual, recomendo 😉

Além do castelo em si (Ninomaru), onde o número de visitantes é controlado, o que garante uma visita bastante agradável, passeie pelos outros edifícios e jardins.

Aliás, na época de florescimentos das cerejeiras, o castelo “se faz” conto de fadas com suas 400 árvores.

Curiosidade: Nijo-jo significa “castelo da rua dois”.

O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto
O que fazer em Kioto

HotelEntrada: 600 ienes
Horários: das 8:45 às 17:00, a entrada no castelo-palácio principal (Ninomaru) acontece entre às 9:00 e às 16:00 horas. Fecha nas terças-feiras em janeiro, julho, agosto e dezembro. Também permanece fechado de 26 de dezembro a 4 de janeiro.
Não se pode fotografar no interior de Ninomaru.
Site oficial: http://www2.city.kyoto.lg.jp/bunshi/nijojo/english/

O que fazer em Kioto – De Compras

Minha impressão é que as coisas era mais baratas em Kioto do que em Tóquio. Mas é uma impressão baseada em alguns itens, portanto não é nada científico.

Mas uma coisa é certa, foi mais tranquilo comprar por aqui, simplesmente porque as lojas não estavam abarrotadas de gente.

Para comprar eletrônicos, acessórios de fotografia e vídeo, bem como dermocosméticos e muita coisa da Shiseido, recomendo a Yodobashi. Fica a uma quadra da estação. Não esqueça de levar o passaporte porque caso gaste mais de 5.000 ienes estará isento do imposto de 8%. Mas para ter o direito assegurado tem que apresentar o passaporte, onde o comerciante coloca uma nota que apenas pode ser retirada pelo agente da alfândega no aeroporto de saída do país.

Para compras de remédios sem necessidade de receita e algumas comidinhas, a Family Mart que é bem parecida com a Seven Eleven, que tal como na Tailândia, está por todos os lados.

Bem perto da estação se encontra um shopping, o Aeon Mall, com uma loja Daiso, onde a maioria das coisas custam 100 ienes.

E claro, dentro da estação de Kioto está Isetan, grande loja de departamentos.
O que fazer em Kioto

Roteiro Kioto – nos Vlogs

Descubra quanto custa viajar para o Japão, clicando aqui.

Planejando a viagem para o Japão

Veja todos nossos posts do JAPÃO

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: TÓQUIO | KIOTO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Kioto – O Mapa

2 Comentários

  1. Lu Malheiros

    Lindo post S2 !!!
    Castleo de Nijo ou Castelo de Frozen :-)))

    responder
    • Patricia de Camargo

      Isso mesmo, Castelo da Frozen kkkkkk

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!