Guias de Viagem e Arte

 
 
out 24 2017

O que é perspectiva?

Na transição entre a Idade Média e o Renascimento, um dos aspectos mais importantes na pintura foi a retomada do uso da perspectiva. Mas o que é perspectiva?

O que é perspectiva – a palavra

A palavra em si vem do latim – Perspicere – que significa “ver através de”. É a representação do que vemos de forma gráfica. Acontece que a tela onde se representa tem duas dimensões, e nós vemos em 3. Portanto, são necessárias técnicas que possam criar a ilusão de profundidade, ou seja, desta terceira dimensão.

Na Idade Média, os conhecimentos greco-romanos da perspectiva foram deixados meio de lado porque a pintura não devia imitar a realidade. Na transição desta época ao Renascimento, o pintor voltou a provar maneiras de representar graficamente sua realidade, ou aquilo que observava e gostaria de colocar na pintura.

O que é perspectiva – as técnicas

Existem diferentes técnicas de perspectiva, entre elas algumas mais simples como:

  • A diminuição das figuras conforme se distanciem do primeiro plano. Não é exatamente assim que vemos? Pense quando você olha desde um avião. Quanto mais ele sobe, parece que a cidade vai se fazendo pequena.

Paisaje con el Bautismo de Cristo
A figura de Cristo que está no primeiro plano é maior do que as figuras que se encontram do lado esquerdo. Isto diz ao espectador, que elas estavam a uma certa distância de Cristo, e produz a sensação de profundidade.

  • Esfumar as formas, o que está mais perto se pinta com mais nitidez, e o que está mais longe com menos. Você está na praia e vê teu ser amado, naquele momento estilo filme romântico, você sai correndo para os braços dele ou dela. Mas quando chega perto, percebe que se enganou, estava tão longe que não era possível ver com nitidez, mas quando se aproxima tudo fica mais claro! Assim também é a perspectiva!

O que é perspectiva
A construção do lado esquerdo do quadro é pintada com muita nitidez, podemos ver as janelas, uma torre, etc. Já as construções que estão mais distantes (ao centro) estão meio apagadas, não é possível observar seus detalhes. A diminuição da nitidez quanto mais longe esteja o objeto projeta uma ilusão de profundidade.

No século XV, alguns artistas começaram a escrever regras para a construção gráfica de imagens com volume. Mas esta é outra história …

As duas obras utilizadas são do pintor Patinir (1485 – 1524):
1a. “Paisagem com o Batismo de Cristo”, mede 60,1 x 76,8 cm. Está no Gemaldegalerie, em Viena.
2a. “Paisagem com as Tentações de Santo Antônio Abad”, mede 155 x 173 cm. Esta no Museu do Prado, em Madrid.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers

Follow Me!