Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 02 2018

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração para “Romeu e Julieta” ?!

E isso? O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia? Os Médici foram poderosíssimos, mas o amor é o amor como diria o poeta. Com ele nem todo o dinheiro do mundo pode!
O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia
Nesta época as famílias arranjavam os casamentos para tentar acordos e manter o poder. Lucrecia Donati estava prometida a Nicolo Ardinghelli, que era 17 anos mais velho. Oficializaram o noivado e o cara se mandou para o Oriente por negócios. Neste meio tempo, Lucrecia contraiu a peste e prometeu que entraria em um convento caso não morresse.

Assim em 1463 vai a pobrezinha com 14 anos para sua cerimônia de entrada no convento. Como sua família era aristocrata, muita gente apareceu por lá. Entre eles, Lorenzo, o Magnífico, que ficou louco pela garota. Ele confessou seu amor, mas ela o rejeitou. Ele insistiu e insistiu e ela acabou se apaixonando por ele! Realizaram uma cerimônia de união secreta em 1464.

Acontece que o antigo noivo da moça retornou e o pai de Lorenzo vendo que o filho estava louquinho de amor, enviou o rapaz para uma missão diplomática. Neste interim, Lucrecia se casou com Nicolo. Mas o maridão voltou a ir para o Oriente.

Lucrecia a cada dia estava mais triste e então o que fez seu amado Lorenzo? Começou a organizar festas para ela. O pai de Lorenzo vendo que a coisa ia mal, resolveu casá-lo com Clarisa Orsini. Ele aceitou o casamento por conveniência, desde que pudesse contar publicamente do seu amor por Lucrécia. Em um grande torneio, ele declarou seu amor, mas a partir daí não se viram mais e esperaram poder se reencontrar novamente após a morte!

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração ao romance de “Romeu e Julieta” ?!

Uau, que história, hein?! Dizem que esta história da vida real teria inspirado “Romeu e Julieta”. Será? Pode ser, com a mesma idade Lucrecia e Julieta conhecem seu grande amor, bem como o fato que os Medici e os Donati eram meio inimigas, já que Cosimo de Medici havia exilado os Donati.

a historia dos MEDICI

Este documental conta parte da história dos Medici, incluindo Lorenzo. É bem interessante!

* Lorenzo de Medici pintada por Giorgio Vasari.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Referências: http://www.adepac.org/P06-45.htm

2 Comentários

  1. Maria Lúcia W Rodolfo

    Brilhante o documentário “The Magnificent Medici”. Adorei!
    Obrigada em compartilhá-lo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que bom que você gostou Maria Lúcia 🙂
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!