Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 02 2018

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração para “Romeu e Julieta” ?!

E isso? O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia? Os Médici foram poderosíssimos, mas o amor é o amor como diria o poeta. Com ele nem todo o dinheiro do mundo pode!
O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia
Nesta época as famílias arranjavam os casamentos para tentar acordos e manter o poder. Lucrecia Donati estava prometida a Nicolo Ardinghelli, que era 17 anos mais velho. Oficializaram o noivado e o cara se mandou para o Oriente por negócios. Neste meio tempo, Lucrecia contraiu a peste e prometeu que entraria em um convento caso não morresse.

Assim em 1463 vai a pobrezinha com 14 anos para sua cerimônia de entrada no convento. Como sua família era aristocrata, muita gente apareceu por lá. Entre eles, Lorenzo, o Magnífico, que ficou louco pela garota. Ele confessou seu amor, mas ela o rejeitou. Ele insistiu e insistiu e ela acabou se apaixonando por ele! Realizaram uma cerimônia de união secreta em 1464.

Acontece que o antigo noivo da moça retornou e o pai de Lorenzo vendo que o filho estava louquinho de amor, enviou o rapaz para uma missão diplomática. Neste interim, Lucrecia se casou com Nicolo. Mas o maridão voltou a ir para o Oriente.

Lucrecia a cada dia estava mais triste e então o que fez seu amado Lorenzo? Começou a organizar festas para ela. O pai de Lorenzo vendo que a coisa ia mal, resolveu casá-lo com Clarisa Orsini. Ele aceitou o casamento por conveniência, desde que pudesse contar publicamente do seu amor por Lucrécia. Em um grande torneio, ele declarou seu amor, mas a partir daí não se viram mais e esperaram poder se reencontrar novamente após a morte!

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração ao romance de “Romeu e Julieta” ?!

Uau, que história, hein?! Dizem que esta história da vida real teria inspirado “Romeu e Julieta”. Será? Pode ser, com a mesma idade Lucrecia e Julieta conhecem seu grande amor, bem como o fato que os Medici e os Donati eram meio inimigas, já que Cosimo de Medici havia exilado os Donati.

a historia dos MEDICI

Este documental conta parte da história dos Medici, incluindo Lorenzo. É bem interessante!

* Lorenzo de Medici pintada por Giorgio Vasari.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Referências: http://www.adepac.org/P06-45.htm

2 Comentários

  1. Maria Lúcia W Rodolfo

    Brilhante o documentário “The Magnificent Medici”. Adorei!
    Obrigada em compartilhá-lo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que bom que você gostou Maria Lúcia 🙂
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha essa belezura de vista do Rio Arno com a Ponte Vecchio. E ela está aparecendo pra te avisar que tem post com os detalhes da minha hospedagem em Florença numa casa-torre que encontrei no Airbnb 😜 No www.turomaquia.com 
#florença #hospedagem #italialovers #italia #hotelflorence
  • Vem conhecer esta belezura no novo vídeo da Odisseia Grega, no Canal do YouTube - Patricia de Camargo 👍

#epidauro #grecia #peloponeso #vloggrecia #artegrega
  • Novo projeto no Canal do YouTube Patricia de Camargo. Vem ler comigo uma das “bíblias” da história da arte 🤩

#historiadaarte #livrodearte #lendoarte #arte
  • A ponte mais famosa da cidade, a dos Suspiros, que só ganhou este nome no Romantismo. O nome tem a ver com o lugar que ela conduzia - as prisões do Palácio Ducale.

Hoje saiu post com a dica do último hotel que testei na cidade e AMEI ❣️veja no www.turomaquia.com 👈🏽 #veneza #pontedossuspiros #italia #italialovers #palazzoducale
  • A fascinação de caminhar de noite por Veneza. Para te ajudar a planejar tua viagem para lá, já saiu o primeiro post: como ir do aeroporto low cost de Veneza (Treviso) à ilha. Lá no www.turomaquia.com 👈🏽 #veneza #italialovers #italia #street_vision
  • Pelas ruas da “nossa casa” florentina 🥰

#italialovers #street_vision #florença #beautifulday #italiangirl

Follow Me!