Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 02 2018

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração para “Romeu e Julieta” ?!

E isso? O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia? Os Médici foram poderosíssimos, mas o amor é o amor como diria o poeta. Com ele nem todo o dinheiro do mundo pode!
O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia
Nesta época as famílias arranjavam os casamentos para tentar acordos e manter o poder. Lucrecia Donati estava prometida a Nicolo Ardinghelli, que era 17 anos mais velho. Oficializaram o noivado e o cara se mandou para o Oriente por negócios. Neste meio tempo, Lucrecia contraiu a peste e prometeu que entraria em um convento caso não morresse.

Assim em 1463 vai a pobrezinha com 14 anos para sua cerimônia de entrada no convento. Como sua família era aristocrata, muita gente apareceu por lá. Entre eles, Lorenzo, o Magnífico, que ficou louco pela garota. Ele confessou seu amor, mas ela o rejeitou. Ele insistiu e insistiu e ela acabou se apaixonando por ele! Realizaram uma cerimônia de união secreta em 1464.

Acontece que o antigo noivo da moça retornou e o pai de Lorenzo vendo que o filho estava louquinho de amor, enviou o rapaz para uma missão diplomática. Neste interim, Lucrecia se casou com Nicolo. Mas o maridão voltou a ir para o Oriente.

Lucrecia a cada dia estava mais triste e então o que fez seu amado Lorenzo? Começou a organizar festas para ela. O pai de Lorenzo vendo que a coisa ia mal, resolveu casá-lo com Clarisa Orsini. Ele aceitou o casamento por conveniência, desde que pudesse contar publicamente do seu amor por Lucrécia. Em um grande torneio, ele declarou seu amor, mas a partir daí não se viram mais e esperaram poder se reencontrar novamente após a morte!

O amor renascentista de Lorenzo e Lucrecia: inspiração ao romance de “Romeu e Julieta” ?!

Uau, que história, hein?! Dizem que esta história da vida real teria inspirado “Romeu e Julieta”. Será? Pode ser, com a mesma idade Lucrecia e Julieta conhecem seu grande amor, bem como o fato que os Medici e os Donati eram meio inimigas, já que Cosimo de Medici havia exilado os Donati.

a historia dos MEDICI

Este documental conta parte da história dos Medici, incluindo Lorenzo. É bem interessante!

* Lorenzo de Medici pintada por Giorgio Vasari.

Meus livros de ARTE

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Referências: http://www.adepac.org/P06-45.htm

2 Comentários

  1. Maria Lúcia W Rodolfo

    Brilhante o documentário “The Magnificent Medici”. Adorei!
    Obrigada em compartilhá-lo.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Que bom que você gostou Maria Lúcia 🙂
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Toda vez que entro no Louvre tiro uma foto com uma escultura que me emociona. Aquela primeira obra que acendeu dentro de mim uma vontade louca de entrar nesse museu. Ela, a Vitória de Samotracia. 
Uma escultura grega de 190 a.C. E você, qual é a obra de arte que mais te emociona?

#louvremuseum #vitoriadesamotracia #paris #arte #artegrega
  • Para Paris levei esta mochila da Pull & Bear (irmã da Zara). Ela imita as famosas mochilas suecas Kanken, portanto não pesa nada e aguentou bem meu equipamento de filmagem. O que você leva quando viaja? Bolsa, mochila, pochete? 
Foto by @curitidoce tirada no Jardin des Tuileries.

#mochila #pullandbear #paris #parislovers #jardindestuilleries
  • Uma semana cheia de energia e amor para todos nós 💕💕💕 #torreeiffel #parislovers #paris #happymoments
  • As cores do outono no local que inspirou a High Line de New York (quem me contou foi a Natália do @destinoprovence ). O Coulée Verte é um parque elevado de 4,5 km construído sobre um viaduto ferroviário que estava abandonado no 12º arrondissement de Paris. 
É um passeio lindo. Dá para fazer até um picnic por lá na hora do almoço.

#couleeverte #paris #parque #parislovers
  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo

Follow Me!