Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 11 2011

Na terra do Sunday Bloody Sunday

Sunday Bloody Sunday
Chove. Na real, não era nenhuma novidade. Na Irlanda do Norte, assim como na que não é do Norte, chove sempre. Em uma espécie de obelisco de pedra escura na estrada se lê: Cidade Amuralhada, e isto sim surpreende. Estava buscando o lugar que marcou a Bono & cia. a tal ponto que escreveram uma de suas mais lindas canções. Falo do hino daqueles que tem mais de 30: Sunday Bloody Sunday, que canta os acontecimentos de 30 de janeiro de 1972. Quando em um enfrentamento entre católicos e protestantes, morreram 14 pessoas e outras 30 foram feridas. Era esta a Derry ou a Londonderry que estava procurando.
Chamada video 2

Derry - Irlanda do Norte Sunday Bloody Sunday

Mas encontrei tantas outras. A cidade que deve seu nome à palavra inglesa – Daire – ou bosque de carvalhos. A cidade que foi tardiamente povoada a partir do século 6 d.C. com a construção de um mosteiro. A Londonderry que mantém suas muralhas construídas no século 17. Aproximadamente 15 Km dos quais o visitante pode observar a Derry. O bairro dos católicos Bogside, onde aconteceu o domingo sagrento, e que hoje é um museu a céu aberto. Um museu paradoxal, lindo e ao mesmo tempo assustador. Grandes pintores realizaram seus murais, muito mais técnicos e detalhistas dos que os de Belfast. Mostram através da cor e da linha as mortes, os “heróis” desta batalha que aos olhos do de fora é tão irracional.

Sunday Bloody Sunday
Derry - Irlanda do Norte Sunday Bloody Sunday

Uma cidade de edifícios conservados, e de memórias também conservadas, sejam elas terríveis ou maravilhosas. Derry ou Londonderry que em 2013 será Cidade da Cultura. Com cafés cheios de estilos e lojas enormes. Uma cidade concentrada, fácil de conhecer, e muito mais difícil de entender. Porque querendo ou não, é uma cidade dividida em uma ilha dividida. Lugar que mistura a doçura e a IRA de sua gente.

Derry - Irlanda do Norte Sunday Bloody Sunday

Mas com esperança, e decidida a acreditar sempre nas pessoas, fico com o lado mais terno e olho aos murais como lembranças de tempos que já foram, e que nos ajudam a rejeitar qualquer possibilidade de revivê-los hoje ou amanhã!

Derry - Irlanda do Norte

Veja todos nossos posts dA IRLANDA

Busque e reserve seu hotel em Londonderry, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

fotos: turomaquia_2010

4 Comentários

  1. Carol Wieser

    Patrícia,Essa sua séria sobre a Irlanda está show de bola!! Estou me torturando aqui na frente do computador, tentando planejar uma data para dar uma escapadinha por ai… A pequena já está bem acostumada a viajar, tenho ido sempre com ela pra praia, mas quem sabe não me arrisco com uma viagem maior?Quero aproveitar e desejar um ano cheio de milhas percorridas e saúde pra aproveitar todas elas.Super beijos

    responder
  2. Alice

    Patrícia: Passei a passear pelos blogs de viagem há pouco tempo, quando organizei minha ida para Lisboa-Paris com as crianças depois de um jejum de 6 anos. Quero dizer que o seu blog, atualmente, é o melhor! Sem overdose de informação, ensina sobre arte, história e dá dicas pragmáticas, tudo na medida. Estou considerando seriamente Escócia e Irlanda para julho! Se esse for o meu destino, já tenho um guia maravilhoso. Sucesso na tese – isso eu sei como dói, foi um dos motivos do meu jejum de viagens 🙂

    responder
  3. Sissi Ribeiro

    Patrícia, realmente seu blog é o melhor, obrigada por ser assim, tão vc! Ontem apresentei seu canal para um amigo, queridíssimo, ele é historiador e professor, adorou vc ,e já vai indicar para os alunos, coisa boa precisamos compartilhar! Beijo grande de uma fã e amiga!??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Sissi, que comentário mais lindo. Brigaduuu por me motivar a continuar com este trabalho! Um beijo enorme da sua amiga Patricia.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!