Museu Sorolla – uma pequena jóia em Madri
Fora da milha de ouro dos museus madrilenhos, a cidade esconde uma pequena jóia. A casa convertida em museu do maior pintor impressionista espanhol: Sorolla. Quem gosta de Renoir, Degas e Monet, vai amar a visita. O artista que nasceu em Valencia é contemporâneo dos franceses. Os quadros estão entre os móveis e lembranças do pintor. A visita é muito mais íntima, dá até para imaginar Sorolla andando de um lado a outro, o chá da tarde, as crianças correndo pelo jardim, que aliás é outro ponto alto do museu.
Índice
Quando ir no Museu Sorolla
Abre de terça-feira a sábado das 09:30 às 20:00 horas. Aos domingos, das 10:00 às 15:00 horas.
Como chegar no Museu Sorolla
Desde a Plaza de Cibeles são uns 2 Km até o Museu Sorolla, não no sentido do Prado, e sim no oposto. Para ir de transporte público:
Ônibus – 5, 7, 14, 16, 27, 40, 45, 61, 147 e 150
Metrô – Linha 1 (estação Iglesia), Linha 5 (estação Rubén Dario) e Linhas 7 e 10 (estação Gregorio Marañón).
Quanto custa a entrada do Museu Sorolla
A entrada custa 3€, estudantes da União Européia e dos países ibero-americanos não pagam para entrar, assim como os maiores de 65 anos.
Museu Sorolla – Aceita algum passe?
Madrid Card.
Guia de visita do Museu Sorolla
Esta é uma casa-museu. Foi residência e atelier do artista desde 1911. Sorolla tentou separar sua vida profissional da familiar, através da disposição dos cômodos. Seu ateliê formado por 3 estudios contíguos tinham acesso direto ao jardim. A casa familiar em si estava composta por uma grande sala de estar e uma sala de jantar, e outra salinha íntima. Na parte de cima, estavam os 4 dormitórios, do casal e de seus três filhos. No térreo, estão os cômodos que conservam a maior parte da mobília da família.
Eu recomendo uma paradinha mais prolongada nas seguintes obras: “Trata de Blancas”, que significa tráfego de seres humanos, mas especificamente de mulheres. Olhe a data do quadro, e vai perceber que este é um problema grave há muito e muito tempo.
Um quadro onde predomina um montão de tons de branco – “Madre”. É possível sentir a textura dos lençóis.
O pintor que nasceu em Valencia, cidade de costa. Ficou famoso principalmente por seus quadros de praia e pela forma como pintava os reflexos na água.
Na parte de cima, recomendaria este mesmo olhar ao hipnotizante “Mi mujer y mis hijos”. A filha mais velha vai te seguir com os olhos, na verdade as únicas feições mais claras no quadro. Veja o contraponto no rosto da mãe!
Uma poesia feita imagem – “Instantânea de Biarritz”. Lembra bastante a Monet.
Puro impressionismo. O quadro se constrói com manchas de cor. De longe se vêem as figuras, de perto, apenas cores – “La Siesta”.
Que serviços oferece o Museu Sorolla
Pecam pela ausência de serviços. Uma pena que naquele jardim não funcione uma cafeteria. A lojinha não é uma lojinha. Uma pequena coleção de coisas na entrada do museu.
Posso fotografar no Museu Sorolla?
Sim, sem flash.
Site: http://museosorolla.mcu.es/index.html
Endereço: General Martínez Campos, 37
Saindo do Museu Sorolla, siga nossa sugestão de roteiro a pé: De Sorolla a Velázquez,passando por Goya
Veja todos nossos posts de Madri
Busque e reserve seu hotel em Madri, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Evite filas, compre antecipadamente suas entradas para os principais ATRATIVOS DE MADRI, e em português, clicando aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia
Veja nosso dia dia nas Canárias e as viagens em tempo real no Snapchat – Turomaquia. .