Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2012

Muro de Berlim – a ferida onipresente

Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha mais à oeste da Linha Oder-Neisse foi dividida em 4 zonas, controladas por Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e França. Berlim, símbolo do antigo poder nazista também acabou dividida.
Muro de Berlim

Com a Guerra Fria e a divisão do mundo em capitalistas x comunistas, a União Soviética deu um certo poder à sua zona, porque pretendia criar por ali um estado independente. No dia 7/outubro/1949 se constituiu a RDA (República Democrática Alemã). Que de democrática não tinha nada 🙁
Muro de Berlim

O pessoal começou a fugir para o lado ocidental que passou a ser chamado de RFA (República Federal da Alemanha). Sem contar o diário trânsito de um lado para outro. O que acontece é que neste ir e vir, as pessoas levavam idéias, que desencadenavam revoltas, e como isto não interessava aos tios da RDA, pouco a pouco começaram a proibir este “vou e venho quando quero”. Alguns berlineses viviam de um lado e trabalhavam do outro.

A coisa começou a ficar feia, e a partir de 1952 só piorou. Quando os dois lados não conseguiram chegar a um acordo para a reunificação da Alemanha. No dia 26/maio/1952 se fecham as fronteiras que até então estavam abertas. Aumentam os controles para o trânsito ao lado oeste e se suspendem os trens interrubanos, através dos quais muitos fugiram do lado leste. Das 81 ruas que uniam os dois setores, 67 foram fechadas e nas demais se colocaram postos de controle.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Até que no dia 13/agosto/1961 a RDA resolveu que as pessoas não podiam ver seus familiares do outro lado, trabalhar ou conversar por telefone umas com outras. Neste dia começou a ser construído um muro que sangrou a cidade. Foi um corte sem nenhuma anestesia. Do dia para noite, pessoas perderam seus empregos, suas vidas, suas casas, e 155 Km de barreiras foram colocadas para mostrar a maldita força desta gente.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Começaram com umas barreiras de arame, e passaram a muros de concreto. Depois a parte de cima arredondaram, para que as pessoas não tivssem uma base na hora da subida. E por fim, colocaram uma faixa da morte de 40 metros de largura com arame farpado e iluminação.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Para isso tiveram que destruir edifícios, lacrar janelas e matar a 125 pessoas. Mesmo com todas estas medidas, entre 1961 e 1989, umas 475.000 pessoas conseguiram refugiar-se no lado ocidental.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Somente no comecinho dos anos 1970 é que a situação se relaxou um pouco, e se permitiu que os berlineses orientais chamassem por telefone aos do lado ocidental. Em novembro de 1989, o muro caiu. Mas apenas no dia 26 de junho de 1990, ordenou-se o fechamento de todos os controles de fronteira :(.
Muro de Berlim

Posts relacionados:
Carimbando o passaporte entre Alemanhas – Potsdamer Platz
Roteiro para ver os restos do Muro de Berlim

Veja todos nossos posts de BERLIM

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de fevereiro, coloque o código: FEV15OFF

fotos atuais: turomaquia_2010
fotos antigas: foto antiga: El Muro de Berlín 1961-1898, Landesarchiv Berlin (Ed.)

1 Comentário

  1. Débora Bordin

    É uma história realmente comovente essa a da Alemanha.
    Escrevi sobre Berlim, logo depois de assistir Operação Walkíria, aos prantos!
    “Fascinante Berlim”: http://viajandoporai.blog.com/2011/05/09/fascinante-berlim/
    Bjos e parabéns pelo blog 🙂

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!