Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 04 2012

Muro de Berlim – a ferida onipresente

Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha mais à oeste da Linha Oder-Neisse foi dividida em 4 zonas, controladas por Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e França. Berlim, símbolo do antigo poder nazista também acabou dividida.
Muro de Berlim

Com a Guerra Fria e a divisão do mundo em capitalistas x comunistas, a União Soviética deu um certo poder à sua zona, porque pretendia criar por ali um estado independente. No dia 7/outubro/1949 se constituiu a RDA (República Democrática Alemã). Que de democrática não tinha nada 🙁
Muro de Berlim

O pessoal começou a fugir para o lado ocidental que passou a ser chamado de RFA (República Federal da Alemanha). Sem contar o diário trânsito de um lado para outro. O que acontece é que neste ir e vir, as pessoas levavam idéias, que desencadenavam revoltas, e como isto não interessava aos tios da RDA, pouco a pouco começaram a proibir este “vou e venho quando quero”. Alguns berlineses viviam de um lado e trabalhavam do outro.

A coisa começou a ficar feia, e a partir de 1952 só piorou. Quando os dois lados não conseguiram chegar a um acordo para a reunificação da Alemanha. No dia 26/maio/1952 se fecham as fronteiras que até então estavam abertas. Aumentam os controles para o trânsito ao lado oeste e se suspendem os trens interrubanos, através dos quais muitos fugiram do lado leste. Das 81 ruas que uniam os dois setores, 67 foram fechadas e nas demais se colocaram postos de controle.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Até que no dia 13/agosto/1961 a RDA resolveu que as pessoas não podiam ver seus familiares do outro lado, trabalhar ou conversar por telefone umas com outras. Neste dia começou a ser construído um muro que sangrou a cidade. Foi um corte sem nenhuma anestesia. Do dia para noite, pessoas perderam seus empregos, suas vidas, suas casas, e 155 Km de barreiras foram colocadas para mostrar a maldita força desta gente.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Começaram com umas barreiras de arame, e passaram a muros de concreto. Depois a parte de cima arredondaram, para que as pessoas não tivssem uma base na hora da subida. E por fim, colocaram uma faixa da morte de 40 metros de largura com arame farpado e iluminação.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Para isso tiveram que destruir edifícios, lacrar janelas e matar a 125 pessoas. Mesmo com todas estas medidas, entre 1961 e 1989, umas 475.000 pessoas conseguiram refugiar-se no lado ocidental.
Fotos Historicas do Muro de Berlim

Somente no comecinho dos anos 1970 é que a situação se relaxou um pouco, e se permitiu que os berlineses orientais chamassem por telefone aos do lado ocidental. Em novembro de 1989, o muro caiu. Mas apenas no dia 26 de junho de 1990, ordenou-se o fechamento de todos os controles de fronteira :(.
Muro de Berlim

Posts relacionados:
Carimbando o passaporte entre Alemanhas – Potsdamer Platz
Roteiro para ver os restos do Muro de Berlim

Veja todos nossos posts de BERLIM

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de fevereiro, coloque o código: FEV15OFF

fotos atuais: turomaquia_2010
fotos antigas: foto antiga: El Muro de Berlín 1961-1898, Landesarchiv Berlin (Ed.)

1 Comentário

  1. Débora Bordin

    É uma história realmente comovente essa a da Alemanha.
    Escrevi sobre Berlim, logo depois de assistir Operação Walkíria, aos prantos!
    “Fascinante Berlim”: http://viajandoporai.blog.com/2011/05/09/fascinante-berlim/
    Bjos e parabéns pelo blog 🙂

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!