Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 22 2009

Mochilão Europa

Quando fui à casa dos meus pais encontrei um pequeno caderno que me inspirou a criar esta seção: Em algum lugar do passado. Quando você morou 3 anos entre duas casas distantes mais de 8.000 Km chega uma hora que já não sabe onde estão suas coisas ou se elas não foram esquecidas no meio do caminho. Eu já dava por perdido o diário de viagem do meu mochilão à Europa. Mas não é que ele surgiu na minha frente …


Primeira página do Diário de Viagem

Gastos tim-tim por tim-tim

Em 1995 vendi meu carro, e decidi que já estava na hora de uma aventura sozinha. Inspirada no livro “Uma aventura legal – Ou como viajar muito e gastar pouco”, do Sergio Motta, comprei um eurailpass de 1 mês, fiz uma carteirinha de albergue, comprei uma mochila e meti o pé na estrada.


Eurailpass, com o carimbo do primeiro dia de uso: 3 de maio de 1995

A passagem aérea era da finada Vasp, mas como eles já estavam com problemas, o avião era da Skyjet (se não me engano, porque isso não anotei). Acontece que o avião da Vasp era maior, e eles colocaram o mesmo número de passageiros num avião menor, imagina como começou esta aventura!?

Muita gente na época dizia que eu estava louca, vendendo meu carro e viajando na metade do último ano de direito. Por outro lado, muitos apoios. O primeiro e fundamental: na minha casa todo mundo achando o maior barato, e segundo: uma pessoa que não quero dizer o nome para não comprometê-la, conseguiu um atestado médico por 40 dias, não para nenhum trabalho, para a faculdade de direito. No último ano você tem estágio obrigatório, faltou um dia, reprovado! Eu sempre estudei muitissimo, super CDF mesmo, e não acho que fiz nada errado, era agora ou nunca. Resolvi pelo agora!

No dia 2 de maio de 1995 meu avião saía do antigo Aeroporto Afonso Pena de Curitiba. Meu pais, meus irmãos Mando e Nico, o Marcelo, D. Neiva foram se despedir de mim. Em Sampa encontrei minha prima Flávia e meus padrinhos, o pessoal estava meio apreensivo (risos) e eu também!


Olha a minha pinta! da esquerda para a direita: mãe, pai, Nico, Mando e a viajante

O bilhete da Vasp

O painel em Sampa com o anúncio do meu voo: VSP 790 Brussels

Olha o que eu escrevi sobre o momento que passo para a zona de embarque internacional: “Agora estou meio trêmula, não dá mais para voltar atrás”.

Também foi nesta viagem, quando descobri que tinha desenvolvido uma certa claustrofobia: “Já estou no avião, vou para minha janela, pânico! Me sinto presa! Não é que a pessoa que estava no corredor troca comigo e o melhor não senta ninguém no meio! (…) Viajei com um travesti, o maior barato. Ele/ela passa seis meses no Brasil e seis meses na Europa. Decolamos às 23:16 horas, escala em Recife às 01:48 horas”.

Muita coisa aconteceu nesta que eu considero minha primeira grande viagem, minha primeira grande aventura. E vou contar tudo tim-tim neste espaço dedicado a nostalgia.

Mas conta pra mim, qual foi sua primeira grande aventura “viajeira”? Quando foi a primeira vez que você se sentiu solto neste mundão?

Destaque post:
Mochilão Europa
Viagem pela Europa de mochila

Fotos: archivo_turomaquia_1995

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

22 Comentários

  1. pcdrocha

    Paty, que legal essa lembrança. Eu fiz um mochilão na Itália com 20 e pouco anos que foi bacana demais, com a minha irmã e quase sem planejamento prévio, mas valeu demais a experiência.

    responder
  2. Alessandro A.

    Patrícia, esse post realmente nos faz lembrar de experiências inacreditáveis e prazerosas do passado. Afinal, quem não tem uma viagem inesquecível?Parabéns pelo blog! Ficarei aguardando seus próximos posts para saber como essa história continua….Um abraço

    responder
  3. Cacá

    Patricia, que delícia de aventura!Que legal vc ter achado o seu diário da viagem. Adorei o post! :)Beijocas!

    responder
  4. Viniart

    Uuuaaauuuu adoreiii, escreva mais, me vejo também um pouco assim por que ainda não fiz nenhuma GRANDE viagem , se quer entrei em avião, por isso que se der tudo certo e for conteplado com a bolsa com certeza eu vou fazer um diário de bordo kkkk !!beijos !

    responder
  5. Carol Wieser

    Como é bom relembrar dessas coisas. Que legal que você achou seu diário, assim consegue se lembrar de tudo e postar para nós nessa seção de lembranças. Respondendo a sua pergunta, minha primeira grande viagem (sozinha, sem parentes) foi pra Disney. Você pode até pensar, essa não vale, mas pra mim que tinha apenas 14 anos viajar pra fora do Brasil, apenas com amigos, foi o must.Beijos

    responder
  6. Anonymous

    Ola Pat, que barato,saber que sempre te incentivamos a realizar essas aventuras, mnas que no fundo sinto-me orgulhosa em dizer essa é a minha filhaaaaaaaaaaa.Correção é o Mando na foto com certeza.Estamos nos preparando para o primeiro voou do seu irmão.Beijos te amamos muito, nossa menina.

    responder
  7. Patricia de Camargo

    pcdrocha, eu planejei, mas você vai perceber que mudei todos os planos já no início da mochilada. Quantos dias vocês ficaram, você e a tua irmã???Beijos

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Alessandro na sexta-feira tem mais “Em algum lugar do passado” jejejeVisitei teu blog, muito legal!Beijos

    responder
  9. Patricia de Camargo

    Cacá quando eu avistei este caderninho nem acreditava !!!Beijos

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Vini, vai se preparando então, você vai flipar!Beijos

    responder
  11. Patricia de Camargo

    Carol claro que vale, sozinha com 14 anos em um país diferente! Que jóia!Beijos

    responder
  12. Patricia de Camargo

    Mami obrigada! Eu sabia que era o Mando, até comentei com o Tom, eles não meio maus nem recongecem os filhos jejejejejeBeijos

    responder
  13. Malu

    Olá Pati!Então, a minha grande aventura com certeza foi a viagem para a Espanha, pq mesmo acompanhada de amigos nós nunca tínhamos convivido tanto tempo juntos e depois q nos separamos do coordenador ninguém falava espanhol então “liderar” o grupo não era tarefa mto fácil, mas com certeza absoluta valeu mto a pena!!Saudades!!Bjão!!!

    responder
  14. Michel

    Nada como um belo diário de viagem com tudo registrado!!Com certeza tua série de posts vai ficar irada!!!Minha primeira grande viagem foi aos 21 anos, meio tarde.. fui passar 20 dias na Califórnia!Um cara muito doido bebeu demais no avião e tive que passar mais da metade do vôo em pé, já que as poltronas vizinhas a ele não podiam ser usadas.. ele botou o whisky todo pra fora.. hueuheuhefoi uma belíssima aventura e muito louca – como sempre!!Grande beijo e boa semana!Michelwww.rodandopelomundo.com

    responder
  15. Patricia de Camargo

    Malu, esta viagem de vocês foi legal até pelos problemas, porque como você disse, é nesta hora que a gente aprende a se virar!Beijos

    responder
  16. Patricia de Camargo

    Ui cruz credo Michel, que “asco” jejejejeVinte dias na California, ta aí um lugar que eu gostaria de conhecer, bem como teu próximo destino: Maldivas. Pessoal imaginem os posts que virão deste paraíso!!!Beijos

    responder
  17. CarlaZ

    Putz escrevi e perdi…mas vou ver se lembro…Amei esse seu caderninho…imagina você! tenho um caderninho desses da minha primeira viagem a Europa também…Agora minha primeira aventura…ninguém acredita…mas foi uma viagem de trem do Rio a BH com a minha tia (sem meus pais!) quando eu tinha 2 anos quase 3, me lembro bem porque me senti totalmente independente!

    responder
  18. Patricia de Camargo

    Carla que legal esta experiência!!! Adorei e me inspirou para uma histñoria para a seção – “Em algum lugar do passado”.Beijos

    responder
  19. Mari Sugai

    Olá Patrícia,conforme prometido no twitter, além do feedback de dizer que realmente estou amaaaaaaaaaaando seu blog (estou vendo aos poucos, pq é mta coisa interessante pra se ler!!!),respondo sua pergunta dizendo que a 1a vez que me senti solta no mundo, foi qdo fui ao Japão pela 1a vez… Misto de sentimentos: medo, nervosismo, ansiedade, mta curiosidade e tb sensação de liberdade, de ser realmente dona do meu nariz… rsbjs!

    responder
  20. Patricia de Camargo

    Oi Mari, fico bem feliz que você esteja gostando deste espaço dedicado às viagens! Quanto tempo você esteve no Japão? É um dos lugares que eu e o Tom desejamos conhecer!Beijos

    responder
  21. Lu Francesa

    Corajosa vc! :)Tenho certeza que foi uma experiência maravilhosa!Vc acha que o Eurailpass compensou mesmo ? Qual o maior trajeto q vc fez de trem ?beijocas,Lu.

    responder
  22. Patricia de Camargo

    Lu, na época que eu fiz, valeu muito a pena. O maior trajeto que fiz foi uma total loucura, Madri a Bruxelas! Porque queria deixar minha mochilona no aeroporto antes de ir a Paris, que era minha última escala, antes de retornar desde Bruxelas!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!