out 15 2008

Mirantes de Atenas

As colinas de Atenas propiciam vistas lindas da cidade, e você não paga nada para subir, apenas necessita fôlego e disposição!

Quando saímos da Acrópole, imediatamente subimos no Monte Aeropagus, está ao lado. Dele se vê super bem os Propileos da Acrópole, vale a pena, e não representa nenhum grande esforço. Também se tem uma bela vista da Agora Grega.

Segundo a mitologia, neste lugar se reuniu o conselho dos deuses que julgaram Ares pela morte do filho de Poseidón. Lendas à parte, o certo é que aqui se instalou o tribunal de justiça mais antigo do mundo. Aqui se encontrava a sede do primeiro parlamento aristocrático da Atenas Clássica, mas com o tempo perdeu sua força política, e a partir do século V a.C. aqui se realizaram mais juízos de assassinatos. E no ano 51 d.C. neste lugar os atenienses escutaram o primeiro sermão do apóstolo São Paulo. Uma placa de bronze dá conta deste fato.
Aeropago
Aeropago (1)

No final do dia que visitamos a Acrópole decidimos subir em outro monte, o Filopapo. A subida é um pouco mais forte que o Aeropago, mas também nada muito difícil! Suba até o Monumento de Filopapo, que foi construído no século II d.C. para homenagear ao governador romano de Síria – Caio Julio Antioco, que também era conhecido como Filopapo, que significa “o neto preferido de seu avó”. Fora todas as histórias deste lugar, que teria sido a prisão de Sócrates e tal, a vista é de babar! Não perca, e se puder vá no final de tarde e espere o sol começa a se por, e faça desde o Monumento de Filopapo, um pequeno video de Atenas, fazendo um 360 graus dos mais bonitos!

Filopapo

Quando voltamos de Meteora, passamos o dia em Atenas e decidimos subir o Monte Licabeto. Fomos andando, pegamos a rua que passa na lateral do Parlamento, e depois que passamos o Museu do Exército, ficamos atentos porque tivemos que pegar uma pequena rua à esquerda para dar de cara com o Licabeto. Você pode subir grande parte com o funicular, que custa ida e volta – 4,50€. Nós decidimos subir caminhando, é uma subidinha boa, mas a cada passo a vista vai ficando mais e mais incrível!

Segundo a lenda, a deusa Atenea queria que seu templo na Acropóle se aproximasse do céu. Uma noite de tempestade, foi à montanha Penteli que está nos arrededores de Atenas, e daí tirou uma enorme rocha com o objetivo de colocá-la em cima da que já existia. Enquanto levava a rocha, aproximaram-se pássaros negros que traziam más notícias sobre um tema que dizia respeito à deusa. Como ela tinha pressa, deixou cair a rocha no centro de Atenas, e aí ficou para sempre esta rocha de 278 metros de altura! Na Antiguidade Clássica a colina estava coberta de vegetação, e no seu topo havia um templo dedicado à Zeus. Quando Atenas foi liberada da ocupação turca, no Licabeto não havia nenhuma árvore. O reflorestamento foi realizado entre 1880 e 1915.

Hoje no topo da montanha se encontra a pequena Capela de Agios Giorgios, toda branquinha, que fica linda quando está iluminada de noite. E também tem um bar, eu estava meio morta quando chegamos e resolvemos que íamos beber algo, mas quando nos trouxeram o cardápio, tudo era tão absurdamente caro, que nos levantamos e fomos embora! De um lado do topo, se vê o Teatro Licabeto. Este teatro foi construído entre 1964 e 1965, nele se representam obras gregas clássicas, e tem uma capacidade de 3.000 pessoas.

Desça feliz da vida do Licabeto, porque com todo o exercício que você fez, vai poder comer um pouquinho mais da incrivelmente boa comida grega!
Licabeto
Licabeto (1)

Para ver imagens gravadas do Monte Filopapo, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 11
Para ver imagens gravadas do Monte Aeropagus, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 9

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

1. SÍLVIA OLIVEIRA

Ai, que show!Ow, como você consegue publicar essas fotos gigantes… assim gigante no tamanho delas, (não nos megas)? Eu coloco lá na hora de publicar as minhas como tamanho “grande”… mas num sai assim, não!Bjs!

2. Patricia de Camargo

Silvinha estou usando o scribefire para editar os posts do blog, e por isso consigo colocar as fotos deste tamanho, e até maiores!E obrigada pelo elogio, beijosAT: Para baixar o scribefire é através do mozilla firefox, é uma das ferramentas que este navegador oferece, e claro que isto eu devo ao TOM!

3. Luisa

Patricia, cada foto maravilhosa!! To adorando rever Atenas contigo e tà me dando uma vontade enorme de voltar! Que lugar sensacional!Bjs

4. Patricia de Camargo

Eu ADOREI Atenas, um montão de gente nos disse, oq ue vocês vão fazer tanto em Atenas, é so subir no Partenon, e já está. Mais a cidade é muito mais do que esse encantador monumento, tem uma energia incrível! Eu recomendo para todo mundo!Beijos Luisa

5. SÍLVIA OLIVEIRA

Ow, Pati!Tô fazendo as alterações no blog para usar o scribefire. Tive que mudar o template porque o meu cortava as fotos editando uma foto maior. É realmente genial a edição de fotos no scribefire. Não sei se vai dar certo… mas fiz uns testes num blog fake e ficou bom. Obrigadíssima pela dica!

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

• Entramos? Misturas impossíveis que o Porto faz prá você.

Uma semana incrível para vocês. Eu já coloquei um incenso prá queimar. Prá ver se os nós se desfazem esta semana.
Depois de uma noite louca entre pesadelos de época kkkkkk tô necessitada de um cheiro bom 😉

#porto #portugal🇵🇹 #mix #bares #beautifulcity
  • Gran Canaria também sofre com a onda de calor. Ontem subimos a San Mateo e o termômetro marcava 38 graus 😨 Nesta cidade acontece sábado o dia todo e no domingo até às 14 horas um mercado agrícola genial 👁‍🗨
#sanmateo #canaryislands #grancanaria #market #verão #happiness😊 #happymoments❤
  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip