Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 09 2009

Meteora: sonho, dream, sueño, sogno

Salimos de Delfos após a visita aos dois santuários. Eu estava emocionada porque nesta mesma tarde chegaríamos a un dos meus objetos de desejo. Estava como uma criancinha quando vai ganhar a primeira caloi! Foram mais ou menos 240 quilômetros até vislumbrar pela primeira vez as rochas gigantescas. Sabe aquele tipo de experiência na qual você sabe exatamente o que vai encontrar, mas quando está frente a frente o bicho pega. Pois METEORA é assim!

Já havia visto um montão de fotos, documentários, reportagens, mas quando de repente surgiram na nossa frente as primeiras rochas, eu alucinei. E esta sensação maravilhosa durou os dias e meio que estivemos por “Meteora”.



Instagram-banner

O que significa Meteora
A palavra Meteora significa “suspenso no ar”, e tem a mesma raiz portanto da palavra meteorito. O que se chama Meteora é esta pequena porção de terra aonde a erosão construiu esta paisagem impressionante, as duas cidades que servem de base para as excursões são Kastraki e Kalambaka. Como eu estava dizendo as rochas imponentes surgiram de um processo de erosão e terremotos, anteriormente o que havia era um rio que desembocava no mar de Tesalia. Quando este rio encontrou outro saída para o Mar Egeu, teve início o processo conhecido como afundamento geológico que produziu esta paisagem.

Os mosteiros de Meteora
Aqui existe um perfeito casamento homem e natureza. No século XI alguns ermitãos resolveram que queriam estar mais perto de Deus e passaram a viver nas cavernas que se encontravam nas rochas, até hoje se podem ver algumas destas cavernas. No século XIV com o avanço das tropas turcas sobre a Grécia, os monges começaram a buscar lugares mais seguros e distantes das batalhas, e Meteora era ideal. Ideal para se esconder, mas imaginem construir enormes mosteiros no pico destas rochas, uma loucura! Pensem só a dificuldade que era subir o material para a construção! Alguns levaram 200 anos para serem construídos. Foram construídos 24 mosteiros entre o séculos XIV e XV, atualmente seis deles continuam ativos e podem ser visitados. Desde 1988 estes mosteiros são Patrimônio Mundial da Humanidade.

O acesso aos mosteiros
Hoje a subida até os mosteiros se realiza por escadas intermináveis (risos), mas antes era bem pior. A subida se dava por umas escaleras desmontáveis, sabe estas escadas de cordinhas que se lançam e se abrem, ou ainda por redes. O lance da rede era o seguinte, colocava a pessoa numa espécie de rede de pesca, faziam como uma trouxinha e a subiam, dá uma olhada nesta foto-montagem para ter uma idéia de como era a coisa.
Vaarlam - Meteora
Onde ficar
As melhores bases para visitar Meteora são as cidades de Kastraki e Kalambaka. Esta última é maior que a primeira, repleta de pequenos hotéis e restaurantes. A outra é pequenininha e tranquila. Nós decidimos ficar em Kastraki, e adoramos. Nosso hotel ficava praticamente na entrada de Meteora e tinha umas vistas de tirar o fôlego. O quarto era grande e confortável, e o pessoal bastante amável. Mas para ficar neste hotel, o melhor é que você esteja de carro porque fica meio fora da mão se você preferir visitar a região de ônibus. Mas esta opção não seria a melhor se não dispõe de muito tempo!

Pagamos 60€ pelo quarto duplo, e recomedamos! Se vier em baixa temporada provavelmente poderá conseguir uma tarifa inferior, nós viajamos em altíssima temporada européia: Agosto!

Mapa das Meteoras
No hotel nos proporcionaram um mapinha dos mosteiros, com seus respectivos horários de visitação. É fácil se locomover porque basicamente é uma estrada que circunda as meteoras. O difícil é se concentrar com tanta beleza!

Para ver como alucinamos ao chegar perto das Meteoras, veja este video: Telenovela Kalón – Capítulo 21: na estrada atrás de um sonho
Para ver uma road trip que em 2013 passou por Meteora, clique aqui.

Veja todos nossos posts de METEORA

Busque e reserve seu hotel em Meteora, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês de dezembro/2015, coloque o código: FESTAS2015. Para ver os descontos em outros meses, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Destaques do Post:
Dicas de viagem a Meteora
Hospedagem em Meteora
História de Meteora e dos mosteiros

fotos e video: turomaquia_2008

4 Comentários

  1. bianca

    Acho que eu preferia subir nessa redinha do que pela escada… heheheheh…Besitos

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Bianca jejejejeje as escadas são como a penitência para alcançar os mosteiros heheheheBeijos

    responder
  3. Mérida Herasme Medina

    Parabéns! Ótima dicas de viagem, muito bem documentadas.

    Estou indo sozinha para Meteora numa 2aF (23/4/2013) e queria ficar até 4aF. Minha dúvida é como ir de Kalambaka até os mosteiros. Daria para pegar um ônibus, chegar a um ponto e seguir a pé? Você teria uma ideia do tempo para subida? Costumo caminhar um 5 km por dia (no plano), sei que é diferente mas andando com fé tudo é possível…..

    Abraços, Mérida

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Mérida, eu aluguei carro. Na época que viajei havia apenas duas maneiras de chegar aos mosteiros: carro ou excursão (que em sua maioria saiam de Atenas). Para ir aos mosteiros a distância é bem superior a 5 km, e pela frente terá muuuitas subidas.

      Mas agora parece que existe uma terceira opção, em Kalambaka, há micro-ônibus que fazem o roteiro dos mosteiros. Muita gente vai até o “Megalo Meteora”, e depois vai descendo a pé. Depois me conta como você fez!

      Um grande abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!