Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 18 2016

Internet x Velho Oeste – o contéudo deste blog está sendo usado sem autorização

ABBV
Blogagem coletiva promovida pela ABBV

Estou lendo um livro de Jaron Lanier que fala do futuro, já na introdução o autor faz uma pergunta ao leitor:

““A grande história da nossa época é que estamos decidindo como queremos que seja a humanidade, a medida que aumentam nossas capacidades tecnológicas. Mas, quando teremos a coragem de estar a altura das nossas próprias invenções?”*

Muitas pessoas não estão à altura da rede conhecida como World Wide Web. Faz um teste, dá uma olhada na URL onde você está lendo este texto, espero que seja: www.turomaquia.com seguido do endereço deste post, mas infelizmente você pode estar lendo MEU texto dentro do MEU PRÓPRIO lay-out em um endereço que começa bem diferente e apenas termina na minha URL. Por quê?

Porque o conteúdo de vários blogs de viagem da blogosfera de língua portuguesa, e mais especificamente da brasileira, vem sendo usado por sites que se fazem chamar “agregadores”. São sites que não produzem nada original, apenas escolhem seus alvos e levam o conteúdo que não é seu para outras paragens 🙁 Imagem, fotos, vídeos, textos, layout, enfim, TUDO! Sem dar nenhuma satisfação ao AUTOR/EDITOR/PROPRIETÁRIO do blog/site que é quem viajou, por sua conta e risco, comprou materiais para a produção da matéria, escreveu, pagou para manter o blog/site, enfim que trabalhou 14 horas por dia para manter seu negócio.

Estas pessoas sequer vão responder suas dúvidas amigo meu, elas não vão dormir pensando que haveria uma alternativa melhor naquela rota do último post publicado, ou vão ficar preocupadas com suas férias, porque esta parte elas vão continuar delegando para os donos do conteúdo! Incrível, né?!

O mesmo Jaron Lanier, afirma que:
“Continuamente se compara Internet com o Velho e Selvagem Oeste, com seus sonhadores e seus conspiradores, sua deslumbrante promessa de terras grátis (as que deve-se dizer se acediam principalmente através do monopólio ferroviário). Já saímos de situações como esta no passado, e podemos fazer de novo”.

Na semana anterior,  passei muito mal com toda esta situação e só pensava nesta frase do Lanier. Era acordar, verificar que meu conteúdo continuava sendo sugado apesar de minhas notificações reiteradas aos editores destes agregadores, e nascia uma e outra vez aquela sensação horrível de quando te assaltam na rua, de impotência, misturada com desmotivação, de vontade de largar tudo e sair correndo. Tive medo até de publicar os posts programados, porque não sabia se suportaria que dois minutos depois, eles já figurassem em outro lugar que não era meu site, como passou com diversos amigos blogueiros.
tristeza-munch
Não tô fazendo drama, mas o Turomaquia é meu “filho”, meu negócio, grande parte da minha vida. Como você se sentiria se perdesse o controle sobre metade da sua vida? A situação só foi a pior quando percebi que grande parte da blogosfera não se manifestava, pelo que fiquei muito feliz quando fiquei sabendo da blogagem coletiva da ABBV (da qual forma parte este post) que visa:
– chamar atenção dos leitores e do mercado para o desrespeito com nosso trabalho;
– alertar sobre a violação do direito autoral, porque o trabalho intelectual que está na Internet não pertence ao Google, e nem está em terra de ninguém, alguém que tem o mínimo de senso da realidade realmente pode pensar isso?!
– e também destacar o prejuízo comercial e de imagem que este tipo de ação desautorizada representa para os blogs. Eu prezo muito meu trabalho, levo muito a sério meus leitores para deixar que isso passe!

Se você quer mudar o mundo, sem exagero, de pequenas ações nascem revoluções, caso identifique posts do Turomaquia (ou de qualquer outro blog) com algum tipo de barra acima do conteúdo ou sendo exibidos em outro endereço da internet (a URL), por favor denuncie: contato@turomaquia.com

* “Quién controla el futuro?”, de Jaron Lanier, encontrei um livro em português, mas acho que não é o mesmo, de qualquer maneira deixo algumas referências para quem ficou interessado.

Prá terminar, a música que cantarolei semana passada …

Outros blogs participantes da blogagem coletiva:
Passeios na Toscana
Rotas Capixabas
Dondeando por aí
Matraqueando
Viaje na Viagem

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

14 Comentários

  1. Tiago dos Reis

    Perfeito, Patrícia! Belo texto e desabafo.
    Também compartilho essa sensação de desalento que te afligiu na semana passada.
    Como Diretor de Ética e Informação da ABBV me empenhei ao máximo durante esse tempo – e ainda estou me empenhando – para restabelecer a legalidade nesse caso em específico. E, nesse caso, nem vou falar de ética porque os responsáveis pelo ato já demonstraram que não sabem o que é isso.
    Estamos juntos nesse combate.
    Abs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Tiago, e adorei sentir a força da blogosfera!
      Um abraço

      responder
  2. Clarissa Donda

    Paty, sempre escrevendo com bonitezas – mesmo os assuntos mais desagradáveis!

    Adorei as citações e a recomendação do livro (que, aliás, junto à sua última recomendação também, já comprada aqui e na minha lista de leitura!). E concordo com o mal-estar que você escreveu tão bem – a sensação de se sentir lesado, como que tendo o seu post “roubado” da gente na cara dura assim que ele sai do nosso forno… E o pior, tendo que lidar com banca de “estou certo” de quem o faz…

    Que essa blogagem coletiva tenha servido para deixar muito bem registrado, na home deles, para qualquer leitor ver, que a terra de ninguém que eles esperavam teve vida curta, e na prática acabou há tempos…

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Clarissa 🙂 Sabe que esta semana desejei outro encontro a base de vinho verde português e lagosta ? 😉
      Beijos

      responder
  3. Paula Brum

    Um desabafo importante para que seus leitores possam entender o que acontece e, em consequência, não ler seu conteúdo fora do Turomaquia. Juntos somos mais fortes.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu por todo carinho e apoio Paulinha!

      responder
  4. Mirella Matthiesen

    É muita folga por metro quadrado mesmo …
    No começo não estava muito preocupada, como falamos pelo twitter, mas depois isso foi tomando uma proporção, que é impossível ficar inerte a essa sem vergonhice contra blogs de viagem que fazem trabalho sério!
    bjão

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mirella, a gente ñ pode deixar passar nada, porque ao final é nosso suor e lágrimas 😉
      beijos

      responder
  5. Noele

    Muito bom ter lido seu post. Não sabia dessa canalhice, e agora ficarei atenta.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Noele, agradeço imensamente teu carinho!

      responder
  6. Lu Malheiros

    Pat, muito triste ter que escrever um post desses!!!! Diante de tamanha canalhice, acho que a ABBV tá certa em chamar uma blogagem coletiva!
    Tente não desanimar!!! Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      É muito triste Lu, mas te agradeço sempre estar presente!
      Beijos

      responder
  7. Lilian Azevedo

    É incrível a cara de pau, a falta de respeito e ética e o assalto ao trabalho alheio. Estarei atenta e divulgarei seu post. Você não está sozinha nessa luta.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Lilian 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!