set 17 2008

Indo para a Grécia: será que valem a pena todos os vôos low-cost?

Quem está assistindo a telenovela da viagem real já sabe que neste verão eu e o Tom fomos à Grécia. E também sabe que saímos de madrugada de Gran Canaria para Barcelona, aonde pegamos o vôo para Atenas.

Acontece que pensando durante a viagem, concluimos que nem sempre vale a pena pegar qualquer vôo low-cost. Por quê? A velha máxima, o barato sai caro.
voos_Atenas

Saímos de Gran Canaria às 2:40, se não tivessemos carona até o aeroporto gastaríamos 25€ de táxi. Chegamos em Barcelona por volta das 06:30 (existe uma diferença de uma hora entre a pensínsula e as Ilhas Canárias). Estávamos super cansados, e como compramos o segundo vôo com outra companhia, por precaução o tempo entre um e outro vôo tinha que ser bastante razoável. E neste caso por falta de opção, significava sair bem de noite, e chegar de madrugada na Grécia. Como tínhamos muitas horas de espera fomos até o centro de Barcelona, e isto sempre acarreta mais gastos (mas claro que foi um prazer estar na capital da Catalunha!)

Como chegávamos em Atenas no dia 31de julho, mais ou menos às 2:30 da manhã , tivemos que pagar a diária do dia 30 para o dia 31 para poder entrar imediatamente no quarto, mais 73€. Caso contrário somente às 12:00 horas. Imaginem ficar 9 horas deambulando pela cidade ou pelo aeroporto. Claro que podíamos dormir no aeroporto, mas acontece que já não temos 20 anos e eu necessito um mínimo de conforto!

Tivemos duas noites em aviões, pagamos uma diária a mais de hotel e no caso das low cost, elas te cobram por bagagem faturada. Permitem que suba com até 10 kilos de bagagem de mão, mas se quiser faturar o que seja, tem que pagar 10€ a mais. Viajamos com apenas uma mochila de mais ou menos 17 kilos que faturamos, como eram dois vôos, já foram mais 20€.

Nota importante: se deixar para pagar por mala faturada na hora do embarque, este valor pode até duplicar. E outra coisa, o valor da mala faturada varia em cada companhia.

Bagagem Grécia

Mochila de mão e mochila que faturamos

Se somamos a diária e as bagagens faturadas já temos um total de 93€, e com certeza na época que compramos os bilhetes (fevereiro), haviam bilhetes de outras companhias ou até das low cost em horários melhores que valeriam a pena na relação custo-benefício. E este é o valor apenas da diária e das bagagens, sem contar cansaço e gastos em Barcelona.

Assim, da próxima vez nós vamos pensar quatro mil vezes antes de comprar os bilhetes aéreos, porque há certas coisas que não valem muito a pena …

Veja também:
A telenovela da vida real: Kalón

fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

1. Claudia Pimenta

oi patricia! os low-cost só valem a pena se for em aeroportos centrais e direto… caso contrário, eu prefiro o trem (até 4 horas de viagem). p/barcelona, todo cuidado é pouco, pois algumas empresas não aterrisam no aeroporto da cidade, com a ryanair. é sempre bom pesquisar antes… e pensar no custo-benefício mesmo! bjs! ah, parabéns pela “novela”… estou acompanhando tudo!

2. Patricia de Camargo

Sim, no caso da Ryanair os vôos saem de Girona. E sim, deve-se valorar bem antes de dizer: eu compro ! hahahaha A novela é a parte informal da viagem, um diário de bordo, e hoje começo a parte mais formal, com fatos e números!Beijos

3. Thaís

Oi Patricia. Estou planejando também uma viagem com a Ryanair para Creta e meu voo chega 23:30. Está muito tarde para ir pra qualquer Hostel/Hotel esse horário. Sabe me dizer se o Aeroporto internacional de Chania tem a possibilidade de dormir lá? Pq uma vez, uma dessas viagens doidas, contamos com dormir no aeroporto e descobrimos que ele fechava de noite. Tivemos que dormir na porta e foi o primeiro dia de neve do inverno. rs
    Obrigada, e muuuuuito obrigada pelos seus textos! Já descobri o meu blog passatempo de viagem!
    😉

• Patricia de Camargo

Thais, infelizmente não posso te ajudar com esta questão, eu cheguei e sai de Creta via porto 🙁 mas olha só achei o email do aeroporto: info@chania-airport.com acho que vc deveria escrever para eles perguntando se o aeroporto fecha pela noite.

Espero poder te ajudar em outras questões desta viagem à Grécia 🙂
      Um abraço

• Thaís

Muito obrigada mesmo assim. Pelo menos agora tenho um e-mail. Espero que eles me respondam!
        Lendo todos os seus artigos sobre Grécia!!! *-*
        Sucesso Patricia! Parabéns pelo ótimo trabalho!

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

• Tristeza pela situação catalã. A região já perdeu mais de 1000 empresas e 15% das reservas turísticas. Tudo por culpa de uma famigerada ideia de um estado paradisíaco, graças à independência. Um artista espanhol definiu bem a situação, "não é Espanha contra Catalunha; é Catalunha contra Catalunha". .
#catalunha #españa #barcelona #gaudi #casabatllo #arte #sadmoments
  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa