Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 06 2017

Helenismo: a chegada da dramaticidade à arte grega

Helenismo: da beleza ideal ao naturalismo

Alexandre Magno expandiu o poderio grego. O contato com aqueles povos mais ao Oriente teve seus efeitos na arte, este período ficou conhecido como helenismo. O encontro com outras culturas e artistas que conheciam melhor esta ou aquela técnica produziu modificações na escultura grega. Já não se tratava de esculpir uma beleza idealizada, a moda era ser o mais naturalista possível, inclusive mostrar as emoções do retratado.

Era também um tempo de mudanças políticas, depois da morte de Alexandre, seu gigantesco reino começou a fragmentar-se. As “polis” gregas formaram reinos independentes. Toda a dramaticidade deste momento se verá na escultura. As cenas são mais violentas, com muito mais movimento, contam histórias mais complexas. Para isso começam esculpir não uma figura ou duas, mas um grupo escultórico. É deste período, o famoso Laoconte.

Helenismo

Helenismo: aparição do nú feminino

Outra mudança é a aparição do nú feminino. Lembra que os homens quase sempre apareciam peladinhos, e as mulheres super vestidas. No período clássico as figuras femininas aparecem desnudas da cintura para cima, mas no helenismo a mulher aparece totalmente nua. Muitos estudiosos acreditam que a primeira escultura feminina nua foi a Afrodite de Cnido, de Praxíteles.

A deusa aparece nua antes de entrar no banho, numa atitude de recato esconde seu sexo com a mão. Novamente veja o sutil movimento do corpo, passe o dedo desde a cabeça até seus pés. Infelizmente a escultura original não foi encontrada, conhecemos a obra por escritos e pelas cópias realizadas pelos romanos.

Helenismo

Helenismo
Para vê-las? O Laoconte e uma cópia da Afrodite de Cnido podem ser vistos nos Museus Vaticanos. Estes museus não se resumem apenas à Escola de Atenas, de Rafael Sanzio e a Capela Sixtina, de Michelângelo. Os Museus Vaticanos escondem muitos e muitos tesouros!!! Também pode ver uma cópia romana da Afrodite de Cnido nos Museus Capitolinos.

Os Museus Capitolinos no “il dolce far niente”

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets
  • Duas versões de um mesmo tema - Adão e Eva. Qual vc gosta mais?
1) a de 1507/1508 de Jan Gossaert;
2) a de 1531 de Hans Baldung Grein.
Ambas se encontram no @museothyssen em #Madri

#arte #historiadaarte #arte #madrid #españa #museum #art
  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday

Follow Me!