Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 26 2016

Guartelá – o maior cânion do Brasil

O maior cânion do Brasil, o 6º. maior do mundo em extensão, e o único com vegetação nativa. O cânion do Guartelá é uma obra do Rio Iapó. Diz a lenda, que o nome surge de uma expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

Como chegar ao Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Desde Curitiba pegue a BR 376 seguindo para Ponta Grossa. Na saída de Ponta Grossa para o Norte do Paraná pegue a BR 153 (Transbrasiliana), mais ou menos 40 km. Na parte final, você deve ir em direção a Tibagi. Esta parte pode ser mais problemática, mas você encontrará placas indicando o Guartelá. Então fique tranquilo!

Aproximadamente 210 km separam Curitiba do Guartelá. Encontrará 3 pedágios, para verificar o preço e as condições da estrada, visite: http://www.rodonorte.com.br
Escapadas desde Curitiba

O que fazer no Guartelá

Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
A trilha básica demanda umas 2 horas e 15 minutos. Isso sem pressa, e parando para muitas fotos. Esta trilha não demanda a contratação de um guia. A primeira parada depois de uma longa descida, que na volta será uma longuíssima subida 😉 é para ver os “Panelões do Sumidouro” e umas pequenas cascatas.

Os panelões são buracos enormes, que continuamente recebem água. Para um adulto, a água chega até a cintura. Pode entrar, é como estar em uma hidromassagem natural.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Um pouco antes dos panelões, verão duas casas do lado esquerdo, junto a umas enormes araucárias. Uma senhora vende água e refrigerante. Caso não tenha levado nada para beber, este é o único lugar no parque onde poderá conseguir alguma bebida.

O último ponto da trilha básica é um caminho menor para apreciar a Cachoeira da Ponte de Pedra, com cerca de 200 metros de altura. E onde se vê o perfil do cânion, e lá embaixo o Rio Iapó.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Há uma trilha mais longa que conduz às pinturas rupestres, de cerca de 3 horas e meia. Mas que demanda a contratação de um guia. O guia pode ser contatado nas operadoras locais de Tibagi:
Guartelá Ecoturismo: (42) 3275-1357
Tibagi Aventuras: (42) 3275-2778

O Parque Estadual do Guartelá abre de quarta a domingo e feriados nacionais no horário das 8:00 às 16:30 horas. A entrada é gratuita.

Onde comer depois da visita ao Guartelá – Colônia alemã de Witmarsum

Na volta à Curitiba, entre na colônia alemã de Witmarsum. Está dentro do município de Palmeira, a 70 km de Curitiba. Verá indicações na estrada, a entrada está sinalizada.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Dentro da colônia, parem para um capuccino, uma limonada (de limão rosa!) e um pedaço de torta alemã na Confeitaria Kliewer. Para quem está com muita fome, deixe-se levar pelo café colonial com um buffet livre na Kliewer, que custa R$ 35,00/pessoa. Não aceita cartão de crédito. Apenas pagamentos em dinheiro.
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba
Vendem produtos como o queijo nozinho (hummm!).
Cânion Guartelá - Escapada desde Curitiba

Na rede: veja a reportagem que a Michelly fez na Colônia Witmarsum, tem até receita da torta mais famosa do café colonial!

Veja todos nossos posts de CURITIBA

Busque e reserve seu hotel em Curitiba, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece
  • Fim de tarde na Agora Antiga, o centro administrativo de Atenas. O edifício ao fundo é um dos templos melhor conservados da Grécia - Templo de Hefesto. É do século V a. C. 😱😵
.
#greece #agora #turogrego #templodehefesto #greekart
  • Museu lindo demais. Ontem não conseguimos ver tudo e voltamos hoje. Neste espaço recriaram a estrutura do Partenon, com suas 17 colunas laterais e 8 na frente e atrás. Assim fica fácil entender onde estava cada relevo. Nota 1000! Além do que é bem barato - 5€.
.
#turogrego #greece #partenon #acropolismuseum #greekart #atenas  #museum

Follow Me!