Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 28 2017

Giotto | Você conhece o pai do Renascimento?

Quem era Giotto?

giottoSabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado. Passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

As grandes obras de Giotto

Giotto

Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Giotto - Renascimento

Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto - Renascimento

As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Chamada video 2

O novo estilo criado por Giotto

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!
Giotto - Renascimento

Giotto e o Cometa Halley

Giotto observou a passagem do Cometa Halley desde Florença em 1301. Aquilo deve ter lhe impressionado de tal maneira, que incluiu o cometa em uma de suas pinturas. Na “Adoração dos Reis Magos” da Capela Scrovegni, em Pádua.
Giotto

Existe uma teoria que a chamada “Estrela de Belém” tenha sido uma aparição deste mesmo cometa no tempo de Cristo. Mas isto não se tem certeza e claro que nem Giotto suspeitava.

Mas por esta bela pintura, em 1986 a sonda da Agência Espacial Européia, que se aproximou do Halley, foi batizada como “Missão Giotto”.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Sergio Moura Campos

    Somente hoje tomei conhecimento de seu site, através do YouTube!! Adorei seus vídeos sobre a viagem à Itália, seus preparativos, a descrição dos museus, tickets, alimentação, atrativos, hotéis, etc…E da excelência das suas imagens e enquadramentos! Parece-me que sua máquina é Canon. Vc é professora de História da Arte? ????????

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Sérgio,
      Brigaduuuuuu pelos elogios, motivam muito! Uso 3 câmaras e eventualmente meu celular Motorola. Duas das câmaras são Canon e a terceira e uma Go Pro com estabilizador. E sim, sou Professora de História da Arte. Vou fazer um vídeo sobre minha relação com a arte e outro dos meus equipamentos.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Hoje tem dica de PARIS no www.turomaquia.com 
Vem descobrir um hotel 4 estrelas na melhor localização de Paris e com um preço bem interessante 👁👁 Também coloquei o link na bio 🤛🏼 #hotel4estrelas #hotelparis #dicasdeparis #parislovers
  • Quem diria hein?! Já estamos no episódio 93 do Top100Arte 😱😱😱 a artista de hoje realizou entre 1977 e 1980 uma série que é considerada a série fotográfica mais importante do século XX 💯💯 No YouTube - Patricia de Camargo e também vou colocar na bio, o link direto 😉

#arte #cindysherman #fotografia #posmodernismo #artecontemporanea #arthistory
  • Recomendo muito este tour, que vai ser realizado por duas mulheres incríveis, a @raphinadasblog e a @helorighetto 
O tour da Jane Austen mudou de dia. Ele acontecerá no dia 27 de julho de 2019. Para todos que mostraram interesse de participar, aí uma nova oportunidade 😉 Ele está sendo organizado com carinho e competência por mim e a @helorighetto 💪 Estamos torcendo para conseguirmos o número suficiente de inscritos, já que na primeira data não atingimos a meta. É 🦴 Mas estamos aqui para tentar mais uma vez. Jane merece, e o tour está uma lindeza que dá gosto 🤞Se você tiver amigos morando na Inglaterra ou vindo para cá em Julho, marca ele nesse post 📝 Será um dia inteiro de tour pelo interior da Inglaterra - 4 cidades - guias, almoço no pub fofo, entradas e carro incluídos no valor 🎉 170 libras. Mais detalhes no link da bio. #janeaustentour #toursemportugues #guiasbrasileiras #reinounido #janeausten
  • Tem como ser mais lindo??? Para você ter esta baita experiência de ver o FUJI, escrevi o passo a passo do bate e volta mais complicado e mais lindo desde TÓQUIO. Clique no link da bio ou vá diretamente ao site de viagens e arte - www.turomaquia.com 🗻🗻🗻 #japanlovers #montefuji #toquio #bateevoltatoquio #roteirotoquio
  • Observo ou sou observada?

Neste momento escrevo outro post do Japão para você 😌

#nara #japanlovers #roteirojapao
  • Roteiro novo em TÓQUIO, pelo bairro de “Lost in translation”, da gigantesca estação de trem e de um dos museus mais legais da cidade. Link na bio ou entre no www.turomaquia.com 👁👁 #tokyotokyo #tokyolovers #roteirojapao #shinjuku #lostintranslation #yayoikusama

Follow Me!