Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 28 2017

Giotto | Você conhece o pai do Renascimento?

Quem era Giotto?

giottoSabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado. Passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

As grandes obras de Giotto

Giotto

Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Giotto - Renascimento

Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto - Renascimento

As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Chamada video 2

O novo estilo criado por Giotto

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!
Giotto - Renascimento

Giotto e o Cometa Halley

Giotto observou a passagem do Cometa Halley desde Florença em 1301. Aquilo deve ter lhe impressionado de tal maneira, que incluiu o cometa em uma de suas pinturas. Na “Adoração dos Reis Magos” da Capela Scrovegni, em Pádua.
Giotto

Existe uma teoria que a chamada “Estrela de Belém” tenha sido uma aparição deste mesmo cometa no tempo de Cristo. Mas isto não se tem certeza e claro que nem Giotto suspeitava.

Mas por esta bela pintura, em 1986 a sonda da Agência Espacial Européia, que se aproximou do Halley, foi batizada como “Missão Giotto”.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!