Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 28 2017

Giotto | Você conhece o pai do Renascimento?

Quem era Giotto?

giottoSabe aquelas pessoas que são excepcionais, o Giotto di Bondone (1267 – 1337) era um destes homens! Ele nasceu numa cidadezinha perto de Florença. De criança ajudava a família pastoreando as ovelhas. Até que um belo dia, enquanto ele trabalhava e desenhava numa pedra, um senhor que passava não acreditou que aquelas formas saiam da mão daquele menino!

Imediatamente convenceu aos pais do menino da sua valia e o levou para seu ateliê em Florença, era Cimabue. Acontece que o menino superou o mestre. Ele pintava temas religiosos, o que era o normal na época, mas não do jeito que todo mundo fazia.

Sua primeira inovação foi deixar de lado aquele fundo dourado. Passou a utilizar cores diferentes conforme a situação. Suas cenas não se passavam em cenários antigos, ele transportou às cenas bíblicas para locais da Toscana do século XIV.

Para dar ilusão de profundidade, aumentou o realismo das figuras e incorporou elementos do dia-a-dia em suas obras. Além de dar caráter aos santos, que não eram mais figuras paralisadas, e sim pessoas vigorosas e que demonstravam seus sentimentos.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

As grandes obras de Giotto

Giotto

Os edifícios no eram do tempo de Cristo, e sim representações da Toscana de Giotto.

Giotto - Renascimento

Um detalhe do Inferno, do Juízo Final.

Giotto - Renascimento

As pregas das roupas não estão mais para esconder os corpos, e sim para realçar a figura humana!

Foi reconhecido e famoso em vida. Suas grandes obras foram: os afrescos (pintura diretamente sobre a parede úmida) na Igreja de São Francisco, em Assis  e a Capela Scrovegni, em Pádua.

Chamada video 2

O novo estilo criado por Giotto

Veja a tamanha diferença entre uma “Crucificação de Cristo” bizantina e o novo estilo criado por Giotto. Ah! Uma última questão, este artista foi influenciado pelos escultores Pisano!
Giotto - Renascimento

Giotto e o Cometa Halley

Giotto observou a passagem do Cometa Halley desde Florença em 1301. Aquilo deve ter lhe impressionado de tal maneira, que incluiu o cometa em uma de suas pinturas. Na “Adoração dos Reis Magos” da Capela Scrovegni, em Pádua.
Giotto

Existe uma teoria que a chamada “Estrela de Belém” tenha sido uma aparição deste mesmo cometa no tempo de Cristo. Mas isto não se tem certeza e claro que nem Giotto suspeitava.

Mas por esta bela pintura, em 1986 a sonda da Agência Espacial Européia, que se aproximou do Halley, foi batizada como “Missão Giotto”.

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Sergio Moura Campos

    Somente hoje tomei conhecimento de seu site, através do YouTube!! Adorei seus vídeos sobre a viagem à Itália, seus preparativos, a descrição dos museus, tickets, alimentação, atrativos, hotéis, etc…E da excelência das suas imagens e enquadramentos! Parece-me que sua máquina é Canon. Vc é professora de História da Arte? ????????

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Sérgio,
      Brigaduuuuuu pelos elogios, motivam muito! Uso 3 câmaras e eventualmente meu celular Motorola. Duas das câmaras são Canon e a terceira e uma Go Pro com estabilizador. E sim, sou Professora de História da Arte. Vou fazer um vídeo sobre minha relação com a arte e outro dos meus equipamentos.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!