Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 08 2008

Feriado na Espanha

Este fim de semana foi um feriadão (puente) aqui na Espanha. No sábado se comemoraram os 30 anos da votação do referendum através do qual o povo espanhol aprovou por maioria a nova constituição, depois dos duros anos da ditadura. Portanto a cada 6 de dezembro se celebra o “Dia da Constituição”.

E hoje, 8 de dezembro é o “Dia da Imaculada Conceição”. Um montão de mulheres se chamam Inmaculada, e se apelidam “Inma”. Neste dia as igrejas dedicadas à Imaculada Conceição tiram a santa da igreja e a levam de procissão pela cidade. Em Gran Canaria, a igreja da santa está em Jinámar, um povoado perto de Las Palmas. Passamos pela festa-procissão porque minha sogra tem uma tradição de longa data de ao menos ver a santa nesta dia.

É uma festa de cor local, sem nenhuma aspiração de atrair grandes hordas de visitantes. Mas é uma pena que tenha uma cara de feirinha hippie brega. Uma mistura de coisas peruanas com índios americanos; bolsas falsificadas vendidas pelos imigrantes africanos e até um porquinho voador, uma loucura que trava teu senso estético, e você sai de lá meio desnorteado. Claro que ainda resistem as velhas tradições que se distanciam deste caráter falsificado-riponga. Ainda se pode comprar a cana de açúcar para chupar, na Espanha não se faz caldo de cana; comprar as frutas fresquinhas da estação. E quando você vê este lado legal dos antigos costumes respira aliviado e pensa: Ainda não sucumbimos de vez ao nosso lado Sidney Magal! E espero que resistamos até o final dos tempos!!! (risos)

O lado mais brega globalizado …

 

A festa em si, com a passagem da santa, a banda e as tradições …


A venda da cana-de-açúcar


A fruta da palmeira canária: támbaras

E por favor, não deixe de ver o video do porco voador, não tem desperdício! (risos)

Destaque do post:
Feriados espanhóis em dezembro
Dia da Constituição na Espanha
Dia da Imaculada Conceição
Festas em Gran Canaria

Video e fotos: turomaquia_2008

Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Eu sou a cigana Sandra Rosa Madalena… porque adoooooro esses eventos! hahahahahaha! Vixe, conheci uma “Inma”… achei o nome meio esquisito… mas taí a resposta, vem de Inmaculada!!! Bjs.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Silvinha, a parte tradicional era muito legal, mas o que você achou deste porco voador (hehehehehe)?!!MInha cunhada também se chama Inma, mas o normal por aqui são os nomes compostos, então ela se chama Inma Pino. O segundo nome é em homenagem a padroeira da ilha, quando você ouvri que uma mulher chama Pino provavelmente seja canária ou algum dos pais seja canário!!!Beijos

    responder
  3. Malu

    Oie Patricia!Mto bom esse porco voador…tem até óculos de aviador…hahahaAh, só pra te deixar bem curiosa…um dos presentes q vai no kit presente ficou pronto ontem…aposto q vc vai adorar!!!Saudades!!Bjos e se cuida!!!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Ai meu Deus do Amor, que curiosidade.Malu este porco era hilario jejejejejejeBeijos

    responder
  5. Anonymous

    Ola Patricia!!!Vi no seu blog e resolvi te escrever para pedir algumas informaçoes,estou indo no sabado para las palmas aonde vou ficar apitando jogos de andebol na federaçao de gran canaria,no entanto preciso de ajuda como arranjar quartos para alugar, se poder me dar essas informaçoes,meu e-mail é cchilrito@live.com.pt.Desde ja agradeço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa

Follow Me!