Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 12 2010

España Campeona: a consagração do espírito de grupo!

copa3
Dois corações. À pergunta: é possível um amor compartilhado? Respondo que sim sem pestanejar. Nunca deixarei de ser brasileira, mas já me sinto meio espanhola. Não pelo processo de nacionalidade, que ao fim e a cabo é só um documento. Mas por tudo que envolve amar algo, um lugar, uma identidade.

O que aconteceu ontem foi tão bonito. Eu na verdade nem curto muito futebol, é que não posso estar concentrada todo o tempo que demanda um partido. Vendo um bola de um lado para o outro. O que eu acho o máximo são as comemorações, a força que tem esta bola em mover multidões, em dar sentido patriótico. Um sentimento tão enorme e incompreensível.

Pela primeira vez desde que vivo por aqui, vejo mil e uma bandeiras espanholas pela rua. De repente, a bandeira que os espanhóis tanto relacionavam com a ditadura nojenta de Franco, passa a ter um novo sentido, um novo significado. Até aquele pessimismo inerente de séculos de um catolicismo pervertido, que nada tem a ver com as bondades de Deus, mais bem com as sacanagens dos homens, parece que deixa espaço a um otimismo ainda tímido mas incipiente.

Isto é o que me fez desfrutar com esta Copa, ou Mundial como chamam por aqui. Um Mundial de coisas estranhas como a saída da França. Um Mundial onde se pode perceber o machismo(ainda!) reinante no mundo quando a imprensa achou por bem julgar a uma jornalista como pouco profissional só porque era namorada de um goleiro. Vocês conseguem imaginar a situação contrária? Um homem sendo julgado incompetente por ser “o noivo” de uma esportista de elite???

Um Mundial em que durante a final de ontem, foram transmitidos mais ou menos 9 milhões de tweets. Um Mundial que se fez ainda maior pela força das redes sociais. Um Mundial que além dos 23 heróis espanhóis, tem como “sub-herói” a um polvo!? E como imagem consagradora: um beijo?!

copa12

Pois é, este Mundial onde todos tinham voz, onde todas as grandes seleções estavam presentes, Espanha se consagrou não por um jogador em si, e isto também é de se aplaudir de pé, mas por todos e cada um. Até o goleiro reserva, Pepe Reina que não entrou em campo dizem que ajudou naquele penalti que Casillas defendeu.

Já é hora que o mundo seja realmente mais global e deixe de depender de 1 herói. “Eu sei que você fez os seus castelos e sonhou ser salvo do dragão”. Mas não vivemos um conto de fadas e o mais importante não é o príncipe ou a princesa e sim um conjunto de gente que se sinta unida por algo, e saia na rua gritando ao final de um jogo de bola: “Eu sou espanhol, espanhol, espanhol …” seja a nacionalidade que seja, o importante é ter razões para sentir que se pertence a algo, que se forma parte de algo maior que nosso próprio umbigo!

copa9

copa10

copa11

copa8

copa7

copa6
Entre campeões!

copa18
Gerard Piqué, deu literalmente o sangue pela seleção! Além de ser lindo!

copa21
Madrid – Cibeles

copa22
Barcelona

copa23
Até em Paris houve comemoração!

Fotos: www.elpais.com
Video: http://www.youtube.com/user/Mikimacbook#p/a/u/0/Rxln0q3KZVs

11 Comentários

  1. Dany C.

    Ontem foi um dia histórico para a Espanha e sem dúvida pra mim e pra quem mais fez parte dessa festa! E hoje, quando a seleção chegar a Madrid, em uma hora, tem mais!

    responder
  2. Marcie

    Que linda crônica, minha amiga.

    responder
  3. Tony

    Lindo texto, querida.

    responder
  4. Lena

    Muito linda sua crônica!Ontem quando disse que iria à praia participar das comemorações, deu uma vontade enorme em todos que a seguem no twitter!Linda festa! Você viu o Empire State Building iluminado com as cores da Espanha? Ficou lindo!Também acho que a Espanha merecia o título. E ontem provou mais uma vez, contra o jogo violento da Holanda.beijos,Lena

    responder
  5. Natália

    Incrível!!!Fiquei encantada com a sincronia da equipe, eles jogavam juntos. O que foi o Casillas chorando quando finalmente saiu o gol?O fato do melhor jogador não ter saído da Espanha foi especial, pois mostrou realmente que apenas um não ganharia esse jogo, muito menos o Mundial.Parabéns pelo título e pela sensibilidade transmitida nesta crônica, arrasou!

    responder
  6. Virginia

    Patrícia, linda crônica, parabéns pela sua sensibilidade. Realmente o espírito de equipe fez a diferença, não sobrou espaço para estrelismos/arrogância. Isto é sempre uma lição para nossas vidas, não? Beijos

    responder
  7. Anonymous

    Gostei do texto, Patricia! Sua opinião e parecida a minha opinião. Não gosto muito do futebol, mais anoite fue emocionante! e hoje vibrei com o seu texto! Chapeau!!!Carmen

    responder
  8. Mari Campos - Pelo Mundo

    Lindo. Absolutamente.

    responder
  9. Armando Camargo

    Que é isso maninha, falando de futebol : )Wacka wacka mana !BjPs : o Piquet é coca light, tem caso com o sueco , kkkkkk

    responder
  10. José Luiz Gonzalez

    Parabéns!!Eu entendo e sinto esse amor compartilhado que você menciona! Eu sou filho de espanhol, já fiz intercâmbio na Espanha e te garanto que em nenhum jogo do Brasil nessa Copa eu fiquei tão nervoso quanto nessa final!!E quando saiu o gol então, meu Deus!!! Como eu gritei nesse momento!!Realmente seria uma injustiça não premiar uma equipe que joga futebol bem jogado ao contrário da pancadaria holandesa…E também espero que isso una ainda mais a Espanha como uma nação, pois apesar das diferenças entre comunidades, é justamente isso que faz da Espanha um país tão belo!!

    responder
  11. Barcelona Expedition

    Foi super legal ver Espanha ganhar, o Brasil já ganhará em 2014, mas agora estou aqui e suponho que vcs também, entao o que ficou foi a festa, e que festa, nao esperava tanto aqui em Catalunha mas foi super…um abraço "rojo" a todos,Felipe

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!