Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 16 2009

Escapadas desde Curitiba

Você quer fazer umas viagens curtas a partir de Curitiba? Existem algumas execelentes opções daquele tipo bate e volta. Mas em alguns casos o ideal seria dormir uma noite no outro destino e retornar no outro dia à capital.

Descida de trem ao litoral
A escapada clássica desde Curitiba é a viagem de trem até o litoral. Um passeio por precipícios impressionantes em uma linha férrea do século 19. Na época muitos engenheiros disseram que não se poderia construir a tão necessária via entre Curitiba e o litoral. Foram contratados 9.000 homens, e mais ou menos a metade morreu durante a construção que levou 5 anos. A primeira viagem aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1885. O trem levou 9 horas para cumprir o itinerário. Hoje leva de 3 a 5 horas, dependendo do seu destino final.


Num dia de inverno com bastante neblina

Diariamente você pode ir até Morretes. O trem sai às 8:15 e chega em Morretes às 11:15 horas, e no domingo o trem vai até Paranaguá, onde chega às 13:15. Eu desceria em Morretes, provaria o prato típico por excelência do Paraná – o barreado, e pegaria um ônibus de linha para voltar à Curitiba.


O teste para ver se o barreado está no ponto de certo de farinha!

 


Morretes é uma graça, com muitas lojas ótimas de souvenirs

Ou quem sabe um parente ou aquele super amigo curitibano não te busca em Morretes e vocês voltam de carro pela linda Estrada da Graciosa. Esta era a via onde se escoava a produção agrícola até a construção da estrada de ferro. No inverno, a neblina pode atrapalhar o passeio de trem, mas mesmo assim vale a pena.


Na estrada da Graciosa

Parque Estadual de Vila Velha
Outro passeio bate-e-volta legal é o Parque Estadual de Vila Velha. Mas para que não seja um programa de índio, alugue um carro. Porque ir de Ônibus até Ponta Grossa, e depois pegar outro ônibus até lá me parece um pouco complicado até pelos poucos horários oferecidos.


Alguns dos arenitos …


O arenito mais famoso – a taça!

Vila Velha é um clássico para qualquer criança que cresceu em Curitiba. Se este for o seu caso, em algum momento da sua vida você visitou o parque com seus pais ou com a escola. Se você tem mais de 30 anos, fique sabendo que a infra-estrutura melhorou muito. O que tornou famosa Vila Velha foramas formações rochosas que lembram pessoas, animais e objetos – os conhecidos arenitos. A mais de 340 milhões de anos aqui se depositou uma grande quantidade de areia, que depois do degelo e da ação constante do vento foi erosionando até surgirem estas formações avermelhadas.


Em uma das trilhas dos arenitos

Você deixa teu carro em um estacionamento ao lado do centro de visitantes, e um ônibus te leva até o começo da trilha. Depois pega novamente o ônibus para ir até as Furnas e a Lagoa Dourada. Eu compraria o pacote completo para ver as três atrações. As furnas são crateras de até 100 metros, e depois de passar por elas vocè chega à deliciosa Lagoa Dourada com uma paisagem de pinheiros ao fundo. Este é um lugar bem especial, que poderia atrair mais visitantes, primeiro se tivesse um site, e segundo se oferecesse mais serviços ao viajante.


Cartaz do parque sobre as furnas

 


Na Lagoa Dourada

Blogosfera: Veja o post detalhado da Carol sobre Vila Velha, no Travel Forever.

Canyon Guartelá
Se você sair cedinho de Curitiba, depois de Vila Velha pode aproveitar o carro e ir até outro encontro com a natureza. A poucos quilômetros se encontra o sexto maior canyon do mundo e o maior do Brasil – Guartelá. Para aproveitar tudinho que o parque oferece, mais interessante seria dormir em Tibagi, que está a 17 Km do parque, Curitiba está à 215 Km! A Malu nos deixou duas opções legais de hospedagem:

“Em Tibagi tem um hotel mto legal e não é caro…dá uma olhada: http://www.hotelitagy.com.br

Mas se vc quiser ver o Canyon de um outro ângulo tem tbm a Pousada Itaytyba…de lá é possível ver a Cachoeira da Ponte de Pedra de frente, e dentro desta fazendo tem algumas trilhas para algumas cachoeiras…dá uma olhada: http://www.itaytyba.com.br”.


Foto Jeffrey Shimizu

Ilha do Mel
Outro passeio a partir de Curitiba, mas que não dá para fazer no estilo bate-e-volta, é a Ilha do Mel. A única praia paranaense que aparece no último livro do Ricardo Freire se encontra nesta ilha. Ir e voltar é uma loucura! Você pode ir de ônibus até Pontal do Sul e pegar um barco que te deixa em meia hora na Ilha do Mel. Atualmente a oferta de pousadas e pensões cresceu bastante.


Mapa Ilha do Mel

Informações práticas:
Trem para o litoral
Tarifas:
Econômico – 72,00
Turístico – 92,00
Executivo – 133,00
Litorina – 216,00
Litorina Luxo – 290,00
Há preços reduzidos para crianças
Visite o site da empresa que fez a linha:http://www.serraverdeexpress.com.br/
Para saber mais sobre o trem de luxo: http://www.greatbrasilexpress.com.br/home/

Vila Velha
Horários:
8:00 às 17:30, a bilheteria fecha às 15:30 horas
Tarifas:
18,00 (25,00) – para as três atrações: Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada
8,00 (10,00) – Furnas e Lagoa Dourada
10,00 (15,00) – Arenitos
O preço entre parênteses é para estrangeiros. Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos não pagam.

Canyon Guartelá
Horários:
Quarta a domingo das 08:00 às 18:00 horas
Tarifa: gratuito
Para fazer a trilha das inscrições ruprestres, agende antes no telefone: 0800-643-1388

Ilha do Mel
Site com horários dos barcos e opções de hospedagem: http://www.ilhadomelpreserve.com.br/

Para ver todos os posts de Curitiba, clique em: http://turomaquia.com/tudo-sobre-curitiba-indice/

Para comprar nosso guia de Curitiba, clique na imagem 🙂 Para saber mais, clique aqui.

Produtos Turomaquia

Imagens:
fotos turomaquia_2005 e 2007
Mapa trem: http://www.serraverdeexpress.com.br/
Mapa Ilha do Mel: http://www.specialparana.com/images/mapailhadomelsml.jpg
Guartelá – Jeffrey Shimizu – http://www.pbase.com/digitaljeff/image/4313916

12 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Voltando ao planeta Terra. Câmbio. hohohoho. Adorei as escapadelas partindo de Curitiba. Tenhos dois posts emperrados (o do Canyon e Vila Velha…) se a gente demora muito para blogar depois da viagem… parece que empaca, né! Preciso ressucitá-los a qualquer hora! Que fotos de Vila Velha!!!! Luxo! Beijos!

    responder
  2. Claudia Pimenta

    oi patricia! deve ser uma ótima pedida… preciso fazer (risos)! ah, ameeei a primeira foto… incrível! bjs, querida!

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Silvinha cambio, recepção realizada (risos) Você tem toda razão não dá pra demorar para blogar! Assim, nada de a qualquer hora Vilha velha e Guartelá já!!!!!Beijos

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Claudia, você já realizou o passeio de trem??? Caso a resposta seja não, vá urgentemente para Curitiba!Beijos

    responder
  5. Viniart

    Olá Patrícia a idéia da ilha me parece algo fantástico para passar um tempo um pouco mais longo, coisa de dois ou tres dias, e o passeio de trem me encantou, pela idéia de viajar de trem neste lugar.Parabéns pela postagem !!Beijos

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Vini, o legal é realmente ficar no mínimo uns dois dias na ilha. E o passeio de trem é muito, mas muito dez, tem este lance que você falou do trem e imagine isso com muitas pontes e tuneis ao meio e um pedaço de mata atlântica!Beijos

    responder
  7. Carol Wieser

    Deste passeios todos, ainda não conheço e estou louquinha pra ir é o Canyon Guartelá. Tô cantando o maridex, mas não tivemos muitos finais de semana disponíveis esse ano… (ainda). Falando em escapadinhas, amanhã vou com a sogra e marido comer barreado em Morretes. Morra de vontade… e com direito a caipirinha (vou lembrar de vc nessa hora). Beijos

    responder
  8. Patricia de Camargo

    Carol, tô pensando em dar um pulo em agosto, seria pouco tempo, mas o maridão também quer muito!Fiquei com água na boca do teu cardápio de domingo!Beijos

    responder
  9. Patricia

    Olá Patricia de Camargo…é a Patricinha lembra?Então,,,já que está evidenciando tanto a Ilha do Mel,,,dá uma forcinha divulgando o meu site http://www.casadumel.com.br e quando puder venha com o maridão passar uns dias na Casadumel em Encantadas. Aguardamos vcs!!!BeijoPatricinha

    responder
  10. Patricia de Camargo

    Patricinha, me manda umas fotos, e tabela de preços no turomaquia@gmail.combeijos, legal ter notícias tuas!

    responder
  11. Érica França

    Oi, Patrícia. Seus posts de Curitiba foram um achado para mim. Adorei todos. Vou para a cidade semana que vem. Queria uma opinião – é muita loucura fazer o passeio até Morretes com uma bebê de 4 meses? Não tô me aguentando, mas não sei se devo…:P Bjos.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Érica,
      o único problema que vejo é a serra. Caso decida realizar o passeio, a dor de ouvido pode ser amenizada com a chupeta. Leve em consideração que o passeio dura 3 horas! De resto, quem sabe seja melhor comprar um bilhete com um vagão de maior conforto, quem sabe o litorina.

      Como você vem à Curitiba, talvez lhe interesse nosso Guia “O que fazer em Curitiba” – http://turomaquia.com/o-que-fazer-em-curitiba-novo-guia-turomaquia/

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!