Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 28 2016

Entendendo o barroco

O contraste claro-escuro no barroco

A principal característica do barroco é o contraste claro-escuro.Mas, afinal o que é isso? É uma técnica na qual zonas escuras contrastam com zonas bem mais claras no quadro, como nesta obra de Rembrandt.

Bathsheba e seu banho - Rembrandt

Bathseba e seu banho – Rembrandt

Por que se utiliza o contraste claro-escuro?

Ribera

Madalena Ventura com seu marido e filho – Ribera

Para dar destaque a certos aspectos ou personagens e aumentar o impacto visual do quadro. Sem contar, que amplia a sensação de volume.

É uma característica apenas da pintura barroca?

Deposição da Cruz – Rembrandt

Não, em outras manifestações também se pode observar este contraste. Por exemplo, na escultura. O artista pode construir os volumes de tal forma que uns se destaquem e recebam mais iluminação que outros. O mesmo aconteceu com a arquitetura.

Outra característica importante no barroco, é a utilização da linha curva e das diagonais na composição.

Este tipo de linhas aumentam a sensação de movimento. Este mesmo efeito se obtém na arquitetura com o uso de linhas onduladas.

A composição é a estrutura do quadro. É como o artista distribui os elementos que conformam o quadro, o edifício ou a escultura. Algumas vezes todos os elementos parecem estar inseridos dentro de um triângulo, então se costuma chamar composição triangular, que era muito utilizada no renascimento.

Veja nestes dois quadros barrocos de Rembrandt, algumas das linhas da composição.

The blinding of Sanson - Composicion
Sagrada Familia -Composicion
O tema deste quadro é a Sagrada Família. Isso mesmo, Jesus, a Virgem e José. Veja como o tema é tratado com mais naturalismo, esta é uma outra característica do barroco!

O Barroco na arquitetura

Para entender esta característica do movimento e das linhas curvas na arquitetura, observe esta obra de Borromini – Igreja de San Carlo alle Quatro Fontane, que está em Roma. Uma curiosidade: está foi a primeira obra que Borromini realizou sozinho sem o seu mestre (Maderno), e é considerada uma das obras-primas da arquitetura barroca!

Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini

Para dar uma volta na igreja, entre neste aplicativo. Coloque o mouse em cima da imagem e ande por onde desejar, inclusive em direção à cúpula!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
imagens: http://www.wga.hu/ y Wikipedia Borromini

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Carmen

    Valente post!

    Arte barroca é o grande mal entendido. Das pessoas ao meu redor, são poucos os que gostam do Barroco. Eles sempre falam sobre outros estilos artísticos, desprezando a sutileza do Barroco. Não só importantes obras de pintura, mas também da literatura, arquitetura e música.
    Por exemplo, eu não seria tão feliz se eu não pudesse ver as obras de: Rembrandt, Vermeer, Caravaggio, Velázquez, La Tour, Valdés Leal o Zurbarán.

    responder
    • Patricia de Camargo

      kkkkkk Totalmente de acordo contigo, e eu também não seria feliz Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!