Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 15 2010

El Hierro: a menor das sete ilhas do Arquipélago Canário

El Hierro

Em abril estive dois dias na Ilha de El Hierro trabalhando em um evento – I Conferência Internacional Meteohierro. Esta foi minha segunda vez na menor das sete ilhas, a primeira foi com o Tom na nossa primeira viagem juntos, baita redundância!

A ilha de apenas 278 Km2 e 10.000 habitantes é o território mais ao sul da Espanha. Apesar de seu pequeno tamanho oferece uma diversidade tremenda de paisagens, sem contar que:

  • É modelo de sustentabilidade. Agora mesmo estão construindo uma central hidro-eólica que fará com que a ilha seja auto-sufuciente em energia, sem contar que serão 100% de energias renováveis.
  • Seus fundos marinhos são Reserva da Biosfera. A visibilidade é tão boa embaixo d´água que aqui se realiza todos os anos um campeonato de fotografia sub-aquática.
El Hierro
Foto de: Espen Rekdal y Shanay

El Hierro
Foto de: Carlos Suarez y Mercedes Cabrera

El Hierro
Foto de: Carlos Suarez y Mercedes Cabrera

Olha o símbolo do turismo da ilha, sabe o que significa?

El Hierro

Parece uma árvore, não? É uma árvore, mas uma bem peculiar. Graças à ação inclemente dos ventos, um grupo de árvores para se adaptar adquiriu esta forma meio curvada, são as sabinas. São um espetáculo à parte. Adquirem formas dramáticas e altamente fotogênicas.

El Hierro

El Hierro

El Hierro

A ilha é ideal para relaxar e esquecer do mundo. Durante nossa estadia,  eu e o Tom somente víamos outras pessoas quando íamos jantar nos núcleos com mais população. Podíamos passar quase 12 horas sozinhos sem ninguém mais. Assim se teu negócio é fugir do turismo de massas, esta ilha é teu paraíso.

El Hierro

Se quiser combinar descanso com um pouco de esporte, preferentemente caminhadas pela natureza e mergulho, reserve agora mesmo uma passagem aérea para Espanha. Agora não espere caminhadinhas estilo parque, isso aqui é natureza em estado puro. Os caminhos são escarpados, devidamente sinalizados, mas que demandam suor e empenho. Nos próximos posts sobre a ilha, vou mostrar alguns trekkings, e dicas de como chegar e onde se hospedar.

El Hierro

Leia também:
Como chegar até o antigo fim do mundo – El Hierro

fotos: turomaquia_2004_2010

fotos sub-aquáticas: http://www.elhierro.travel/elhierro/index.php
mapa: http://www.turismodecanarias.com

4 Comentários

  1. Tony

    Dica anotadissima. Conhecer todas as Ilhas Canárias, um sonho mas também um projeto. Patricia, já visitamos Lanzarote (voltariamos sem duvidar). Tirando Lanzarote, qual seria tua ordem de preferência para o resto das ilhas?Beijos!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Tony, depende um pouco do gosto do freguês heheheMas as capitalinas (Gran Canaria e Tenerife) oferecem quase de tudo, apesar de que no quesito praias, as de Gran Canaria dão de 10 a zero nas de Tenerife. Em ambas, trekkings de vertigo, climas completamente diferentes no centro e no sul da ilha; cidades históricas; museus interessantes como a Cueva Pintada ou o TEA. Resorts com todas as mordomias inimagináveis com preços excelentes na baixa temporada que aqui é mais ou menos entre maio e junho, e de setembro a outubro. Para os loucos por praias – Fuerteventura. São as praias mais lindas do arquipélago. Estilo areia fininha, branquinha e mar cristalino esverdeado. Sem contar que são quilômetricas.Trekkings de gente grande nas mais ocidentais: El Hierro, la Palma, La Gomera.Ter realmente a sensação de estar no fim do mundo e fazer um dos melhores mergulhos da tua vida – El Hierro.Sossego perto de Lanzarote – La Graciosa que forma parte do Arquipélago Chinijo, é a unica povoada, com cerca de 500 habitantes!Diz aí, o que você gostaria de encontrar?Beijos

    responder
  3. Camila

    Que lugar lindo, Patricia! Adorei as sabinas! Parecem mais uma obra de arte!

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Camila, estas arvores são magnéticas, e difícil dar as costas e deixá-las!!!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Tristeza pela situação catalã. A região já perdeu mais de 1000 empresas e 15% das reservas turísticas. Tudo por culpa de uma famigerada ideia de um estado paradisíaco, graças à independência. Um artista espanhol definiu bem a situação, "não é Espanha contra Catalunha; é Catalunha contra Catalunha". .
#catalunha #españa #barcelona #gaudi #casabatllo #arte #sadmoments
  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
.
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa

Follow Me!