Guias de Viagem e Arte

 
 
out 20 2016

O desenvolvimento de um estilo pessoal na arte – El Greco

Até o mais talentoso dos artistas necessita estudar, ver mundo e passar horas em su estúdio. A arte não é uma inspiração louca que acontece, e nem desce como um espírito sobre o artista.

Tanto que Picasso dizia que passava tantas horas pintando, aproximadamente 8 por dia, para que a inspiração lhe pegasse trabalhando! A arte é mais transpiração do que outra coisa. São horas e horas de trabalho.

O estilo próprio que identifica um artista é fruto desta entrega e esforço. El Greco não nasceu pintando da maneira pela qual ficou conhecido. No começo, seus mestres e o que via foram modelaram pouco a pouco sua forma de fazer arte. Seu estilo é um reflexo desta aprendizagem.

É legal perceber esta evolução analisando um tema, que ele pintou 3 vezes em 3 momentos diferentes de sua vida e em 3 cidades diferentes: “A Purificação do Templo”.

A primeira tela é de 1570, foi pintada em Veneza enquanto estudava e trabalhava com Tiziano. Os pintores venezianos eram conhecidos pela utilização da cor, que era mais importante que o desenho em si. Adoravam um vermelho, adoravam a exuberância.
Venecia - - El Greco

sA segunda tela é de 1571 e foi pintada durante sua estância em Roma. Para os romanos a linha era mais importante, a modelagem das figuras. Neste quadro ele detalha e ilumina mais a parte da arquitetura. Depois de visitar as ruínas romanas era de se esperar!
Roma_1571 - El Greco

A terceira tela é de 1610, já em Toledo. Aqui já vemos El Greco em estado puro. As figuras voltam a ter protagonismo, e são estilizadas. Alonga a anatomia para obter um efeito mais dramático. Mas veja que o vermelho veneziano lhe acompanhou, existem influências que marcam. É como preparar uma vitamina, juntamos o leite e as frutas e ao final alcançamos um sabor, que já não é de banana ou morango, e sim algo novo!
Toledo_1610 - El Greco

Meus livros de arte:
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Durante minha apresentação no #stsbelfast Pensei em cada um que me ajudou a criar esta história de sucesso, comprando meus guias! Brigaduuuu, brigaduuu e brigaduuuu 🤓🤓🤓 #lovegreatbritain #discoverni #ebooks #gratidao🙏 Foto by @londresparaprincipiantes
  • Um dos tronos reais de uma das séries mais premiadas da história - Game of Thrones. Mas o que está fazendo em Belfast? A Irlanda do Norte foi cenário de varios episódios da série. Um tour de 8 horas que sai de Belfast, passa por varios desses cenários. Custa 50 libras. Por aqui também se gravaram cenas das Crônicas de Narnia. 
Tirei esta foto na cena de gala do #stsbelfast , foram 5 horas de emoção e assombro. Incrível o que vivi na Catedral St. Anne e viver isto só foi possível porque vocês me apoiam! Brigaduuuu 💕

#gameofthrones #belfast #lovegreatbritain #discoverni
  • Amanhecendo no Titanic Experience #stsbelfast #titanic #belfast #amanhecer #lovegreatbritain
  • Minha casa pelos próximos dias - Malmaison Hotel. Mostrei mais da casinha nos Stories 💁🏽‍♀️
#stsbelfast #malmasionhotel #belfast #hotelroom #hotel
  • Uma das ruas fofas do centro de Belfast. Fiz um tour de bebidas e comidas + arte de rua. Tomei um fim incrível e olha que eu não sou muito da bebida e nem te conto o whisky que provei com um fundo frutal, madre mía. Vai ter vídeo e post com tudo 😜
#stsbelfast #lovegreatbritain #belfast #beautifulstreet
  • Prá todo mundo começar a semana na paz. Algum lugar entre Gran Canaria e Barcelona 🙌🏼 #planeview #stsbelfast #lovegreatbritain #bluesky #clouds

Follow Me!