Guias de Viagem e Arte

 
 
out 20 2016

O desenvolvimento de um estilo pessoal na arte – El Greco

Até o mais talentoso dos artistas necessita estudar, ver mundo e passar horas em su estúdio. A arte não é uma inspiração louca que acontece, e nem desce como um espírito sobre o artista.

Tanto que Picasso dizia que passava tantas horas pintando, aproximadamente 8 por dia, para que a inspiração lhe pegasse trabalhando! A arte é mais transpiração do que outra coisa. São horas e horas de trabalho.

O estilo próprio que identifica um artista é fruto desta entrega e esforço. El Greco não nasceu pintando da maneira pela qual ficou conhecido. No começo, seus mestres e o que via foram modelaram pouco a pouco sua forma de fazer arte. Seu estilo é um reflexo desta aprendizagem.

É legal perceber esta evolução analisando um tema, que ele pintou 3 vezes em 3 momentos diferentes de sua vida e em 3 cidades diferentes: “A Purificação do Templo”.

A primeira tela é de 1570, foi pintada em Veneza enquanto estudava e trabalhava com Tiziano. Os pintores venezianos eram conhecidos pela utilização da cor, que era mais importante que o desenho em si. Adoravam um vermelho, adoravam a exuberância.
Venecia - - El Greco

sA segunda tela é de 1571 e foi pintada durante sua estância em Roma. Para os romanos a linha era mais importante, a modelagem das figuras. Neste quadro ele detalha e ilumina mais a parte da arquitetura. Depois de visitar as ruínas romanas era de se esperar!
Roma_1571 - El Greco

A terceira tela é de 1610, já em Toledo. Aqui já vemos El Greco em estado puro. As figuras voltam a ter protagonismo, e são estilizadas. Alonga a anatomia para obter um efeito mais dramático. Mas veja que o vermelho veneziano lhe acompanhou, existem influências que marcam. É como preparar uma vitamina, juntamos o leite e as frutas e ao final alcançamos um sabor, que já não é de banana ou morango, e sim algo novo!
Toledo_1610 - El Greco

Meus livros de arte:
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa

Follow Me!