Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 01 2008

E se tenho um dia a mais em Roma?

Vamos supor que você tem mais um dia em Roma, ou seja, três dias inteiros! Então, a primeira coisa seria fazer tudo mais devagar. Depois de alguns anos, você passa a sentir o prazer de desfrutar do tempo – gota a gota. Nada de pressa! Roma está nos esperando há tanto tempo …

No primeiro dia eu começaria inevitavelmente da mesma forma: Fontana de Trevi, mas depois iria imediatamente para o Coliseu, comeria num destes postos tão típicos de Roma, como este da foto, que está em frente ao próprio Coliseu. E com as pilhas recarregadas, iria ao Palatino e ao Fórum Romano. Do Forúm, passaria na Igreja San Clemente e na San Giovanni Laterano. Comeria no Campo dei Fiori (Filetti di Baccalà). E me permitiria um sorvete na Piazza Navona, no Bar Gelateria Mariotti (Via Agonale, 5/7) ou para aqueles que necessitam um café com leite antes de dormir, este é o lugar certo para tomá-lo.
Desde o Coliseu - Roma

No segundo dia, passaria o dia no Vaticano, entre a Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos. E de noite, comeria no Trastevere.

No terceiro dia, iria à Piazza Spagna, subiria a escadaria e entraria na Villa Medici, e quem sabe até alugaria uma bicicleta para dois ou quatro, andaria pelo parque (a bici é como esta do vídeo!). Para depois ir à Galeria Borghese deliciar-me com as esculturas mais alucinantes de Bernini e com as telas transgressoras de Caravaggio. Sairia de alma lavada e iria ao Panteão para depois perder-me por Roma até a hora de jantar. Comeria no Restaurante That´s Amore, na Via in Arcione, 115 esquina com Via Lavatore, bem pertinho da Fontana de Trevi. Para finalizar a noite, pediria um prosecco flute, e brindaria pela viagem à Cidade Eterna.

foto e video by Turomaquia 2008

9 Comentários

  1. SÍLVIA OLIVEIRA

    Mooooorrrrooo de inveja desses vídeos. Que “dilíííícia” assisti-los! 🙂

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Fico bem feliz! Em breve, mais videos no pedaço!

    responder
  3. Paula S

    Oi Patricia,

    Tudo bom? Ficarei exatos 3 dias inteiros em Roma e pretendo seguir seu roteiro acima. Quando vc elaborou esse roteiro, vc tinha uma noção de qual horário seria ideal para o viajante sair do hotel (estarei no bairro de Spagna)? Só pra eu me programar e conseguir fazer o estipulado para o dia…

    Outra coisa: existe alguma forma de evitar a fila da Basílica de São Pedro? Acha melhor fazer antes ou depois dos museus vaticanos? Pergunto isso pq vou comprar os ingressos do museu do vaticano e capela sistina pela internet e gostaria de uma sugestão de horário.

    Por último: dá para encaixar os Museus Capitolinos em algum desses dias? Vale a pena?

    Obrigada por tudo. Bj,

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula,
      1. Para evitar fila na Basílica de São Pedro, saía diretamente da Capela Sixtina para a Basílica, há uma porta que dá este acesso direto. Acho melhor fazer os Museus antes, e iria logo após a abertura que é quando está mais vazio.
      2. Os Museus Capitolinos são lindos, modifique um pouco o primeiro dia, tire as igrejas, e vá de tarde aos museus.
      3. Para aproveitar bem, o melhor é sair cedinho, porque a partir das 11:00 horas, tudo enche, e fica assim até às 15:00 horas 🙁
      beijos

      responder
  4. Paula S

    Anotadíssimo. Obrigada. Por tudo.

    responder
  5. Paula S

    Oi Patrícia,
    Então… Vim para agradecer a vc. A viagem foi um sucesso graças ao Turomaquia tb.
    Eu e maridão ficamos apaixonados por Veneza (por onde chegamos). Muito romântico, muito bom mesmo. Assim, qualquer idéia de maraturismo foi fulminada…rs Muitas vezes o mais é menos. Não fizemos Lucca, Volterra, nem Cortona, nem Arezzo e nem Assis… Rs.
    O Roteiro ficou assim: Veneza (2 noites)-Florença(3 noites com 1/2 dia a Pisa)- San Gimignano (no caminho de Florença para Siena) – Siena (1 dia para fazer o Val D´Orcia e outro para a cidade)- Roma (4 noites). Deu tudo certo e foi ótimo!
    O seu roteiro foi muito útil. Conforme vc sugeriu, troquei as igrejas do primeiro dia pelos Museus Capitolinos. Valeu muito à pena! Tudo muito lindo mesmo. Dos restaurantes que vc indicou, fui ao That’s Amore. Simplesmente maravilhoso! Não só a refeição, mas o atendimento tb. Achei uma gracinha eles tentarem falar em português conosco.
    Quanto ao Roma Pass, vale muito à pena, principalmente pela fila do Coliseu, mas vou deixar uma dica aqui. Na Galeria Borghese, é mandatório fazer reserva(como vc já apontou no post correspondente) com ou sem Roma Pass. E a reserva só é feita por telefone.
    Quando estive na cidade, só estavam fazendo reserva para uma semana depois. Mesmo sem reserva (pq quando liguei já não havia disponibilidade para os dias em que estaríamos na cidade), tentei conseguir pessoalmente. A situação foi possível pq estava um dia chuvoso e algumas pessoas que reservaram, não compareceram (coisa de Deus mesmo!). Mesmo assim, segundo a pessoa que vendia os ingressos no caixa da Galeria, só poderíamos comprar a preço cheio, sem o desconto do Roma Pass (o que me levou a crer que os desistentes não utilizariam tal desconto). Comprei na hora! Claro!
    Sendo assim, dependendo do grau de interesse da pessoa em conhecer a Galeria, talvez valha a pena abrir mão do desconto do Roma Pass e comprar de casa o ingresso cheio on-line com a data e o horário pré-determinados. Vale muito a pena! As esculturas do Bernini são simplesmente fantásticas!
    Por fim, obrigada por tudo, Patricia. Que Deus continue abençoando vc e o trabalho lindo que vc faz!
    Abs, Paula.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula do céu, que feedback mais legal. Você nem imagina como é importante prá mim 🙂 Em relação à Galeria Borghese é aquilo que te comentei, dá para arriscar, mas a chance de ficar prá fora é grande, e ñ dá prá perder aquelas esculturas do Bernini, né?!

      E que Deus abençoe todos nós!

      responder
  6. Julia Yv

    Oi Patrícia , estamos passando 2 meses no eixo Portugal, espanha e saímos de Roma ( onde temos 2 dias ) com 2 crianças pequenas , por isso abrimos mao do vaticano e atrações mais complicadas pra ter 2 dias relaxantes ( se é que isso é possível em Roma ) com as crianças antes de voltar. Nos hospedaremos em Campo di Fiori , Sera que vc poderia me dar umas dicas de uma visita express para este período , a sugestão do Turomania de Barcelona em 1 dia já esta totalmente anotada ! Só ficou uma duvida o Passeig de Gracia é igual as ramblas . obrigada Julia

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!