Guias de Viagem e Arte

 
 
out 26 2007

Duas cidades em uma: Salvador

Salvador é uma delícia! O título desta entrada trata das duas cidades que conformam Salvador: a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Na Cidade Baixa um ponto imperdível é o Mercado Modelo. A princípio era o centro de abastecimento da cidade (1912), passou por diversos incêndios, e quendo o mercado de frutas, verduras e peixes foi transferido para outro local após um incêndio, nasceu a idéia de converter este espaço em um centro de artesanato (anos 1970).
Salvador - Bahia

São 263 lojas, que funcionam de segunda a sábado das 09:00 às 19:00 horas, e no dominho das 09:00 às 14:00 horas. Há uma grande oferta de quadros, e se você quiser viajar com eles, não existe nenhum problema, eles tiram do marco e enrolam a tela, assim fica fácil! Reserve como mínimo 2 horas para passear pelos corredores desta grande vitrine de artesanato.Várias lojas aceitam cartão de crédito.Depois, junte algumas moedinhas e suba pelo Elevador Lacerda até a Cidade Alta, e aí começa outra aventura, pelo grande Centro Histórico de Salvador, mas isto é história para nossa próxima entrada!

Foi no Mercado Modelo que Jorge Amado, exímio freqüentador, se inspirou para criar uma das suas novelas, A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Diz a história que Quincas, freguês habitual dos bares e conhecido bebedor de cachaça, ao ver uma garrafa no balcão, encheu um copo e virou-o de uma vez, para logo em seguida desferir um berro fora do normal, como o de um animal ferido ou marido traído. Águuuuuuua!

Assim como Jorge Amado, outros nomes de personalidades figuravam como freqüentadores do Mercado Modelo. Os intelectuais Sartre, Simone de Beavouir, Pablo Neruda, Aldous Huxley, Érico Veríssimo, Caribé e cineastas como Orson Wells, Clouzot, Roberto Rosselini e Louis Malle.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: