Guias de Viagem e Arte

 
 
out 26 2007

Duas cidades em uma: Salvador

Salvador é uma delícia! O título desta entrada trata das duas cidades que conformam Salvador: a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Na Cidade Baixa um ponto imperdível é o Mercado Modelo. A princípio era o centro de abastecimento da cidade (1912), passou por diversos incêndios, e quendo o mercado de frutas, verduras e peixes foi transferido para outro local após um incêndio, nasceu a idéia de converter este espaço em um centro de artesanato (anos 1970).
Salvador - Bahia

São 263 lojas, que funcionam de segunda a sábado das 09:00 às 19:00 horas, e no dominho das 09:00 às 14:00 horas. Há uma grande oferta de quadros, e se você quiser viajar com eles, não existe nenhum problema, eles tiram do marco e enrolam a tela, assim fica fácil! Reserve como mínimo 2 horas para passear pelos corredores desta grande vitrine de artesanato.Várias lojas aceitam cartão de crédito.Depois, junte algumas moedinhas e suba pelo Elevador Lacerda até a Cidade Alta, e aí começa outra aventura, pelo grande Centro Histórico de Salvador, mas isto é história para nossa próxima entrada!

Foi no Mercado Modelo que Jorge Amado, exímio freqüentador, se inspirou para criar uma das suas novelas, A morte e a morte de Quincas Berro D’água. Diz a história que Quincas, freguês habitual dos bares e conhecido bebedor de cachaça, ao ver uma garrafa no balcão, encheu um copo e virou-o de uma vez, para logo em seguida desferir um berro fora do normal, como o de um animal ferido ou marido traído. Águuuuuuua!

Assim como Jorge Amado, outros nomes de personalidades figuravam como freqüentadores do Mercado Modelo. Os intelectuais Sartre, Simone de Beavouir, Pablo Neruda, Aldous Huxley, Érico Veríssimo, Caribé e cineastas como Orson Wells, Clouzot, Roberto Rosselini e Louis Malle.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!