Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 21 2008

Documentos para a nacionalidade espanhola




No ano passado eu me casei com o Tom, ele é espanhol. Depois de 1 ano de casamento posso pedir a nacionalidade espanhola. E eu estou pedindo porque facilita a vida em várias questões, como cidadão da União Européia no mundo acadêmico você tem mais oportunidades de bolsas de estudo, por exemplo. E também não tem que ficar renovando tua residência na Extranjería, que é o calvário pelo qual passam todos os estrangeiros na Espanha. É um calvário porque sempre tem fila, e se você é estudante ou está trabalhando por aqui, tem que renovar todos os anos. Outra questão é que eu vivo nas Ilhas Canárias, e os residentes comunitários (aqueles nascidos em qualquer dos países da União Européia) tem um tal de desconto de residente, que significa uma redução de 50% nos preços dos bilhetes aéreos!

Meu périplo burocrático começou no Brasil, necessitava uma certidão de nascimento e meus antecedentes penais. Os documentos não podem ter data de expediçao superior a um ano, portanto tive que pedir outra via da certidão de nascimento. Daí você tem que reconhecer firma das pessoas que assinam os documentos. Eu pensava que necessitava pedir os antecedentes estaduais e o federal, e foi o que eu fiz, porque na real em nenhum lugar você encontra o que necessita, nem nas páginas brasileiras e muito menos nas espanholas que tratam sobre este tema.Assim, primeira dica, só é necessário os antecedentes federais, que você tira na Justiça Federal.

Como o Brasil não firmou o Acordo de Haia, você deve legalizar seus documentos. Se não vive nas capitais que o Ministério de Relações Exteriores tem representações, clique aqui para saber quais são, pode enviá-los a Brasilia com uma carta indicando os motivos da legalização e eles te devolverão os documentos legalizados no teu endereço brasileiro (eles não compram nada para isso). Depois disso você deve ir no consulado espanhol mais perto da sua casa, para que o consul carimbe seus documentos (cobra por documento). Na verdade, o Ministerio reconhece que a assinatura do tabelião ou notário que reconheceu a assinatura da pessoa que assinou teu documento é verdadeira, e depois o consul a veracidade do trâmite do ministério, e o que falta? Na Espanha devem reconhecer a veracidade do carimbo do consul, e para isso você deve levar teus documentos no Ministerio de Assuntos Exteriores em Madrid.

Para chegar no Ministerio desça na parada de Metro Bambu, cruze a M-30 pela passarela de pedestres. Eu cheguei às 9:00 da manhã e peguei a senha 85 e sai em menos de 40 minutos, e não te cobram nada.

Para pedir a nacionalidade também necessita a inscrição consular, que se realiza no Consulado Brasileiro de Madrid ou Barcelona. E claro que necessita outros documentos que são emitidos aqui na Espanha, mas que não necessitam passar pelo processo de legalização. Ah, ia esquecendo, os documentos brasileiros devem ser traduzidos por uma tradutora juramentada.

Na quarta-feira, quando estava a caminho de Zaragoza passei por Madrid e realizei o trâmite no Ministério e no Consulado, mas fiquei bem chateada porque perdi tempo com os antecendentes estaduais, e pedi que fossem traduzidos, uma grana! Por isso resolvi escrever este post, para que outras pessoas economizem tempo e dinheiro!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.