Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 29 2009

Curitiba – Praça Tiradentes – Onde quase tudo começou

Vai conhecer Curitiba? O que você acha de começar onde quase tudo começou? Como assim? Na verdade, a primeira povoação da cidade ficava meio longe do que hoje é o centro, ficava nas margens do Atuba, e surgiu em 1650. Suas origens estão relacionadas à mineração.Nesta povoação, todos os dias a imagem da Nossa Senhora da Luz amanhecia olhando para um determinado lado. Os moradores começaram a pensar que era o lugar que a santa queria que se construísse sua capela definitiva. O problema é que a terra que ela olhava pertencia aos índios tinguis. Os mineradores pediram ao cacife desta tribo que lhes indicasse o local exato para a construção da capela. E assim foi, e o povoado se mudou para as margens do Rio Ivo e passou a explorar as atividades agrícolas. Este povoado dará origem à Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba.
Praça Tiradentes-Curitiba
Cacique Tindiquera indica o local da fundação de Curitiba – pintado por Theodoro De Bona

Em 1693 se ergueu o pelourinho no que hoje é a Praça Tiradentes, e por que era importante esta construção? Porque era o símbolo da justiça, assim os atos marginais eram punidos. Nestas alturas, Curitiba já contava com 90 famílias. No dia 29 de março de 1693 se realizaram as primeiras eleições para a administração de Curitina e é nesta data que se comemora o aniversário oficial da cidade!

Atualização: Na verdade o pelourinho foi erguido em 1668, na praça que hoje se conhece como Borges de Macedo, que fica do ladinho da Tira-dentes. Mas a vila ficou em situação irregular sem administradores. Até que por fim as eleições ocorreram no dia 29 de março de 1693, data que marca o “nascimento oficial da cidade”!

E você sabe o que quer dizer Curitiba? É um nome de origem guarani – Kur´ýt-yba – pinhal ou pinheiral.

Nada melhor do que começar sua visita pela Praça Tiradentes, onde se instalou o primeiro pelourinho da cidade. Recentemente quando faziam obras nesta praça, encontraram vestígios do antigo povoado que podem ser vistas na sua parte central através de uns cristais que expõe o descobrimento arqueológico.
Praça Tiradentes-Curitiba

Depois da Praça, vamos nos adentrar no Setor Histórico da capital.

Imagem tela Theodoro De Bona: http://www.gilsoncamargo.com.br
Foto e Video: turomaquia_2009

4 Comentários

  1. Viniart

    Pensando o que, Turomaquia é cultura !!!! Adorei o posto patrícia nem imaginava que existia tudo isso !Beijo !

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Vini, como é que está esta vontade de vir a Curitiba. Já tenho preparados uma série de posts para a próxima semana!Beijos e Feliz Feriado!

    responder
  3. Rafael Hatschbach

    Bem interessante o post. Só fiquei com dúvidas a respeito do pelourinho. Na praça José Borges de Macedo há uma placa sobre a existência de um pelourinho erguido em 1668 por Gabriel de Lara.

    Partindo deste ponto, se questiona;

    1 – Qual o verdadeiro marco zero da cidade, o monolito erguido em frente à catedral (1693) ou o pelourinho da praça josé borges de macedo (1668)?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rafael, a Praça Borges de Macedo era considerada uma extensão da Tira-dentes, mas você tem toda razão foi retificar o post. O problema é que em 1668 se elevou o Pelourinho, mas a vila ficou numa situação irregular até 1693, daí que se comemore o aniversário da cidade tomando como base a data de 1693. Agradeço muito seu comentário que me permitiu reler este antigo post e alterá-lo!
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!