Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 29 2009

Curitiba – Praça Tiradentes – Onde quase tudo começou

Vai conhecer Curitiba? O que você acha de começar onde quase tudo começou? Como assim? Na verdade, a primeira povoação da cidade ficava meio longe do que hoje é o centro, ficava nas margens do Atuba, e surgiu em 1650. Suas origens estão relacionadas à mineração.Nesta povoação, todos os dias a imagem da Nossa Senhora da Luz amanhecia olhando para um determinado lado. Os moradores começaram a pensar que era o lugar que a santa queria que se construísse sua capela definitiva. O problema é que a terra que ela olhava pertencia aos índios tinguis. Os mineradores pediram ao cacife desta tribo que lhes indicasse o local exato para a construção da capela. E assim foi, e o povoado se mudou para as margens do Rio Ivo e passou a explorar as atividades agrícolas. Este povoado dará origem à Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba.
Praça Tiradentes-Curitiba
Cacique Tindiquera indica o local da fundação de Curitiba – pintado por Theodoro De Bona

Em 1693 se ergueu o pelourinho no que hoje é a Praça Tiradentes, e por que era importante esta construção? Porque era o símbolo da justiça, assim os atos marginais eram punidos. Nestas alturas, Curitiba já contava com 90 famílias. No dia 29 de março de 1693 se realizaram as primeiras eleições para a administração de Curitina e é nesta data que se comemora o aniversário oficial da cidade!

Atualização: Na verdade o pelourinho foi erguido em 1668, na praça que hoje se conhece como Borges de Macedo, que fica do ladinho da Tira-dentes. Mas a vila ficou em situação irregular sem administradores. Até que por fim as eleições ocorreram no dia 29 de março de 1693, data que marca o “nascimento oficial da cidade”!

E você sabe o que quer dizer Curitiba? É um nome de origem guarani – Kur´ýt-yba – pinhal ou pinheiral.

Nada melhor do que começar sua visita pela Praça Tiradentes, onde se instalou o primeiro pelourinho da cidade. Recentemente quando faziam obras nesta praça, encontraram vestígios do antigo povoado que podem ser vistas na sua parte central através de uns cristais que expõe o descobrimento arqueológico.
Praça Tiradentes-Curitiba

Depois da Praça, vamos nos adentrar no Setor Histórico da capital.

Imagem tela Theodoro De Bona: http://www.gilsoncamargo.com.br
Foto e Video: turomaquia_2009

4 Comentários

  1. Viniart

    Pensando o que, Turomaquia é cultura !!!! Adorei o posto patrícia nem imaginava que existia tudo isso !Beijo !

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Vini, como é que está esta vontade de vir a Curitiba. Já tenho preparados uma série de posts para a próxima semana!Beijos e Feliz Feriado!

    responder
  3. Rafael Hatschbach

    Bem interessante o post. Só fiquei com dúvidas a respeito do pelourinho. Na praça José Borges de Macedo há uma placa sobre a existência de um pelourinho erguido em 1668 por Gabriel de Lara.

    Partindo deste ponto, se questiona;

    1 – Qual o verdadeiro marco zero da cidade, o monolito erguido em frente à catedral (1693) ou o pelourinho da praça josé borges de macedo (1668)?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rafael, a Praça Borges de Macedo era considerada uma extensão da Tira-dentes, mas você tem toda razão foi retificar o post. O problema é que em 1668 se elevou o Pelourinho, mas a vila ficou numa situação irregular até 1693, daí que se comemore o aniversário da cidade tomando como base a data de 1693. Agradeço muito seu comentário que me permitiu reler este antigo post e alterá-lo!
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!