Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 12 2017

10 curiosidades sobre o templo do filme – Memórias de uma gueixa

O templo do filme – Memórias de uma gueixa – a crônica

Ansiedade e altas expectativas não costumam ser boas companhias em viagens. Mas naquele 12 de fevereiro este era meu estado de ânimo. Não me dediquei tanto quanto queria no planejamento da viagem, mas se algo estava claro era incluir o santuário Fushimi Inari Taisha na programação de Kioto.

Querendo correr, mas caminhando debaixo de um lindo céu azul fui para a Estação de Kioto. De lá partem os trens para o templo xintoísta que já era visitado pelos japoneses há séculos, mas que ficou conhecido por meio planeta quando a menina Sayuri correu por seus toriis em “Memórias de uma gueixa”.

O trem para e mais da metade desce. Saio com dificuldade da estação e diante dos meus olhos pouco a pouco um mar de gente. Entre construções de um alaranjado intenso abro caminho até os toriis que me levarão montanha acima. Mesmo com tanta gente, com a verdadeira fila indiana de boa parte da subida, foi uma das experiências mais intensas desta viagem ao Japão.
templo do filme - Memórias de uma gueixa

Curiosidades do Templo Fushimi Inari Taisha

1. É um dos templos mais populares do Japão, por isso o mais normal é que esteja repleto de gente. Só nos três dias das festas do Ano Novo, costuma receber mais de 2,5 milhões de pessoas.

2. Em 2011 se comemorou o aniversário 1300 do templo \o/ Também é um dos templos mais antigos do Japão, já que existe desde 711.

3. É um dos santuários xintoístas do deus Inari, no Japão existem mais de 32.000 templos consagrados a este deus.

4. Inari é o deus do arroz e por consequência dos comerciantes. No antigo Japão, a medida da riqueza estava dada pela extensão dos campos de arroz que uma pessoa produzia e possuía. Todo o sistema econômico do shogunato também estava baseado nesta medida.

6. Em Fushimi Inari existem centenas de estátuas de raposas, porque estes animais são os mensageiros do deus Inari. Esta escolha também estaria relacionada com a colheita. Durante uma época, os agricultores treinavam as raposas para que lhes ajudassem as pargas mais comuns de pequenos insetos e animais.
templo do filme - Memórias de uma gueixa
7. Só nestes templos se veem plaquinhas de madeira em formato de raposas (kitsunes). Os fieis usam para escrever seus pedidos de prosperidade e as deixam penduradas em partes específicas do templo. Custam 500 ienes.
templo do filme - Memórias de uma gueixa
8. Os toriis vermelhos são “portas” doadas por empresários e comerciantes para atrair prosperidade. Custam entre 400.000 e 1.000.000 ienes. Estas “portas” simbolizam um desejo ou uma forma de passar suas mensagens e orações à divindade.

9. O caminho até a parte de cima da montanha está repleto de toriis, são mais de 10.000. Um lindo espetáculo visual. São mais ou menos 4 quilômetros de um passeio que “é puro êxtase”.

10. Os torris estão pintados de vermelho porque esta cor se considera um amuleto contra as forças do mal e também porque esta relacionada com abundantes colheitas. A mistura realizada para criar este pigmento (mercúrio + terra vermelha) se usava desde a antiguidade para ajudar na preservação da madeira.
templo do filme - Memórias de uma gueixa
Em breve, roteiro com informações práticas para você visitar este templo.

Planejando a viagem para o Japão

Veja todos nossos posts do JAPÃO

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: TÓQUIO | KIOTO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Site pesquisado para escrever este post: http://inari.jp/en/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland
  • Neste 2018: "seja sua própria musa" #criar 4/361

#muse #desejos

Follow Me!