Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 16 2012

Controle de passaportes nos aeroportos brasileiros x novas exigências para cidadãos espanhóis

ojo por ojo

Nos últimos anos, toda vez que chego ao Brasil entro em choque. Nenhuma relação com o aeroporto de Guarulhos, com sua esteira da Idade da Pedra ou seu sucateamento. Minha indignação começa antes, exatamente na fila da imigração.

Podemos discutir atrasos nos voos, falto de preparo dos nossos aeroportos para suportar uma esperada demanda internacional em face dos eventos de 2014 e 2016, a falta de sinal de wi-fi aberta, mas estamos na minha humilde opinião falhando em questões básicas de segurança.

Quem recebe tanto a estrangeiros como nacionais na imigração brasileira? MENINAS, ou melhor, MOÇAS. Ambos termos não são pejorativos. Apenas representam visualmente a realidade. Nada de policiais treinados e com autoridade (como na maioria dos países). Policiais que só de olhar, impõem.No caso brasileiro, o despreparo é total.

Uma pessoa me comentou, e não tive como comprovar, que é uma empresa terceirizada que fornece esta mão-de-obra. O mesmo passaria com os controles de raio-x nos embarques.

Ou seja, a entrada do nosso país é controlada por pessoas que não foram arduamente selecionadas, que não estão controladas por normas bastante exigentes e em certa medida até restritivas da liberdade. Para um professor universitário federal sair do país deve pedir autorização, e esta tem que ser publicada no Diário Oficial. Em contrapartida, em um posto que fala da segurança nacional …

Em dezembro entrei com meu passaporte espanhol, já que estava com o Tom. A menina não nos perguntou nada. No fundo, 1 funcionário da Polícia Federal vestido de calça jeans e camiseta. Graças que a camiseta confirmava que era polícia, porque seus gestos e forma de vestir tampouco impunham respeito e ordem.

Com este estado de coisas, publica-se esta semana uma série de requisitos que o governo brasileiro vai impor para a entrada dos espanhóis no Brasil. Face os incidentes que aconteceram a mais de 2 anos. Minha primeira pregunta: as meninas da porta da frente estão capacitadas para colocar em prática as exigências?

Como tais exigências se baseiam na reciprocidade, e Espanha está dentro do enquadramento dos países que conformam o Espaço Schengen, por que apenas se impõe aos cidadãos espanhóis? Já viajei com brasileiros deportados da Itália.

Se estamos falando de reciprocidade, o que faremos em relação aos Estados Unidos. Tenho uma amiga que teve que tirar a roupa para entrar por lá, e outro conhecido que foi deportado porque seu nome era Omar.

Não sou contra as exigências(até pensei que já existiam!). Sou contra a demagogia. Sou contra uma medida que só incita ao ufanismo beligerante de gente que acha legal a linha do “olho por olho, dente por dente”.

imagem: http://nuestropensar.com/2011/05/23/ley-del-talion-conocido-como-ojo-por-ojo-diente-por-diente/

Para ler o post da Bá Conti, do Publicitária & Viajante, clique aqui.

Para ver quais são os requisitos, clique aqui. Para ler algo sobre a repercussão da medida, clique aqui.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

9 Comentários

  1. Mari Campos

    Uma medida lamentável, Pat. Lamentável mesmo. Como eu disse no blog da Bá Conti, sonho com o dia que o Brasil vai parar de ver o turismo como questão diplomática e passar a ver como negócio. Daí, sim, acho que teremos seriedade nas medidas.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Mari, acabei de linkar o post da Bá Conti 🙂

    responder
  3. Dri Miller

    Concordo com voce que realmente os aeroportos Brasileiros sao vergonhosamente despreparados em todos os sentidos possiveis da palavra.
    E que realmente deixar a seguranca imigratoria e seguranca de fronteiras nas maos de funcionarios tercerizados despreparados eh uma brincadeira.

    Mas infelizmente ja senti na pela que quando a lei deve ser aplicada, a policia federal entra em jogo e a coisa muda de figura mesmo!

    Meu marido ja quase foi deportado do aeroporto Galeao no Rio por um problema de visto (ele eh Americano), e antes mesmo de nos dermos conta doque estava acontecendo, foi uma dessas “meninas” daram um sinal, e rapidinho um oficial da policia Federal apareceu na area para “remover” meu marido e dar inicio ao processo de deportacao.

    Por um lado foi assustador ter que enfrentar a “implicancia” da policia Federal contra Americanos (e por isso tenho certeza absoluta que o memso vai acontecer com espanhois) e sabendo que apesar de que eles estavam certissimos e os errados eramos nos (afinal quem errou ao nao verificar o tipo de visto fomos nos), foi uma luta conseguir entender oque estava acontecendo e conseguir salavar meu marido da confusao.

    Exemplos do despreparo em questao? Nenhum delegado nem oficial da PF falava uma palavrinha em Ingles nem em nenhuma outra lingua que nao fosse o Portugues (como que alguem consegue um emprego no aeroporto internacional sem falar Ingles ou uma segunda lingua?!?!) oque significou que nos momentos em que nao pude acompanhar e ajudar meu marido, ele ficou totalmente a merce da PF sem entender absolutamente NADA doque estava acontecendo. Se eu nao tivesse junto com ele no mesmo voo, ele teria sido deportado no mesmo instante, sem nenhuma ajuda, apoio nem direitos.
    Logo, imagino que o mesmo vai acontecer com centenas de turistas Espanhois desavisados.
    Mas como eu entendia oque estava acontencendo, sabia muito bem que oque a PF estava fazendo er ana verdade corretissimo, estava aplicando as leis e as regras claras, que no caso, segundo eles, meu marido ao cumpriu.
    Nos acabamos dando sorte de conseguir “fugir” pra Argentina no voo seguinte e escapar da deportacao, mas na base da reciprocidade, se o mesmoa contecesse comigo ao entrar com ele nos EUA eu teria sido deportada imediatamente, “o si o si”.

    Meu moral da historia eh que apesar do aparente despreparo dos aeroportos, na hora do “vamos ver” a policia federal entra em cena e sabem como ninguem assustar, se impor e fazer as regras valerem!
    Nao aconselharia a nenhum Espanhol “deixar pra la”, achando que por falta de preparao essas regras nao serao impostas – porque elas serao sim. E aposto que a midia Brasileira vai adorar ouvir as historias que irao surgir em Abril!
    (essa minha historia de deportacao ate virou post, tamanh a novela: http://drieverywhere.net/2008/07/19/com-emocao/

    Abs
    Dri

    responder
    • Patricia de Camargo

      Dri,
      brigaduuu pelo teu comentário e experiência.
      No teu caso o visto do Aaron estava vencido. Uma situação fácil de ser identificada. Fico pensando como elas vão se virar em uma entrevista para exigir os requisitos de entrada. Não duvido que deportem, que a Polícia Federal apareça, afinal esta é sua função. Mas por que não são os agentes que estão na entrada do país? Com um aumento de demanda, ter uma gente fiscalizando 10 postos de entrada é o suficiente? Por que entregar de bandeja para uma empresa terceirizada uma atividade tão importante que integra um tema de segurança nacional?

      E na minha saída em dezembro, sequer haviam agentes da PF. Estivemos 1 hora na fila, porque para os estrangeiros somente havia uma moça carimbando a saída!

      Na minha chegada eu mudei de fila porque escolhi uma atendente lenta, o organizador das filas viu e não me disse nada. Por quê? Não tem poder coercitivo nenhum, não conhece as normas, apenas cumpre com o que lhe dizem e ponto, não tem poder de decisão.

      Acabei de ler teu post, e Dio Santo, isto sim é um casamento com emoção 🙂
      beijos

      responder
  4. Luisa

    Jà se ve o despreparo ao permitir o teu ingresso no Brasil com o passaporte espanhol (a nao ser que vc tenha perdido a nacionalidade brasileira, ao adquirir a espanhola, mas acho pouco provavel…).
    Em linha teorica, brasileiro DEVE entrar no Brasil apresentando o passaporte brasileiro.
    http://www.portalconsular.mre.gov.br/faq/dupla-nacionalidade-informacoes

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luisa, brigaduuu pelo link 🙂
      Fiquei pensando em uma situação, e se teu passaporte brasileiro está vencido?

      responder
      • Luisa

        Se tà vencido, vc entra no Brasil, mas nao consegue mais sair sem renova-lo.
        To ficando esperta em passaportes e cidadanias, to entrando com o processo para pegar o passaporte italiano pelo casamento… 🙂
        Bjs

        responder
        • Patricia de Camargo

          Legal saber que dá para entrar! Graças a Deus já passei por esta papelada, morara fora é estar sempre metida em papel, pra isso, pra´quilo hehehe

          responder
  5. Bá Conti

    Patrícia, obrigada pelo link!
    Concordo totalmente com o seu post. A atuação da polícia federal no controle de passaportes é vergonhosa, sem falar naquele papelzinho de “controle de entrada/saída” que todos os meus amigos gringos levam de recordação pra casa, já que nunca ninguém quer recolhê-lo (ou, quando o viajante insiste que recolham, vai pra uma pilha de papéis diferentes e que parece ter como destino provável o lixo…).
    Como eu disse no blog, acho que o Brasil ainda tem muito caminho pela frente nesse assunto…

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Tristeza pela situação catalã. A região já perdeu mais de 1000 empresas e 15% das reservas turísticas. Tudo por culpa de uma famigerada ideia de um estado paradisíaco, graças à independência. Um artista espanhol definiu bem a situação, "não é Espanha contra Catalunha; é Catalunha contra Catalunha". .
#catalunha #españa #barcelona #gaudi #casabatllo #arte #sadmoments
  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
.
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa

Follow Me!