Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 21 2010

Compras em Paris: dos macarons a sapatilhas de ballet

Sinceramente: eu odeio andar com muito peso. Admiro pessoas que durante as férias são capazes de comprar a decoração da casa, enfrentar o peso, o desconforto de andar com suas compras e o pior passar com algumas delas pelos controles de segurança dos aeroportos. Eu não consigo, e assim tenho poucos troféus de viagem para exibir ao final da jornada. Tenho meus pontos fracos: comidinhas, livros de museu e de arte, e todos os folhetos de cada atração visitada. Mas a rejeição a carregar peso no metrô, no ônibus, ou por uma grande cidade é maior que minha vontade de possuir algo. Deixo um ou dois quilos reservados para minhas tentações, e dificilmente passo da conta.

Agora, é inevitável dizer que – Viagens para Paris = tentação à cada esquina. No meu caso, a tentação só não chega a ser pecado capital porque meu francês praticamente inexistente restringe e muito a compra de livros. Caso contrário, estaria destinada a padecer no inferno!

Arco do Carrossel

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre

A cada esquina, aparece uma lojinha tão linda, e até em lugares sagrados da cultura, como pode ser o Louvre, a tentação está presente. Embaixo do museu, o Carrousel du Louvre, um pequeno shopping é a alegria de muitos corações sedentos de maquiagem, eletrônicos, música, livros, roupas de ballet (lembrei da Natalie!), MacMundo, roupas de várias marcas e estilos, e claro que souvenirs.

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre
As tarifas para utilizar o banheiro no Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre
Sobre esta loja, já havia lido no Conexão Paris

Carrousel du Louvre

Nem é necessário entrar no Louvre, é só descer as escadarias ao lado do Arco do Carrousel, para adentrar neste “mundo das maravilhas”. Bateu aquela fominha, a praça da alimentação com altas comidinhas oferece o descanso dos justos.

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre

Carrousel du Louvre

No quesito “comidinhas-souvenir” ou para devorar naquele instante, nesta viagem dois lugares me seduziram, primeiro graças às dicas da Claudia do Pepper InFashion, a Ladurée. Um dos paraísos dos famosos macarons franceses. O “macaron” é uma bolacha recheada chique. A massa e o recheio são leves, e os sabores estão bem longe das primas pobres. Uma amiga que viveu um tempo em Brest, indicou o de doce de leite com flor de sal, o mais tradicional no norte da França. É bom, mas entre os que provei, gostei mais do sabor: chocolate amargo. São tantos os sabores que é impossível que algum não te atraia. Para levar de presente, escolha entre quatro e seis sabores, para colocá-los na caixinha Napoleón III. Cada macaron na Ladurée custa 1,50€. Há várias lojas na cidade, visitei a da Rue Royale, 16, bem pertinho da  Igreja de la Madeleine.

Ladurée

Ladurée

Continuando com as tentações gastronômicas, visite para almoçar, tomar um lanche, jantar ou comprar os ingredientes para um belo pic-nic, a Lafayette Gourmet. Um supermercado prá lá de especial, com uma ilha de postos de comida de vários tipos e culturas. Desde comida espanhola à turca, passando por um mestre-padeiro francês. Sem contar que você poderá comprar mostardas diferentes, flor de sal e outras delícias por preços bem acessíveis. Para babar, na entrada um posto de venda de temperos e especiarias. Comendo em lugares assim, ou abastacendo-se para um romântico pic-nic em alguns dos jardins da cidade, é possível conjugar o binômio: Viagens baratas = Viagens em Paris. Que seria ainda mais perfeito, se você conseguir descolar um voo Low cost Paris!

Lafayette Gourmet

Lafayette Gourmet

Lafayette Gourmet
Pão com azeitonas comprado no Lafayette Gourmet

Informações práticas:
As lojas do Carrousel do Louvre estão abertas todos os dias, das 10:00 às 20:00 horas, e a parte de alimentação das 08:30 às 20:00 horas. Entre as lojas, destaque para o escritório de turismo que vende o Paris Museum Card.

As Galerias Lafayette são enormes, para encontrar o que deseja, pegue um mapinha no balcão de informações. É oferecido em português. A Lafayette Gourmet está no primeiro andar da Lafayette Homem. Visitei as Lafayette do Boulevard Haussmann. A Zona Gourmet está aberta de segunda a sábado das 08:30 às 21:30 horas. O supermercado aceita cartão de crédito.

Lafayette Gourmet

Leia também:
Guia prático do Museu do Louvre – F.A.Q.
Roteiro de 4 dias com o Paris Museum Card
Passeio de bicicleta por Paris

fotos: turomaquia_2010 y Emese Szeliansky
outras imagens: Ladurée y Galerias Lafayette

16 Comentários

  1. emese

    ¡Qué recuerdos más entrañables me traen estas fotos! ¡Ñam, ese panecito! ¡Excelente reportaje!Besos, Mesi

    responder
  2. Claudia Bins (Cacau)

    Post maravilhoso!!! Amei todas as dicas, muito legal!Beijo,Cacau

    responder
  3. Viagem Afora

    Patricia, somos do seu time, consumidores controlados !! O que nos faz pecar em Paris são os óculos, que amamos, são lindos e bem mais barato que Brasil !!Bjs e um ótimo final de semana !!

    responder
  4. Guta

    Adorei as dicas tb!!!!Ainda mais macaron é comigo mesmo! srsrsrsbjus

    responder
  5. Dany - Feriado Pessoal

    Adoro o Carrousel. Até hj a loja dos banheiros e a de coisas da natureza são as que eu mais gosto! E vc conseguiu vir em Madrid. Liguei no seu celular e mandei msg tb. Chegou?:) Bjo.

    responder
  6. Patricia de Camargo

    Mesi, yo soy quien debe agradecerte por las fotos, compañia e ideas. besosCacau, Viagem Afora e Guta, é realmente difícil se controlar, já anotei a dica dos óculos.Dany, não recebi tua mensagem e estava preocupada contigo porque pensei que tinha ficado mal pelo acidente! Beijos a todos

    responder
  7. Carmen

    Olá, por favor gostaria de saber qual é o nome da loja de sapatilhas!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carmen, parece que esta loja fechou no “Carousel”, estou tentando averiguar para você.

      responder
    • Patricia de Camargo

      Carmen, você pode encontrar as sapatilhas na Repetto. Que fica na Rue de la Paix, 22
      Aberta de segunda a sábado, das 10:00 às 19:00 horas

      E para ver outras lojas: http://www.repetto.com/shops.php?COUNTRY=74&CITY=Paris

      responder
  8. flavia

    Patricia, estou amando virar seu blog em busca de informações para minha viagem a Paris! Vc sabe que ônibus eu pego pra ir para a Galeria Lafayette? Vou estar hospedada próximo a estação Les Hales.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flavia para ir de metrô até as Galeries Lafayete deve descer na estação de metrô – Havre Caumartin. Visite também Printemps, é outra loja imensa de departamento praticamente ao lado da Lafayette.

      responder
      • flavia

        Obaa,maridão que não vai gostar muito dessas dicas, ele odeia fazer compras!!! Obrigada!

        responder
  9. CArol

    nome da loja de sapatilha?

    responder
  10. Hanna

    Vou ter que controlar meu instinto então hahaha

    responder
  11. Cibele Lemos

    Sou amante de Paris! E confesso que nunca havia passeado pelo seu blog, mas estou encantada! Voce enxerga a Cidade Luz por um prima especial! Era exatamente o que eu precisava. Parabens! Esta me ajudando muito a estruturar minha proxima visita!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip
  • Esta é a panorâmica diante de um dos museus de arte mais visitados do mundo em 2016. Sabe qual é? 
Prá conhecer toda a lista passa lá no www.turomaquia.com ou clica aqui no link da bio 👈 
#museumweek #museum #bridge #london #arquitetura #architect #harrypotter
  • Muitos anos atrás, o clima mudou drasticamente e a areia virou pedra. E esta pedra chegou até nossos dias, não é incrível?!😱
.
#beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beach

Follow Me!