Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 15 2016

Como transferir dinheiro do Brasil para o Exterior | Transferwise

IMG_1085
Há mais ou menos 1 mês um post me chamou atenção no blog: Pequenos Monstros, eles alegavam que haviam descoberto a melhor maneira de transferir dinheiro do Brasil para o exterior. Meio cabrera e bastante desconfiada, iniciei a leitura.

Os Pequenos Monstros são um casal de nômades digitais. Eles estão vivendo em diferentes lugares do mundo e continuam trabalhando de forma remota. Esta é uma forma de viver mais habitual do que se possa imaginar, e claro que as pessoas que não tem uma residência fixa ou que trabalham para diferentes lugares e cobram em diferentes moedas, tem um grande problema – como faço para usar MEU dinheiro que está do outro lado mundo?

No post eles mostram as diferentes formas que já tinham usado para realizar transferências de sua conta brasileira para as contas que vão abrindo a cada país que chamam de casa por 3 ou 4 meses. Todas as opções eram burocráticas, caras e ineficientes, e com taxas que rondavam o assalto à mão armada 😉

Até que por fim entram em contato com o Transferwise. Tudo parecia bem fácil e até rápido, o que me deixou tentada a provar. Primeiro pesquisei um pouco sobre a companhia, que foi criada basando-se em uma necessidade própria, um dos criadores Kristo Käärman necessitava libras estrelinas, contactou um amigo que necessitava euros e realizaram todo o processo de intercâmbio, e com este amigo Taavet Hinriku decidiram criar uma startup em 2011 para ajudar as pessoas a realizar este tipo de transações.

Os fundadores de Transferwise contam que já ajudaram seus clientes a economizar uns 15 milhões de dólares em taxas e mais taxas cobradas pelos bancos e similares para realizar transferências internacionais. A companhia tem sede em Londres, e seus clientes mais comuns são pessoas que trabalham em um país mas tem um imóvel em outo lugar (normalmente seu país de origem) e necessitam pagar mensalmente sua hipoteca, pequenas empresas com filiais fora de sua sede, trabalhadores emigrados que necessitam enviar dinheiro às suas famílias ou aposentados que passam parte do ano em uma segunda residência localizada em um país estrangeiro.

E não se preocupe, eles não lavam dinheiro, já que se adequam as normas de cada país e pagam todos os impostos que qualquer outro banco deveria pagar, mas cobram bem menos pelo serviço prestado.

Como é a transferência de dinheiro com Transferwise

Entrei em Transferwise através do link dos Pequenos Monstros, porque acredito piamente que devemos retribuir o trabalho dos demais! Como era minha primeira transferência, não haviam taxas, marquei um valor e não dava crédito que a conversão era melhor que aquela que havia conseguido na última vez que passei pelo Brasil.

Criei uma conta no Transferwise, coloquei o valor que queria enviar da minha conta no Brasil em reais para minha conta na Espanha (em euros), o sistema me apontou naquele dia o valor do câmbio, que pode variar porque a transferência pode levar até uns 4 dias, e já te conto o porquê, mas a variação é cambial e não culpa do Transferwise.

Depois coloquei os dados da minha conta espanhola (IBAN), que agora já estão no sistema, depois da pessoa beneficiária (que neste caso era a mesma pessoa!), então o sistema emite um boleto, que eu imprimi e guardei em pdf. Em alguns países você pode transferir o dinheiro via cartão de crédito, mas este não é o caso (por enquanto) no Brasil. Eu paguei o boleto online, e devo confessar que nesta hora me deu um medinho que o dinheiro evaporasse, coisa de gente ansiosa e que fez Direito (risos!).
Captura de Tela 2016-06-14 às 16.33.20

Dica: para evitar que as redes sociais saibam mais de mim do que os meus próprios pais, evito criar contas através delas, posso perder um ou dois minutos a mais, mas assim tento manter um pouco mais da minha privacidade!

Meu banco no Brasil demora muuuito para compensar os boletos pagos via online, o que é um absurdo, mas assim é a vida, e por isso minha transferência levou 5 dias para chegar, sem contar que iniciei o processo numa quinta ou sexta-feira. Mas achei o serviço excelente, e uma mão na roda para quem pode passar (como eu!) mais de 6 meses por ano na estrada!

Veredito final: achei o máximo, era o que faltava para que minha vida de autônoma travel writer fosse perfeita 🙂 Recomendo e com certeza vou usar outra vez!

Para quem ficou interessado, o link é este: Transferwise, que leva meu convite. Se quiser entrar diretamente na página em espanhol, clique no banner abaixo.

Ah, uma coisa, pela sua conta online do Transferwise você vai acompanhando o que está acontecendo com sua transferência e também tem um controle de todas transferências realizadas através da mesma!

Para ler o artigo em espanhol da revista El Economista sobre o Transferwise, clique aqui.

Chamada video 2

AT: a foto é prá ilustrar que de qualquer lugar onde você tenha um mínimo de sinal wifi poderá transferir seu dinheiro, até do paraíso 😉

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

18 Comentários

  1. Mirella Matthiesen

    Esse seu post veio como uma mão na roda!!!
    Valeu!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mi, também prá mim foi ótimo 😉

      responder
  2. Ilma Madureira

    Bemmmmmm interessante.
    Anotado; guardado.

    responder
  3. Edgar

    Caro,
    Tem certeza que você fez a transação dinheiro saindo do Brasil (em real) para outro país?

    Pois a notícias, inclusive do próprio transferwise, que ainda não foi liberado a saída de dinheiro do Brasil para outro país. Só é possível a entrada de dinheiro no Brasil. Mas que futuramente vai providenciar isso.

    Pode me explicar como conseguiu ? Baixei o transferwise e realmente só há moedas internacionais de envio. E não há moeda brasileira.

    A não ser que você se equivocou e está enviando alguma moeda que não é o real

    Obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Edgar, tenho certeza sim, já fiz duas vezes, da minha conta do Brasil para a Espanha. Você coloca quantos reais vai transferir e diz para que país, e então aparece quanto enviará na moeda local do país que receberá o envio, dependendo do câmbio do dia. Você paga a transferência em reais, e o envio chega na moeda do país onde chega o envio, e não em reais, ou seja, realiza-se o câmbio.

      Qualquer dúvida, pode voltar a perguntar.

      responder
  4. Thais

    O seu post foi fantástico! Estava aqui tentando fazer com pagamento no cartão de crédito e não conseguia. Foi lendo seu post q descobri q para mandar dinheiro do Brasil P outra conta no exterior só com boleto. Agora estou com outra dúvida: ao cadastrar os dados da minha conta no exterior não aparece campo para colocar o IBAN será q estou fazendo algo errado?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Thais, a primeira vez que fiz fiquei morrendo de medo, pelo lance do boleto, mas já fiz duas vezes é deu tudo certinho! Eu tive que inserir meu IBAN, acabei de ver que o tenho na minha conta. Será que você não teve que colocar no perfil?

      responder
  5. Vivi

    Só funciona se tiver conta no exterior?
    Eu tenho no brasil mas quero mandar da Europa (Não tenho conta na europa) funciona também?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Vivi, vc quer mandar da Europa para o Brasil, é isso? Tem cartão de crédito europeu?

      responder
  6. Nathália

    oi! eu vou fazer intercâmbio na italia e gostaria de enviar meu dinheiro para lá com alguma taxa menor de 6,28% haha.
    Porém não tenho conta no exterior ainda, como faço? Ficarei 6 meses lá e não sei se eles irão me deixar abrir uma conta sendo que nem cidadania italiana tenho e irei para estudar. Nesse caso a transferwise não funciona para mim?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nathalia, provavelmente você consiga abrir uma conta bancária como estudante. Assim teus pais ou um amigo poderiam enviar teu dinheiro para esta conta bancária e você já receberia em euros. Quando cheguei na Espanha, não tinha cidadania e consegui abrir uma conta como estudante.
      Um abraço

      responder
  7. Aliene

    Oi Patricia! Adoro seu site! Me mudo para a Espanha esta semana (vou me casar com um Espanhol tb!) e estava preocupada em como transferir dinheiro para lá enquanto não arrumo trabalho.

    Minha dúvida para você é a seguinte, como você comprova a origem desse dinheiro para a Receita Espanhola? Você tem que pagar imposto de renda por um dinheiro seu que estava em outro país e já pagou imposto por ele la?

    Ai se vc puder me ajudar, vai me salvar!!

    Abraços!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Aliene,
      sobre este tema dos imposto é complicado dar opinião porque depende muito de valores, dos negócios que você tenha em cada país, do fluxo do envio, etc. O que te recomendo é que fale com um contador ou especialista neste assunto. Mil desculpas, mas imagino se eu falo uma coisa, e tua situação é outra 🙁 e isso te traz problemas!
      Um grande abraço

      responder
  8. Diego

    O Transferwise parece ótimo. Problema mesmo é conseguir a conta no exterior. Ficarei de olho nisso na próxima oportunidade.

    responder
  9. Juliana

    O que é IBAN? Como abro essa conta na Espanha?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Juliana, o IBAN é o número internacional da sua conta corrente. Sobre como abrir uma conta na Espanha, você teria que viver aqui ou enviar o dinheiro para a conta de uma pessoa amiga que vive por aqui.

      responder
  10. Enrico

    Pati. Seu conteúdo è sempre incrível e não canso de dizer que mergulho nas coisas que você diz, adoro o jeito que tu escreve, porque parece que estamos batendo uma papo frente a frente. =) transferwise é realmente incrível. Adoro ??

    responder
    • Patricia de Camargo

      Enrico, brigaduuuu 🙂 Vc nem imagina como é incrível receber feedback! Transferwise foi a minha salvação.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!