Guias de Viagem e Arte

 
 
out 21 2013

Como é viajar de Italo |Trem na Itália

Andando de trem na Itália - Italo

Compra por Internet
É fácil navegar pelo site. Além dos idiomas italiano e inglês que aparecem como opção na parte superior do cabeçalho, há outros que se encontram no menu desdobrável ao clicar em “other”.

Para fazer a reserva, na primeira tela escolha entre solo andata (só ida) ou andata & ritorno (bilhete de ida e volta).Depois é so colocar origem, destino e datas. Caso tenha preferência por algum horário também pode seleccionar ou deixar em “indifferente”, e o sistema lhe mostrará todos os horários disponíveis.
Andando de trem na Itália - Italo

O segundo passo é clicar em “Acquista”, para aceder à segunda tela onde estarão todos os horários. Se quiser ver todos os preços disponíveis para um determinado horário, clique em “Mostra prezzi”.

Verá os preços nas 3 classes da Italo, com comodidades e espaço entre poltronas diferentes. A opzione salotto que aparece na “club” se trata de uma cabine para 4 pessoas.

Dentro de cada classe, há 3 tipos de tarifas. Na mais barata não há reembolso e nem se pode modificá-la. Mas permite à transferência à outra pessoa (low cost). Na economy você pode transferir teu bilhete a outra pessoa, pode modificá-lo (pagando uma taxa de 10%), mas não dá reembolso, caso desista da viagem. Na tarifa base pode tudo, desde passar para outra pessoa, até desistir da viagem (taxa de 20%), como modificar dia e hora sem nenhum custo.
Andando de trem na Itália - Italo

Viajei em Smart e Prima. A Prima é um pouco mais confortável que a smart. Se o preço variar de 1 a 5 euros, vale a pena! Que foi o meu caso, a diferença era bem pequena na hora da compra.

Por fim, clique em “Prosegui Acquisto”. Aceitam pagamento via paypal, que foi a maneira que paguei. Mas também cartões de crédito.

Na hora “H”
Primeira novidade, não precisa validar o bilhete. Não é necessário trocar o comprovante que você imprimiu ao comprar pela Internet, o que sempre achei meio “nada a ver”. Adorei o atendimento a bordo. Durante a viagem, um dos comissários passa e pede para ver seu comprovante de viagem, sempre com um sorriso nos lábios.

Os bancos são cômodos. Para usar o sinal wifi é só preencher dois espaços no site da empresa, que abre automaticamente ao conectar-se e entrar em um navegador. A Internet é boa, e permite acesso ao e-mail, facebook e twitter. Não dá para ver videos no Youtube ou abrir qualquer página que “chupe” muita rede.

O banco oferece repousa pé e tomada. Tem faldrário, local para comprar um lanche. O trem tinha cheiro de novo, estava super limpo tanto na ida como na volta. Nas fotos aparecem os bancos da classe club, depois da prima e por fim da smart.
Andando de trem na Itália - Italo
Andando de trem na Itália - Italo
Andando de trem na Itália - Italo Andando de trem na Itália - Italo

O trem é silencioso. E mesmo na classe smart, não há um montão de bancos por vagão, o que melhora a experiência. A diferença entre uma e outra, é que na smart a disposição das poltronas é de 2 de cada lado; enquanto na prima, é 1 – 2. Realizei o trajeto entre Bologna e Florença. Comprei muito em cima da hora o bilhete, e paguei 30€ a ida na classe prima e a volta na Smart. O trajeto se realiza em 35 minutos. E vou dizer uma coisa, ter concorrência é realmente algo muito saudável. Adorei a Italo!
Andando de trem na Itália - Italo
Andando de trem na Itália - Italo

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em:  Bologna | Milão | Veneza | Roma | FlorençaAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Estive em Bolonha a convite do Turismo de Emilia Romagna. Mas minhas opiniões aqui são pessoais, e este não é um publieditorial. Já que o convite não estava baseado na troca por um post ou qualquer outro tipo de publicação. Para saber mais sobre este convite, leia este post. Paguei por todos os bilhetes de trem, e não recebi cortesia da Italo.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
fotos: turomaquia_2013 e imagens do site da Italo

46 Comentários

  1. Nathalia

    Não sabia dessa empresa!
    O Turo vai me ajudar muuuito na viagem que quero fazer à Itália no ano que vem.
    Difícil vai ser encaixar tanta beleza em apenas um mês de férias… 🙂

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nathalia, e ainda vem muita coisa pela frente 😉

      responder
  2. Ricardo Dellai

    A única coisa que não acho legal são as estações do italo, tipo milão não parte de milano centrale e por aí vai.

    Deve ser alguma imposição da trenitalia. E tem algumas cidades como cinqueterre que ele não chega ainda.

    Tirando estes pontos negativos no resto ele engole os freccia da trenitalia uma pena que ele não possa fazer a mesma linha do trenitalia aí seria imbatível.

    Parabéns pelo relato.

    Abcs.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Ricardo, vou atualizar o post com teu comentário!

      responder
  3. elaine perez

    Olá Patricia,

    Eu e meu marido vamos para a Itália em maio e comprei pela Italo de Veneza para Pádua e foi muito fácil fazer a compra.

    Valeu a dica.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Elaine, vc vai adorar a Italo 🙂 depois me conta na volta o que achou!
      beijos

      responder
    • Leonardo Oliveira

      Olá Elaine! Embarco para Roma, com destino À Bologna, no dia 19. Não consigo me cadastrar no site da Italo. Quando clico no local para registro, sou direcionado para uma página de cartões de crédito. Pode me ajudar? Obrigado!

      responder
      • Patricia de Camargo

        Leonardo, ñ clique em login, desça a tela e escolha a forma do pagamento. Se escolher cartão de crédito ele te manda para uma página de pagamento na qual deve colocar tua senha para o CMS – comercio eletrônico seguro. Mas dá até para pagar com paypal. Depois me conta se conseguiu!

        responder
        • Leonardo Oliveira

          🙂 Acho que consegui!!! Muito obrigado Patrícia!
          Aproveito pra dizer que em todas as viagens que faço sempre consulto no seu blog. Assim que concluir o processo deixo aqui o resultado. Abraço!

          responder
          • Patricia de Camargo

            Que bom Leonardo, e espero teu depoimento 😉
            Um abraço

          • Leonardo Oliveira

            Patricia, consegui!!! Sou um apaixonado por trens e pela Europa e essa será nossa 1ª viagem num trem de alta velocidade!! Posteriormente deixo aqui meu depoimento sobre a viagem. Abraço e muito obrigado pelo “suporte técnico”;)

          • Patricia de Camargo

            Que ótimo Leonardo, aguardo tua volta e desfrute muito!
            Um abraço

  4. Leonardo Oliveira

    Estou tentando comprar passagens Roma/Bologna/Roma, para o próximo dia 20, mas não consigo me cadastrar 🙁 Também não encontrei opção de outros idiomas…

    responder
  5. Leonardo Oliveira

    Esqueci de mencionar que me refiro ao site da ITALO, pois eles tem preços melhores que o TRENITALIA, mas não vendem passagens nas máquinas para o mesmo dia da viagem…

    responder
  6. Leonardo

    Patrícia, consegui!!!!! Muito obrigado 😉

    responder
  7. Gi

    Olá Patrícia!
    Gostaria de comprar o trecho Veneza Mestre para Firenze S.M. pela Italo, mas estou com uma dúvida: há a necessidade de fazer baldiação (troca de trens) em Bolonia, ou o trem só faz parada )tipo, não precisa trocar de trem)?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Gi, ñ sao troca de trens e sim apenas paradas para subir e descer passageiros. Você vai gostar da Italo, depois me conta como foi na volta 🙂
      Um abraço

      responder
      • Gi

        Valeu Patrícia pela informação!
        Um site especializado em viagens me disse que era necessário fazer a baldiação, mas seu, e outro blog me disseram que é somente parada, não precisa fazer a troca de trens! Vou confiar em vcs! hehe
        Parabéns pelo blog, é ótimo para os amantes de viagens! 🙂

        responder
  8. Norma Nogueira

    Olá Patrícia!

    Vc sabe como comprar para quatro pessoas viajarem juntas?
    Tirando o “salotto”,eu não vi essa opção.

    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Norma, vc pode marcar os lugares durante a compra. Já tentou desta forma?

      responder
  9. paulo bastos

    Patrícia, boa noite. ótimo blog e ótimas dicas. Estou tentando adquirir o rtecho entre Florença-Veneza, no site diz que sai de FIrenze S M , seria estação Florença Santa Maria Novella? e, quero chegar em Veneza estação Mestre, o site indica apenas MESTRE ou Venezia S L, que deve ser Veneza estação Santa Luzia, será que Mestre = Veneza estação Mestre? Ficarei aguardando tua resposta, pois preciso adquirir os bolhetes. Grato. Paulo Bastos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paulo, a estação mais central de Florença é Firenze Santa Maria Novella. Em Veneza, a estação Mestre é a parte anterior à ilha, e Santa Luzia já é na “ilha”. Se você está buscando na Trenitalia, o correto é Venezia Mestre.

      Como vai para Firenze, talvez lhe interesse nosso Guia: http://turomaquia.com/guia-para-se-divertir-na-galeria-uffizi-em-florenca/

      Um abraço

      responder
      • paulo bastos

        PAtrícia, boa tarde.
        Grato pela pronta resposta, mas estou comprando pelo site do trem italo mesmo.Acabei achando as rotas no site dele, realmente eles descrevem a estação ferroviária de Venezia Mestre, apenas como MESTRE. Assim, como Firenze SM, refere-se a Firenze Santa Maria de Novella. Fica a dica. Grato mais uma vez. Abs

        responder
        • Patricia de Camargo

          Paulo, eu adorei a Italo!

          responder
  10. Leandro Gonçalves

    Olá, Patrícia!!! Muito boas suas dicas sobre os trens italianos. Sou leigo e será a primeira vez que vou à Europa. Pretendo fazer Milão – Veneza – Roma – Milão.
    Como levo bagagens nesses trens? Desculpe a ignorância rs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Leandro, no começo ou final de cada vaga tem um espaço para as malas maiores, e com você deve levar a mala de mao, tem um espaço para colocá-la em cima das poltronas (normalmente!). Importante, que todos os objetos de valor estejam com você!

      Um abraço e ñ precisa se desculpar por nada, pode perguntar sem censura 😉

      responder
  11. camila

    Olá bom dia, vou a roma e pretendo passar um dia em Veneza assim que chegar no aeroporto de fiumicino, para comprar passagem pela Italo, devo comprar por qual terminal, e como chegar ate lá? Pode me ajudar por favor?
    obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Camila, para você conseguir melhores preços, o melhor é comprar este bilhete com antecedência, eles vendem com até 90 dias de antecedência. Os preços nos trajetos como este variam bastante. Os trens não saem diretamente de Fiumicino, apenas os trens que vão até Roma. Quando em chegar em Termini, a estação que o trem do aeroporto te deixará, vc pode pegar o trem da Italo para Roma.

      Um abraço

      responder
  12. Aroldo

    Olá Patrícia, pretend viajar de trem pela Italia em Novembro próximo. O problema o sistema de compra de bilhetes on-line sempre dando problemas, não atualiza, não finalize a compra, ja tentei em todos os sites dos trens italianos, é necessario fazer algum cadastro antes? Ja viajei em outras empresas de trens pela Europa e nunca tive dificuldade na aquisição do bilhete. Obrigado pela atençao.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Aroldo estava de férias por isso ñ te respondi antes, você já conseguiu realizar a compra?

      responder
  13. Déborah

    Patricia boa tarde…
    efetuei uma compra de 2 bilhetes Roma-Florença… Inseri os dados do meu cartão de crédito mandei prosseguir. A página reiniciou e nao sei se o pagamento foi efetuado. Até então, não chegou email com os bilhetes. Tem como saber se foi ou não efetivada a compra? Tem como eu pegar o bilhete de alguma forma? obrigada desde já.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Déborah, a primeira coisa que eu faria seria ligar para o cartão de crédito para ver se realmente a compra foi efetuada. Em caso positivo, escreveria para a empresa, comunicando que a compra se efetuou mas você não recebeu o e-ticket e perguntando como deveria proceder para recebê-lo.

      Depois me conta como se resolveu a questão!

      Como vai a Florença talvez lhe interesse nosso guia da Uffizi – http://turomaquia.com/guia-para-se-divertir-na-galeria-uffizi-em-florenca/

      responder
  14. sergio

    boa noite…..
    comprei os bilhetes de roma florença pela italo e recebi os bilhetes no meu email para a impressao…
    lendo o post….. quando chegar na termini nao precisarei de validar o bilhete? e só ir entrando mesmo?? agradeço!!!

    responder
  15. Pedro Henrique

    Olá Patrícia, tudo bem?
    Parabéns pelo site, ótimas dicas.
    Me confirma uma coisa, a Italo já está operando desde Roma/Termini até Veneza Sta Lucia?
    Em todos os lugares que procuro consta ainda a informação que em Roma a estação utilizada é a tiburtina e em Veneza a Mestre, porém no site rail europe consta as estações principais…
    Obrigado,
    Pedro

    responder
    • Patricia de Camargo

      Olá Pedro,
      peguei o trem em Napoli da Italo e desci na Roma Termini. E no site deles aparece Venezia Sta Lucia – http://www.italotreno.it/en
      Mas fique ligado na hora da compra porque podem aparecer opções que param em outras estações e não nestas principais em alguns horários.
      Um abraço

      responder
  16. Celia Costa

    Olá,tudo bem?
    Poderia me informar sobre a bagagem permitida para bilhetes (LOW COST) da Italo.
    De Florença para Roma a Italo chega somente até a estação Termini em Roma?

    Seus posts estão me ajudando muito,pois estou indo pela primeira vez para Italia.Obrigada desde já.

    responder
  17. Marcelo

    GRANDE DECEPÇÃO E PROBLEMAS AO TENTAR COMPRAR OS TICKETS PELO SITE! Sempre viajei pela Trenitalia, mas após ler comentários sobre a Italo, decidi optar por ela para a próxima viagem em maio/2017. Tentei fazer as comprar diversos trechos pelo site, com cartão de crédito, e não completou a operação.Após aguardar o tempo de processamento, retornava para a tela de confirmação. NÃO gerou código de reserva, NÃO foi enviado email de confirmação, cheguei a falar na central do cartão para ver se havia algum lançamento. Nada! Imaginei ser um problema no site. Após um tempo de espera, acabei comprando pela Trenitalia mesmo. Para minha surpresa, no dia seguinte, começaram a chegar mensagens do cartão avisando sobre lançamentos de compras da Italo. Emitiram os bilhetes! Os aborrecimentos não pararam por ai. Para reclamações, no site indicam um telefone na Itália. Por email é muito confuso, tudo em italiano, apesar de fazer seleção da opção de site em inglês. Consegui enviar um email, mas o site não gera sequer confirmação de envio. Isso tem 4 dias e nada de resposta! Ocorre que os tickets foram comprados em tarifa promocional que pelas regras só há reembolso de 50% no caso de cancelamento. PELA MINHA EXPERIÊNCIA, NÃO INDICO CASO TENHA QUE COMPRAR OS TICKETS PELA INTERNET.

    responder
    • Ana Paula

      Aconteceu exatamente o mesmo erro comigo na Ítalo. Acabou passando 4 passagens no meu cartão, sendo que precisava de uma só. Mando email e eles não respondem. Se vc conseguir resolver por favor me avise. Meu prejuízo será grande.

      responder
  18. thais

    Também comprei 2 tickets pela internet da ítalo e não consegui pegar o ticket code e nem imprimir o bilhete. Não recebi email de confirmação. Como devo proceder nessa situação?

    responder
  19. Fabio Rosa

    Boa Tarde. Vou viajar para Itália esta semana e gostaria só de esclarecer uma dúvida.. Já fiz a reserva dos bilhetes para o comboio. Quando chegar lá não preciso de me dirigir a nenhum posto certo? Basta mostrar dentro do comboio? Obrigado pela ajuda!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Fabio, você comprou com a Italo?

      responder
  20. Joao Batista

    Cuidado com a Trenitalia
    Reservei com 2 meses de antecedencia 4 bilhetes venesa florença , nossos assentos eram no vagão 10, mas quando chegou o trem não tinha vagão10, embarcamos no ultimo vagão(8) por ordem de um funcionario da companhia e o trem partiu, descobrimos que o trem estava lotado , e tivemos que fazer a viagem de 3 horas em pé com toda bagagem, no corredor do banheiro que estava interditado uma pessoa passou mal e vomitou ali , estavamos em 4 pessoas idosas e a viagem que parece um sonho foi um pesadelo . Ali não ha ninguem para dar informação ou te ajudar. tambem compramos passagens de La Spezia a Florença e o trem simplesmente não apareceu , embarcamos por nossa conta em outro trem, mas não houve nenhum aviso. Volto a repetir CUIDADO COM A TRENITALIA

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Eu com meu anjo favorito de Montserrat, só prá te avisar que tem post no blog com o passo a passo para ir a este lugar mágico a 50 km de BARCELONA 🏞
.
#montserrat #angel #anjo #arte #barcelona
  • Desaparecida estou. Porque uma doencinha chata veio na bagagem da última viagem. E a idiota insiste em me manter fora de jogo 🤕🤒
#barcelona #estadioolimpico #espanha
  • Com meu amigo do coração. No melhor estilo "par de vasos" #amo #u2thejoshuatree2017 #estadioolimpico #barcelona #espanha #beautifulday #u2
  • O singelo e absurdamente emocionante Palau de la Música Catalana. Para aquela lista: visitar antes de morrer. 
Visitei em 2002 antes das reformas e foi fantástico retornar!

Visita guiada = 18€ com direito a escutar ao órgão. Daquelas coisas que não tem preço 😊
#palaudelamusicacatalana #barcelona #modernismo #teatro #arte #domènechimontaner
  • Parte de um dos tetos do Museu-Teatro Dalí. "Simplinho", né!? 😉
.
#museum #dali #art #surrealismo #arte #museodalifigueres #figueres #espanha🇪🇸
  • A espetacularidade de um museu chamado ... Dalí .
#dali #museum #figueres #surrealismo #art #espanha #museoteatrodali

Follow Me!