Como comprar a entrada para Machu Picchu
Quando um atrativo é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade deve cumprir certos requisitos para não perder seu título. Basicamente tais critérios dizem respeito à conservação do bem. Esse foi um dos principais motivos que levou às autoridades peruanas a controlar a capacidade de carga de Machu Picchu. Ou seja, o número de visitantes que podem visitar o lugar diariamente.
Uma excelente notícia para todo mundo. Porque a idéia da lista da Unesco é preservar aqueles lugares que refletem a andadura humana na face da terra. Sejam brasileiros, peruanos ou africanos.
Quando fui no ano passado, já não era possível comprar o ticket na entrada do recinto. Mas ainda era possível comprar na Casa de la Cultura de Aguas Calientes (antes de subir à Machu Picchu) ou no INC de Cusco. Agora já não é possível realizar a compra desta forma, já que todo o processo de reserva é on-line, realizado através do site – http://www.machupicchu.gob.pe/. E caso o viajante deseje, também pode realizar o pagamento com um cartão Visa ou Mastercard Internacional no mesmo momento da Reserva. Ou se já estiver no Peru, pode realizar dentro de um prazo de 6 horas o pagamento em diferentes locais como se aponta no site.
Obs: realizei os passos para a compra, e apesar do site falar em pagamento através de Cartão Mastercard, ainda não aparece esta opção na hora “H”! Entra diretamente o pagamento através do Visa. Esta opção aparece na janela “pagos”, mas não aparece na janela “Ayuda”. Imagino que ainda será implementada a nova bandeira.
Na época da viagem, optei por realizar a compra via agência, para tanto utilizei a Setours. Paguei 126 nuevos soles (aproximadamente R$ 80,00).
Atualmente, há vários tipos de entradas:
1.Só o recinto arqueológico, que é enorme – 128 nuevos soles
2.Machu Picchu + Huayana Picchu (terá que escolher entre os dois grupos de saída, o das 7 ou o das 10 da manhã). Antes era necessário madrugar e fazer fila para ser uma das pessoas que subiria, já que controlam o número de pessoas que sobem à montanha – 152 nuevos soles.
3.Machu Picchu + Montanha Machu Picchu (somente pela manhã) – na época que visitei (março/2011) a subida era gratuita. Ou seja, não era paga à parte – 142 nuevos soles.
4.Machu Picchu + museu = 150 nuevos soles
Para ver o passo a passo para realizar a compra, visite o Dividindo a Bagagem. O post esta cheinho de comentários de pessoas que viveram em primeira pessoa a experiência da compra on-line. As novidades já expus por aqui: os diferentes tipos de entradas e a aceitação “na teoria” do cartão bandeira Mastercar para a compra.
Posts relacionados:
Como chegar até Machu Picchu
Boleto Turístico de Cusco – você vai precisar para fazer o basicão de Cusco
imagens: turomaquia_2011