Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 07 2014

Como chegar à Reserva natural das Dunas de São Jacinto | Bate e volta desde Aveiro

Como a gente come muito em viagem, e em contrapartida diminui a atividade física, eu e o Tom gostamos de colocar um trekking no nosso roteiro, uma forma diferente de conhecer um destino. Nesta viagem à Portugal, nossa primeira caminhada na natureza foi em Aveiro, ou melhor, na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Desde Aveiro pegamos um ônibus que nos levou até o Forte da Barra, e de lá pegamos o ferry, que vai meio sincronizado, para São Jacinto. O ponto de ônibus azul fica junto à ria, onde param a maioria dos moliceiros esperando os turistas. O bilhete de ida combinado custou 3,70€.
Aveiro | Portugal Aveiro | Portugal

Desde São Jacinto perguntamos a direção aos moradores e fomos caminhando até a Reserva, foram mais ou menos 1,2 km na estrada. Tranquilo, mas perrengue total se for com criança, e principalmente com carrinho de bebe. Daí é melhor alugar um carro para chegar até lá.
IMG_0883

Na entrada da reserva um senhor muito amável nos comentou sobre a história e os trekkings que podíamos realizar. Na primeira parte, atravessamos uma zona de dunas estabilizadas, o que isso significa? Uma zona em que eles plantaram árvores sobre as dunas para evitar o movimento dunar, para que as pessoas pudessem morar na região. Atualmente ninguém mora na parte da reserva, mas a parte estabilizada era bem maior. Um pequeno bosque com árvores enormes, e como fazia calor, quase dava vontade de beijar cada uma delas pela sombra que projetavam.
IMG_0887 Aveiro | Portugal

Em seguida entramos numa área onde as garças fazem seus ninhos, passamos por um posto de observação, para entrar na parte mais árida da reserva até que se alcançam as dunas, e o caminho se converte numa fotogênica passarela de madeira que chega até o comecinho da praia.
IMG_0909 IMG_0931

O trekking é moleza, praticamente plano, e é uma forma de fazer algo diferente, ver coisas distintas durante uma viagem. Para voltar fizemos tudo outra vez, caminhada + ferry + ônibus. Tivemos que esperar um pouco pelo ônibus, mas no final da tarde já estávamos de volta à Aveiro.
IMG_0921

Prá quem curte observação de pássaros é daqueles passeios TEM QUE FAZER! De carro desde Aveiro a distância é de 50 km.
Aveiro | Portugal

Leia também:
O que fazer em Aveiro
Onde dormir em Aveiro

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!