• O que fazer em Curitiba
  • Guia Museu do Prado
  • Saiba + sobre o Caderno de Viagens

Comida grega: o must!

Postado em 17.outubro.2008

Eu amei a comida grega, na verdade não esperava que fosse gostar tanto, e a surpresa foi grande! Tudo era tão colorido, tão cheio de sabores, temperos, um arraso.

Vamos começar pelo início (risos), toda refeição acompanha pão, e vale a pena provar. Em alguns restaurantes eram verdadeiras obras-primas. Nos locais mais tradicionais servem o pão de pita, este pão como o árabe que estamos acostumados no Brasil. E o melhor para acompanhar o pão, o tzatziki.
molho grego
O tzatziki é uma espécie de creme de iogurte com pepino, cebola (que não se percebe), limão, azeite de oliva, pimenta, sal e menta. É MUITO bom, e olha que eu não sou muito de pepino, mas esta mistura toda resulta ser deliciosa. A maioria dos lugares oferece o tzatziki, peça como entrada.
o que comer em grecia
Adicione a esta entrada, uma salada grega (greek salad). É refrescante e ideal para te preparar para os demais pratos.Leva tomate, cebola, pepino,azeite de oliva, azeitona negra, pimenta, orégano e queijo feta.

Bem, o queijo feta é outra história. É tão bom, mas tão bom!!!É o queijo nacional grego, produzido há mais de 6.000 anos (UAU!). Elaborado com leite de ovelha ou de cabra, e tem até denominação de origem. Se você provou este queijo em outro lugar, assim como o iogurte, e achou que nem era grande coisa, prova por favor outra vez na tua viagem, tenho certeza que vai mudar de idéia! O feta está nas saladas, servido como apertitivo e num montão de pratos. Nós comemos o saganaki, que tinha várias versões. Podia ser feito no forno com pimentões verdes e vermelhos e azeite de oliva ou frito (simplesmente o queijo). Os dois são muito bons! Prove!

comida grega

As carnes de cordeiro e de porco são as que mais aparecem no cardápio grego. O Kebap é uma espécie de churrasquinho de cordeiro. E também são bastante comuns os souvlaki, carne em pedaços feita no espeto ou no forno, servem de frango, cordeiro e vaca, e o tempero pode ser comprado nos mercados municipais, para repetir em casa!
carne grega
Um acompanhamento bem mais leve são os tomates recheados com arroz, alguns temperos e menta, uma manjar dos deuses! Também pode levar carne moída, mas toda a diferença quem dá é a menta! Também recheiam pimentões e abrobrinhas.

comida grega

Não quer comer pesado (entre aspas) e fazer um lanche, prove os salgadinhos recheados de queijo feta (spanakotiropites) ou os famosos giros – o sanduíche grego por excelência. São uma verdadeira refeição.

salgadinho grego com feta

De sobremesa, pelo amor de Deus, por nada deste mundo deixe de provar o iogurte grego com mel, em muitos lugares eles colocam também nozes ou frutas. É ótimo terminar uma refeição com esta maravilha!

iogurte grego

E o cafezinho? É caro, mas o que o Tom amou de paixão, foi o café gelado grego, é enorme, e por isso chega a custar 4 euros, mas ele disse que é uma delícia. O pessoal pede um, e fica horas jogando conversa fora nos bares.

Muitas vezes no final da refeição, como cortesia da casa eles oferecem o iogurte ou o ouzo. O ouzo é como o licorzinho digestivo do final, mas com uma diferença, tem entre 37 e 50 graus de alcool! É preparado com uvas maduradas e anis.

café grego

E outras comidas que estavam sensacionais …
comer em Greciacomida griega

comida gregamousaka

O que você achou? Deu água na boca? As fotos não estão lá essas coisas, porque a hora da comida era sagrada, e já estávamos meio cansados (quanta desculpa!), mas ao vivo é bem melhor! Assim, bom apetite!

Em outros posts, vou falar dos preços e indicar alguns restaurantes. Mas amanhã, não perca outro capítulo da Telenovela Kalón, aonde será que nossos viajantes estarão?

Imagens: turomaquia_2008

12 Comentários

  1. oi patricia! ainda preciso botar em dia os posts da grécia… já vi que há lindas fotos! vi muito desse lugar encantado no british museum, pois eles têm a maior coleção fora de atenas… eu amo mitologia grega e ficava olhando aquelas esculturas (outra paixão!) e sonhando… mas pode deixar que vou me atualizar por aqui! bj gde, querida, e bom fim de semana! ah, quem sabe na próxima viagem eu não faça uma escala nas canárias? ia adorar lhe conhecer! mais bjs!!!

    responder
  2. Deus do Céu, so coisas deliciosas… tenho receios com molhos de iogurtes mas tudo o que é carnes, legumes mediterranicos e feta, parece-me bem vindo :)Beijo meu ?,A Elite

    responder
  3. Primeiro: as fotos estão ótimas! São aquilo que uma foto de gastronomia deve fazer: dar vontade de comer.SEgundo: é verdade! Ninguém tem muita paciência de tirar foto do prato quando a comida chega. Quando o Raul embirra eu arrisco o macro com a minha maquininha mesmo.Terceiro: como eu era muito, mas muito mais mão-de-vaca-muquirana na época em que estive em Atenas, eu só comi Moussaka. hahahahahaha!

    responder
  4. Claudoa, faça sim esta escala, vocè vai adorar!Elite, o iogurte grego é bem levinho, e o feta como você mesma disse – impressionante!!!!Silvinha obrigada pelos elogios, é que tem algumas fotos um pouco sem foco, é que muitas vezes fazíamos tantas coisas, que a nossa única refeição decente era o jantar, então imagina a fome hahahahaha e as vezes nos lembrávamos depois da primeira garfada heheheheheBeijos a todas

    responder
  5. Obrigada Claudia, na minha próxima escapada a Londres vou incluir esta tua super dica!Beijos

    responder
  6. Patricia, esse post está delicioso e muito instrutivo! Já imprimí-lo para levar na minha viagem, pois não conheço nada de comida grega.

    responder
  7. Patricia, esse post está delicioso e muito instrutivo! Já imprimí-lo para levar na minha viagem, pois não conheço nada de comida grega.

    responder
  8. Alessandro, aproveitem muito, a comida grega é mais que maravilhosa!!!Beijos, tô louca para ver o relato de vocês!

    responder
  9. Cynthia

    Oi Patrícia,
    Estou planejando uma viagem à Grécia e seus posts tem sido muito úteis! Alguma chance de você se lembrar do nome destes restaurantes que vocês foram? Achei as fotos lindas!
    Parabéns pelo blog!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nos posts da Grécia eu detalho os restaurantes, veja o índice neste enlace:
      http://turomaquia.com/indice-grecia/

      A comida grega é um dos atrativos da viagem, a desfrutar ….

      responder
  10. Solon

    Olá a todos, viajo muito para diversos Países, tanto a trabalho quanto a lazer, e posso dizer que de todas, a comida grega se destaca é uma loucura de tão boa que é. Pra mim, nenhuma outra no mundo é igual. Vale a pena conhecer, mas cuidado pra não viciar..

    responder
    • Patricia de Camargo

      Solon, também me apaixonei pela comida grega!

      responder
Deixe seu Comentário






Últimos Comentários