Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 13 2008

Cnossos: o reino do Minotauro

A maioria das pessoas que vêm a Creta visitam Cnossos. É um dos grandes atrativos da ilha, mas não o único.

O mais fácil é pegar um ônibus da Estação Rodoviária perto do porto. Vá ao guichê e já compre seus bilhetes de ida e volta para Cnossos por 2,60€. Não vale a pena ir de carro porque você vai passar como mínimo umas duas horas e meia no sítio arqueológico e nas lojinhas, e deixar um carro tanto tempo parado podendo utilizar um transporte tão cômodo, não me parece razoável. Agora se estiver com crianças de colo, quem sabe esta seja a melhor alternativa para poder voltar a qualquer momento, mas quando esteja chegando perto de Cnossos já pense em estacionar, porque este lugar recebe muito turista e tudo está bem cheio. A maioria das pessoas estaciona junto à estrada mesmo!

E que é Cnossos? Uma cidade-palácio que foi habitada desde o Neolítico. O primeiro palácio foi construído mais ou menos em 1900 .C. mas uns tremores de terra destruiram tudo, e em seu lugar construiram um palácio ainda maior e mais luxuoso. Entre 1400 e 1500 a.C possivelmente teria sido outra vez destruído por causas naturais, apesar disto seguiu sendo habitado por mais 50 anos, quqando um incêndio o destruiu definitivamente. Os palácios minóicos não eam somente a sede do soberano, mas também uma espécie de centro administrativo e religioso, aonde viviam os nobres, os sacerdotese também pessoas do povo.

O Palácio de Cnossos era um conjunto laberíntico construído ao redor de um pátio central e com vários andares. Ocupava uma superfície de 22.000 m² !

As ruínas do palácio foram descobertas em 1900 por Sir Arthur Evans que gastou de seu próprio bolso 250.000 libras para excavar e reconstruir o palácio. Hoje um monte de gente fala mal da reconstrução que o cara fez, quem sabe ele exagerou, mas ao menos o pessoal entende o que vê! Este homem passou 35 anos de sua vida neste lugar!

Fora as reconstruções não existe nenuma plaquinha ou bicho parecido que te ajude a entender o que está vendo. Assim, para saber o mínimo, tem que comprar um guia. Eu comprei um em espanhol por 5,50€, cheio de fotos.

Knosos
Como devia ser o Palácio

Cnossos

palacio em Creta

Sala do trono – Acredita-se que a sala era um santuário e que o trono era utilizado por sacerdotisas e não pelo rei. O afresco “do grifo” apresenta animais mitológicos, que os minóicos consideravam sagrados.

cnossos

Megaron da Rainha – Em cima da porta se vê uma das obras-primas minóicas – os afrescos dos golfinhos. Ao lado desta sala está o banheiro da rainha, com uma banheira de terracota e uma latrina com o mesmo funcionamento de agora, apenas que a água era colocada de forma manual.

arte cretense em Cnossos
Réplica do afresco “O Princípe dos Lírios” , em seu local original, onde foi encontrado e levado para o Museu Arqueológico de Heraklion.
Cnossos
Vista aérea do sítio arqueológico (Foto scaneada de livro, sorry pela qualidade, ou melhor, pouca qualidade).
Cnossos
Desenho de Evans de como deveria ser o Palácio

Leia também:
Ilhas Gregas: Creta – Hotel e Museu Arqueológico de Heraklion
Museu em Creta: Museu Arqueológico de Heraklion
O que será que ele está fazendo?
Cuidado com o touro!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2008
Imagens livro: Knoso – la Civilización Minoica por Sosso Logiadou y Platonos

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! que lugar incrível!!! preciso ir (risos)!!! bjs, querida!

    responder
  2. Juju Fontoura

    Professora Patríciaaaaaaa! Que bom que você me encontrou!!! Claro que eu lembroooo de você!!! Até parece que eu ia esquecer! Tenho até uma foto tua com o Romário no meu computador! Huahuahau! Lembra disso?! Adorei os seus blogs… vou virar freqüentadora assídua! Você tem orkut? Me passa o teu e-mail…O meu é: juju.fontour@gmail.com Você sabia que eu acabo de lançar um CD solo de MPB?! Ontem foi o show de lançamento lá no Teatro Paiol! O que você acha de colocarmos o papo em dia?! Huahauahu! Quero saber o que você anda fazendo! Um beijo enorme com saudades! :*

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!