Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 15 2008

Caminho de Santiago Aragonês: de Somport a Candanchú

Somport era o “summus portus” para os romanos, ou o porto de montanha mais alto entre o que era a Gália e a Hispania daqueles tempos. O ônibus que pegamos em Canfranc nos deixou em frente a um bar-restaurante, que é a parada perfeita para um café antes de começar a caminhada.

Da janela deste bar-restaurante se vê aonde começa o Caminho de Santiago, que está sinalizado como se vê na foto. Este pequeno marco indica que deste ponto até Santiago de Compostela são 858 Km de caminhada.
Caminho de Santiago Aragonês

O caminho começa com uma descida, e serão muitas mais até chegar a Canfranc Estación. A maioria dos guias de viagem sugerem como primeira etapa ir de Somport a Jaca, por duas razões: em Jaca há muita coisa para ver, e na cidade anterior à Jaca não há albergue. Mas como cada um faz seu caminho, a princípio pensávamos ir até Jaca, mas começamos a caminhar bem tarde (12:40) e decidimos parar em Castiello de Jaca. Assim, não se precupe, você sempre encontrará um lugar para dormir!
Caminho de Santiago Aragonês

Depois de Somport, vem Candanchú, uma estação de ski que já recebeu até o rei D. Juan Carlos. Ao chegar perto de Candanchú, encontramos à nossa esquerda os restos do antigo hospital de Santa Cristina, que foi um dos mais importantes albergues da Idade Média (aparece no video abaixo).

No próximo post seguiremos nesta primeira etapa, e na deliciosa Jacetania.

Fotos y videos: Turomaquia Factory 2008.
Imagem da etapa: Guia turística Jacetania.

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!