Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 02 2008

Bolsas de Estudo na Espanha – Becas MAEC-AECID

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento oferece bolsas de estudo para espanhóis e estrangeiros para cursos de pós-graduação.

Para os estrangeiros os cursos devem ser oferecidos por Universidades ou Instituições espanholas. As convocatórias para o próximo ano devem abrir nesta ou na próxima semana. A convocatória do ano passado abriu no dia 8 de dezembro e encerrou entre 8 e 14 de janeiro, dependendo do tipo de programa que a pessoa solicitava. Para os brasileiros é uma época complicada para preencher formulários e para conseguir cartas de recomendação, por isso o lance é acelerar e já ir atrás da documentação.

A inscrição é on-line. Você deve preencher um formulário e anexar teu curriculum em espanhol. Deve comprovar sua suficiência no idioma. O melhor é apresentar o diploma DELE de nivel intermediário ou avançado, mas se teu curriculum for mais que supimpa, quem sabe eles deixem passar diplomas de cursos de espanhol aonde figure teu aproveitamento escolar.

Eu solicitei esta beca. No formulário você devia colocar o nome do projeto que pretendia desenvolver no mestrado ou doutorado, e também:

  • a motivação do projeto (uma espécie de justificativa);
  • exposição técnico-profissional (são os objetivos do projeto, o geral e os específicos, e a metodologia);
  • a aplicação do projeto.

Além do formulário deve anexar o teu curriculum e duas cartas de recomedação de professores, personalidades ou profissionais do Brasil, que mantenham contigo uma relação relevante a nivel acadêmico ou profissional.

Você preenche o formulário e anexa os documentos e vêm a primeira triagem. Caso passe pelo primeiro filtro terá que entregar a seguinte documentação:

  • cópia do formulário on-line;
  • declaração que não reside na Espanha;
  • cópia do documento de identidade;
  • cópia do diploma e do histórico escolar;
  • curriculum vitae (posteriormente podem exigir toda a documentação para comprovação);
  • certidão de convalidação de diploma (caso seja necessário);
  • cópia de documento que comprove o conhecimento do idioma espanhol;
  • originais das duas cartas de recomendação anteriormente anexadas on-line;
  • uma fotografia tipo passaporte.

Depois de apresentar esta documentação eles realizam um segundo filtro. É muito legal passar pelo primeiro filtro, mas não te garante muito. Eu conheço algumas pessoas que passaram, mas não conseguiram a bolsa! Mas não tem como não ficar feliz, é uma alegria difícil de descrever quando você recebe o primeiro ok!

Quer saber o que conta mais nesta bolsa, vamos lá, dos 10 pontos que cada candidato pode obter:

  • 3 pontos: curriculum- no caso de doutorado a inclinação acadêmica é valorizada, ou seja, se já dá aula ou trabalha no meio acadêmico.
  • 3 pontos: interesse do projeto para as áreas definidas no Plano Diretor da Cooperação Espanhola para a tua região. Por isso dá uma olhada e tenta encaixar seu projeto no que a AECID está desenvolvendo dentro da tua região.
  • 2 pontos: capacidade de aplicação prática no país após a realização do curso.
  • 1 ponto: memória do projeto de estudos (objetivos e metodologia)
  • 1 ponto: cartas de recomendação, e no caso do doutorado o apoio da instituição na qual trabalha o candidato.

Sem querer ser estraga prazer, esta bolsa está pensada para pessoas que praticamente saíram da graduação para um mestrado ou doutorado, ou seja, gente jovem. Se você tem mais de 32/34 anos é meio complicado que te concedam, mas também não é impossível, eu conheço casos de pessoas com mais de trinta e tantos que conseguiram esta bolsa.

Esta bolsa é muito boa, primeiro porque é super reconhecida e já de imediato dá um up-grade no teu curriculum. Porque as bolsas além de aportarem um suporte financeiro, incrementam teu curriculum. A maioria das bolsas de pós doutorado ou mesmo de doutorado européias pontuam o fato que a pessoa já tenha sido bolsista! E segundo, porque o valor concedido permite viver bem dependendo da onde você vai estudar!

Esta bolsa de maneira geral dá 1.200€ mensais e ajuda com 2.000€ na matrícula do curso. A bolsa é concedida por um ano, mas pode ser renovada por mais um ano no caso de mestrado ou especialização, e por dois anos, para doutorado.

Também se concedem bolsas de três meses para professores de espanhol e tradutores realizarem um aperfeiçoamento na Espanha, esta é uma outra modalidade.

Quer saber quando abrem as inscrições para esta bolsa, fique ligado aqui no Turomaquia. Eu vou avisar!

Mais bolsas de estudo na Espanha, em próximos posts!

Destaque deste post:
Bolsas de estudo da AECID na Espanha
Documentos necessários para a solicitação de bolsas de estudo na Espanha
Como se avalia o candidato à uma bolsa de estudos

Leia também:
Bolsas de Estudo na Espanha – Fundação Carolina
Bolsas de Estudo na Espanha: preparando o curriculum para a solicitação
Custo de vida em Espanha
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 3
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 2
Estudar na Espanha: o idioma – Parte 1

Site Becas MAEC-AECID: http://www.becasmae.es/
Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: