Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 10 2009

Barcelona – uma introdução (bem) pessoal à cidade

Barcelona é uma mistura louca de Espanha com o resto do mundo. Uma cidade cosmopolita. Mas não a típica cidade que se espera encontrar quando se resolve conhecer o espírito espanhol.É como quando um estrangeiro chega a Curitiba, pretendendo ver tudo aquilo que sonha de Brasil. Um pouco frustrante, porque a cidade não obedece esta lógica da brasilidade, o mesmo acontece com Barcelona.

Por isso em uma primeira viagem à Espanha, acho meio estranho apenas incluir a capital catalã. O pessoal fala um castelhano com sotaque próprio, influência do segundo idioma oficial: o catalão. Que aos ouvidos brasileiros, soa como uma mistura de francês, italiano e até de português. Não é muito fácil encontrar um bar com flamenco, e o ambiente é mais formal, até me arriscaria a dizer menos latino.

Cartazes em catalão

Aqui um parenteses. Apesar da Espanha ser um país relativamente pequeno, cada comunidade autônoma é um mundo à parte. Na Idade Média eram reinos separados, que historicamente foram se reunindo por tratados e guerras, mas que levaram consigo estas particularidades, que fazem com que viajar pelo país  pareça com uma viagem dentro da outra.

E é assim com Barcelona, a cidade que soube aproveitar como poucas as oportunidades de sediar uma Olímpiada. Até aquele momento, a cidade nem sequer era turística, e atualmente é uma das mais visitadas! Uma das poucas cidades, onde o escritório de informação turística funciona todos os dias, faça chuva ou faça sol, e sabe que mais? Realmente ajuda ao viajante. O maior deles está na cêntrica Praça de Catalunya, na parte debaixo, assim como o metrô. Lugar para reservar hotéis, espetáculos, passeios, e comprar souvenirs e livros sobre a cidade e Catalunha. Vale a visita!

Olha minha pinta saindo de um congresso em 2003. Ao fundo a Praça Catalunha.

A cidade em certos aspectos parece um pouco plastificada, sei lá, demasiado pensada como se não houvesse espaço para o acaso … Mas esta é uma opinião pessoal, e nem por isso deixo de ir a cidade sempre que posso. É uma cidade deliciosa, até porque também carrega muitas verdades, e uma delas é inegável – é a capital do modernismo espanhol. Lugar de um homem que revolucionou a forma de se “fazer” arquitetura. Que criou algo que mais parece um sonho de arquitetura. Que nos faz lembrar daqueles tempos quando sentávamos frente ao mar para construir castelos de areia, com formas arredondadas e tão parecidas a este mundo ôrganico e vivo que nos rodeia.No próximo post, a obra inacabada deste gênio!

Marca de jóias catalã

Nas Ramblas del Mar

 

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
fotos: turomaquia_2003_2008_2009

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Carol Wieser

    Tenho muita vontade de conhecer Barcelona. Acho que eu gosto de lugares que fogem um pouco dos parâmetros locais…Beijos

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Carol, você que trabalha com design vai enlouquecer na cidade!Beijos

    responder
  3. Alessandra Mosquera

    Barcelona é linda. Na minha opiniao, é a cidade mais bonita da Espanha. Apesar que, como você disse, nao é Espanha de jeito nenhum; é completamente diferente de tudo. É andar na rua e dar de cara com uma obra de arte. É uma cidade cheia de cores. Nao tem nada a ver com o resto, mesmo. Ah sim, a primeira vez que vim a Espanha foi em 2001 e eu comecei justo por Barcelona, hahaha, mas depois fiz outras cidades de trenzao, fui de norte a sul. Saudades daquela época. Amo Barcelona, apesar de tudo (nao sei porque, mas sempre que vou ali me acontece algo ruim).

    responder
  4. Patricia de Camargo

    De acordo em gênero e grau contigo, perfeita descrição.Ui xô e nada de coisas ruins!!!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹

Follow Me!