Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 26 2016

Bailarina reproduz obras de Degas

Dê o play e desfrute da trilha sonora perfeita para sua leitura 😉

landscape-1454956949-hbz-030116-welldegas-index

Os impressionistas estavam fascinados pelo movimento, algo tão característico da modernidade. Daí que temáticas como os trens, as massas de pessoas nas grandes cidades e os cavalos nas hípicas apareçam constantemente em suas obras. Mas Degas (1834-1917) além de todos estes temas, tinha uma obsessão especial pelo mundo da balé.

Realizou centenas de aquarelas, gravuras, desenhos, pastéis e esculturas que mostram os ensaios, as aulas intermináveis, os teatros e as protagonistas, aquelas meninas que viviam uma vida de muitos sacrifícios e que em sua maioria vinham de famílias pobres.

Acho que ele lhes devolveu a dignidade que muitas vezes lhes era tirada, tal qual fez Velázquez com sua série de anões. Porque o ambiente que estavam imersas estas meninas não era o melhor, inclusive com cenas de prostituição de menores entre bastidores.

Mas com a devida distância, nosso olhar é de ternura. Degas trabalha com cores pastéis, dá ainda mais leveza aos passos, capta cenas íntimas que delatam esgotamento físico. Sob esta perspectiva, Misty Copeland dentro de um projeto lindo, o NYC Dance, reproduz conjuntamente com Ken Browar e Deborah Ory, algumas dessas obras do artista impressionista.

Misty Copeland é a primeira bailarina negra a ganhar o posto de principal no American Ballet Theatre. No seu livro “Life in Motion (English Edition)”, ela se refere a si mesma como a “bailarina improvável”, sua história é inspiradora! (Assista o segundo vídeo!). No trailer do filme que conta sua trajetória, Misty explica sua paixão: “No ballet encontrei a minha voz”.

O resultado é uma releitura de obras criadas entre o final do século 19 e comecinho do século 20, que apareceram na Revista Bazaar de fevereiro deste ano (2016).
1455116915-hbz-2-misty
gallery-1455117039-hbz-4-misty
gallery-1455116967-hbz-3-misty
gallery-1455116868-hbz-1-misty


Não deixe de visitar o site dos artistas Ken Browar e Deborah Ory, as fotos são incríveis! Também vale a pena ler a entrevista de Misty Copeland na Bazaar, clicando aqui.
NYCDP_CharlotteLandreau_0233-Blog

Imagens: Harpers Bazaar e NYCDance Project

1 Comentário

  1. Monica

    Maravilhoso! Obrigada por compartilhar. Bjs

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Entramos? Misturas impossíveis que o Porto faz prá você.

Uma semana incrível para vocês. Eu já coloquei um incenso prá queimar. Prá ver se os nós se desfazem esta semana. 
Depois de uma noite louca entre pesadelos de época kkkkkk tô necessitada de um cheiro bom 😉

#porto #portugal🇵🇹 #mix #bares #beautifulcity
  • Gran Canaria também sofre com a onda de calor. Ontem subimos a San Mateo e o termômetro marcava 38 graus 😨 Nesta cidade acontece sábado o dia todo e no domingo até às 14 horas um mercado agrícola genial 👁‍🗨
.
#sanmateo #canaryislands #grancanaria #market #verão #happiness😊 #happymoments❤
  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip

Follow Me!