Andando de trem na Itália e o perrengue no trem Pisa – Florença
Dormimos em Pisa, curtimos um pouco a cidade e perto das 12:00 horas fomos para a estação de trem que fica a uns 15 minutos caminhando desde a famosa torre. Compramos nossos bilhetes para Florença na máquina, porque a fila para o atendente estava gigantesca. Paguei com cartão de crédito, sem problemas. O que acontece é que o trem já estava na paltaforma. Foi um Deus nos acuda, foi o tempo de largar as coisas na poltrona e o trem sair.
Depois do momento adrenalina, peguei os bilhetes para ver o horário da chegada. Quando vejo que era necessário carimbá-los nas máquinas da dita estação. Ou seja, só assim você tinha um bilhete válido em mãos! Caso contrário, multa de 50€. Ou a sorte, que o fiscal não passe pelo vagão …
Na segunda ou terceira parada do trem, desço. A maldita máquina não funcionava, mas o pior ainda estava por vir. O trem começa a andar, eu literalmente pulo e a porta fecha neste exato minuto, então fico meio para fora e meio para dentro. Uso toda minha força, e consigo entrar. Enquanto isso no trem, todo mundo estava me olhando. Eu recolho o orgulho que restava, e saio meio rindo em direção ao meu vagão.
No caminho já começo a sentir a dor do impacto, fora uns “hematominhas” e a cena ridícula que protagonizei, tudo saiu bem. Eu e o Tom começamos a riri nervosamente pensando que eu havia descido sem dinheiro, sem nada, só com os bilhetes. E ele sem bilhetes no trem e com a bagagem. Eu sei, erro básico!
Quando o fiscal se aproximou, contei a história com meu italiano de principiante. Ele carimbou sem problemas. Mas imagina se fosse um funcionário destes de mal com o mundo?!
Por isso já sabe, andando de trem nunca esqueça de validar teu bilhete antes de embarcar! Ou pode ser que você tenha de dar uma de mulher-aranha e grudar no trem antes que ele te largue no meio do nada!
Informação prática:
Para saber os horários e preços dos trens na Itália, é só visitar o site: http://trenitalia.it/
Só não esqueça que deve colocar o nome em italiano das cidades. Por exemplo, Firenze no lugar de Florença. Também é possível comprar através deste site.
fotos: turomaquia_2010